Limpeza pisos de borracha

Limpeza dos pisos de borracha e manutenção: como fazer

Você sabia que a durabilidade do seu piso de borracha também depende de uma boa manutenção?

Que os pisos de borracha representam uma opção inteligente e segura para parques, academias, jardins, escolas e playgrounds de prédios, você já sabe.

Suas propriedades antiderrapantes garantem a segurança das crianças. E, no caso da superfície de borracha Barcelona, ainda proporcionam altíssimo poder de absorção do impacto em caso de quedas.

Embora um de seus diferenciais seja também a alta durabilidade do material, são recomendados alguns cuidados importantes. Eles farão toda a diferença para manter o bom estado do seu piso de borracha.  

Com a devida manutenção e limpeza os pisos de borracha têm sua vida útil prolongada, e é sobre este assunto que vamos falar neste post.

Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final da página.

Boa leitura!

Limpeza de pisos de borracha

Ter em seu estabelecimento um piso de borracha 100% adequado às necessidades do local significa estar de acordo com as normas de segurança da ABNT e também prevenir-se de acidentes.

Entretanto, a boa manutenção do seu piso é primordial para que a beleza e outras características sejam mantidas por muito mais tempo. Por manutenção, entende-se também fazer a limpeza correta e recomendada pelos fabricantes conforme abaixo:

  • Limpeza de pisos de borracha em área interna: para remoção da poeira em geral, recomenda-se para áreas internas regularmente o uso de aspirador de pó e um pano molhado com sabão neutro e água. No caso de sujeiras mais pontuais, é indicado que se use uma pequena escova de cerdas macias para esfregar o local com água e sabão neutro mais concentrado.
  • Limpeza de pisos de borracha em áreas externas: pode ser feito o mesmo procedimento com sabão neutro e escova ou vassoura de cerdas macias. É importante também que se use um soprador ou aspirador para retirar folhas e poeiras. Ou usar um pressurizador de água com bico aberto em “v”.
  • Limpeza de pisos de borracha com manchas: no caso de manchas mais resistentes, uma dica do fabricante é usar um pequeno recorte do próprio piso (que você pode obter durante a instalação) para esfregar a área afetada. A fricção vai produzir o efeito de uma borracha, apagando a mancha.

Especialmente nas áreas externas, o piso pode perder a coloração com o decorrer dos anos devido à exposição ao sol. Porém, a revitalização da cor pode ser feita com uma tinta que seja bicomponente flexível, bem fina, de baixa viscosidade especial, e com textura similar à de uma tinta acrílica bem diluída.

Recomendamos a Martinta, produzida pela marca Marcobi, que acompanha a superfície do piso sem preencher as suas porosidades. O que garante a rugosidade que faz dele uma superfície antiderrapante.

Lembramos que a limpeza frequente é essencial para prevenir danos precoces ao seu piso de borracha. Evite deixar muita poeira acumulada, sujeira de animais ou ficar meses sem uma limpeza periódica.

Atenção: a limpeza deve ser feita unicamente com os produtos indicados pelo fabricante. Produtos com cloro ativo que tragam ácidos em sua composição fazem manchas e danificam o produto.

Portanto, fique atento ao uso destes produtos também em áreas próximas ao piso emborrachado. Em casos de chuva, há o risco de que se espalhem, causando problemas às placas de borracha.

Manutenção dos pisos de borracha

Compostas por uma borracha conhecida popularmente por SBR, proveniente de pneus reciclados, as superfícies de borracha Barcelona são feitas de um material maleável e resistente à ação das condições climáticas.

No entanto, elas têm como característica a dilatação e contração de acordo com o clima. Em um dia quente, por exemplo, você verá que as placas ficarão mais “estufadas”. Enquanto que em dias mais frios elas poderão apresentar um encolhimento.

Este processo acontece naturalmente – porém, ao longo da sua vida útil, o piso tende a retrair mais do que dilatar.

Caso o piso não seja instalado de maneira correta, esse processo de contração e dilatação pode acabar criando pequenas frestas entre os pisos.

Por isso, o momento da instalação fará total diferença na qualidade do resultado final: para evitar que se criem estas frestas, cada placa deverá ser instalada bem apertada com alguma interferência – caso contrário, os grandes espaçamentos podem causar tropeçamento.

Desta maneira, o piso ganha mais maleabilidade para absorver a pressão de uma placa sobre a outra. Quando dilatarem, e quando as placas encolherem, a diferença não será notada.

Outra boa estratégia é colar o piso entre as placas ou ao chão. De maneira que as placas não se desloquem com os movimentos naturais de dilatação e encolhimento. A fixação por pinos, de fácil instalação, não permite que o piso se movimente e arraste as placas indevidamente.

Atenção ao fabricante!

Os pisos podem abrir pequenas frestas e isso acontece com todos os produtos fabricados com este material em qualquer lugar do mundo. Porém, isso não afeta sua principal característica: a segurança.

Há, porém, casos em que a troca pontual das placas emborrachadas se torna inevitável. Nestes casos, uma das vantagens dos pisos Barcelona é a possibilidade de trocar uma placa danificada por outra.

Por isso, recomendamos sempre que se tenha placas a mais guardadas. Caso seja necessária uma possível reinstalação ou reposicionamento do bloco.

A periodicidade da manutenção vai depender das condições climáticas do local e da intensidade do uso, podendo variar entre 2 a 5 anos. Lembrando que problemas decorrentes do encolhimento natural só são mais comuns após 3 ou 4 anos de uso.

Caso surjam sinais de encolhimento do piso muito expressivos em pouco tempo de uso, como um levantamento com laterais deformadas ou estufadas, é provável que você tenha adquirido um piso de baixa qualidade.

Escolhendo a Barcelona Superfícies, porém, você estará sempre bem assessorado pelas nossas equipes, que contam com os melhores materiais. Assim, garantimos um uso prolongado do seu piso emborrachado sem grandes problemas durante muito tempo!

Quer saber mais?

Confira mais detalhes sobre a instalação, normas para um playground mais seguro, e fique informado com os nossos materiais. Se preferir, entre em contato com nosso atendimento!

resumo pisos de borracha

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente