Você sabia que escolher o piso infantil certo para cada ambiente é essencial para garantir o conforto e a segurança das crianças?
Brincar, pular, deitar e rolar fazem parte da infância e do aprendizado das crianças. Durante esta fase da vida é que desenvolvem coordenação motora e reflexos. E é através das brincadeiras que se conectam mais profundamente com o ambiente no qual estão inseridas.
Por isso, estejam onde estiverem, é muito importante associar segurança a todas as atividades dos pequenos e considerar este quesito durante o planejamento dos ambientes.
Um dos principais aspectos a verificar para esse propósito é o piso. Cada área da casa ou escola tem suas particularidades. Por isso, demanda um tipo diferente de revestimento para que as crianças se divirtam em total tranquilidade e livre de possíveis acidentes.
Nesse blog post, você vai conhecer os mais famosos tipos de piso infantil e vai descobrir qual deve ser usado em cada ocasião.
Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.
Boa leitura!
É impossível pensar em segurança nas áreas recreativas sem levar em conta o piso que será instalado no local. Esta é uma parte do projeto que precisa ser pensada com muito carinho e atenção. Afinal, sabemos que a criançada adora andar descalça, pular dos brinquedos, rolar e brincar pelo chão.
São pisos que permitem aos alunos das escolas ou creches interagirem, se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo. Tudo isso evitando incidentes desagradáveis, desde arranhões, ralados, até situações mais graves, como quedas ou fraturas.
O mercado hoje oferece uma boa variedade de pisos que se adequam aos mais diferentes tipos de ambiente. O que coloca o conforto e a segurança dos pequenos como prioridade.
A seguir, confira 4 tipos de piso infantil mais comuns e como podem ajudar a garantir a segurança das crianças.
Leia também: Emborrachados para piso: 7 fatos que você não sabia
Como você pôde verificar no tópico acima, cada um dos pisos que podem ser usados em áreas infantis trazem diferentes características.
Porém, quando a ideia é usar o piso para áreas de recreação, os emborrachados são os mais indicados por oferecerem a mais alta capacidade de amortecimento do impacto. Consequentemente, trazem mais segurança aos pequenos no caso de quedas, tão comuns nesta idade.
Você pode, a princípio, achar que um piso desses não é tão necessário, mas as estatísticas provam que este é um ponto bastante sensível e que deve ser levado em conta pelos gestores das escolas e creches.
Segundo o INMETRO, em um período de 15 anos, foram registradas mais de 6 mil crianças internadas no sistema público depois de sofrer um acidente em um playground.
Para o órgão, as principais causas desses acidentes com crianças são a falta de manutenção e supervisão nas áreas de recreação. Sendo 48% dos acidentes oriundos de quedas dos brinquedos, e 25% dos acidentes com o movimento de um brinquedo.
Por se tratar de um assunto tão sério, as comissões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), voltadas para a prevenção de acidentes em playgrounds, se reúnem e discutem constantemente para que os espaços recreativos apresentem a melhor solução possível no que tange à segurança.
Na hora de escolher a marca do piso para sua área de recreação, dê preferência às marcas que entendem a fundo as normas técnicas de segurança.
A Barcelona, por exemplo, participou do desenvolvimento da norma NBR16071, da ABNT, que estabelece os critérios para segurança em playgrounds. Assim, desenvolveu um produto de primeira linha para o piso infantil em áreas externas.
Suas placas emborrachadas são ecológicas, feitas a partir da compactação de raspas de pneus usados e em diversas espessuras para atender diferentes orçamentos e necessidades.
Mas as vantagens do piso emborrachado Barcelona não se limitam apenas à segurança das crianças. Além disso, elas:
Conheça agora a linha de pisos Barcelona Play que oferecem todos esses benefícios e muito mais!
E, se você quiser saber mais sobre orientações sobre segurança nos playgrounds, não deixe de baixar o nosso guia!
Deixe um comentário!
1 Comentário