piso para playground externo

Saiba como escolher o melhor piso para playground externo

 

Quando o playground fica ao ar livre, a criançada parece ter ainda mais energia e liberdade para brincar, conversar e enfim…se divertir! No entanto, como ficam na área externa, os elementos do playground devem ser próprios para que não estraguem rapidamente. Você sabe como escolher o melhor piso para playground externo?

Permeabilidade

O primeiro fator a ser levado em consideração é a permeabilidade do material. Se o piso para playground externo não for permeável, a água da chuva pode se acumular sobre a superfície. O resultado é um piso molhado ou até mesmo com a formação de poças d’água.

“Mas o que a água tem de tão impróprio para um playground?”, muitos se perguntam. A resposta é que a superfície molhada e as poças aumentam os riscos de deslizes, quedas e escorregões. Ou seja, as chances dos pequenos se machucarem são muito maiores quando comparado a uma superfície seca.

Outra preocupação são os fatores biológicos que a umidade oferece. A proliferação de fungos e bactérias causadores de micoses, frieiras, infecções e alergias, é apenas algumas delas. Por isso, as superfícies úmidas devem ser evitadas ao máximo – sobretudo em locais que recebem várias crianças todos os dias. 

Mais que umidade, um piso para playground externo impermeável também favorece o surgimento de poças d’água. Ou seja, o playground se torna um grande criadouro de larvas do Aedes aegypti, o famoso mosquito da dengue. Lembrando que doenças como a Zica e a Chikungunya também estão relacionadas à água parada.

Resistência a intempéries

Uma coisa é o piso para playground externo ser permeável. Outra coisa é ele ser resistente à ação da chuva, garantindo segurança e durabilidade, mesmo com a umidade frequente. Por isso, é importante contar com um piso de borracha que foi submetido a testes do gênero e certificado no quesito “resistência ao tempo”.

Outro fator essencial é a resposta do material do piso à ação dos raios solares, grandes diferenças de temperatura e outras condições climáticas. A estrutura do piso para playground externo não deve sofrer alterações significativas quando submetida a esses fatores. Afinal, qualquer mudança nesse sentido pode representar um maior risco à saúde e à segurança da criançada.

Instalação direta no solo

Muitas empresas oferecem uma instalação mais superficial do piso para playground externo. Outras, permitem apenas a instalação do mesmo diretamente no concreto ou asfalto, o que nem sempre é a melhor alternativa. O piso para playground externo deve oferecer boa fixação ao solo, garantindo assim permeabilidade, aderência e , consequentemente, mais segurança para os pequenos. 

O piso emborrachado da linha Barcelona Play é instalado no solo após camadas de brita, pó de pedra, estrado exclusivo e pedrisco. Assim, prepara uma base de sustentação para suportar as possíveis cargas que o piso para playground externo receberá, além de garantir a permeabilidade natural do solo.

Ou seja, é uma excelente opção de piso para playground externo tanto para a criançada quanto para o meio ambiente!

Procura um piso para playground externo de qualidade para seu projeto? Entre em contato conosco e faça já um orçamento!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente