Piso de borracha para playground: segurança em primeiro lugar

Você sabia que um piso de borracha para playground possui muita tecnologia?

Contar com o piso de borracha para playground é vital para ter um ambiente seguro e prático para as crianças. Essa superfície, para chegar ao chão dos parquinhos, passou por um processo de fabricação de qualidade e claro, muitos testes exigentes.

Por isso, todos os pisos de borracha da Barcelona Superfícies estão em conformidade com as normas da ABNT. Isso garante uma tranquilidade para quem está equipando o playground.

Leia esse outro guia completo sobre parquinho infantil e saiba o que deve e não deve ser feito.

Para conseguir essa aprovação, a Barcelona incorporou tecnologia com diversas inovações e cuidados durante a fabricação dos pisos de borracha para playground. Caso você ainda não conheça esse produto, ele é o mais recomendado para parquinhos, pois traz muitas vantagens como:

  • Grande absorção de impacto;
  • Alta durabilidade;
  • Fácil instalação e complementação (por módulos);
  • Antiderrapante (superfície rugosa que dá tração);
  • Drenagem do piso;
  • Baixa flamabilidade (dificuldade com que o material pega fogo);
  • Facilidade de limpeza (diferente de outros materiais como areia e grama);
  • Design passíveis de personalização, lúdicas e educativas.

Neste texto, você verá diversos detalhes que fazem a diferença nos pisos da Barcelona Superfícies.  

Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final dessa página!

Como os pisos são fabricados

processo de fabricação

O processo de fabricação é ambientalmente limpo, pois utiliza da reciclagem.

As placas de borracha para piso infantil são produzidas a partir de raspas de pneus usados. Trata-se de uma borracha proveniente da raspagem do pneu velho, a estrutura do pneu gasto é reaproveitada com a instalação de uma banda nova de borracha.

Essas raspas do pneu se entrelaçam, formando um liga poderosa: resistente à abrasão e com alta durabilidade.

Além disso, os pisos também contam com uma resina especial.Ela é responsável pela aglomeração da borracha e preenchimento dos espaços criados entre essas partículas.

Outros tipos de piso são feitos com grânulos de borracha ao invés da raspa. Eles são provenientes da trituração total do pneu, outro processo de reciclagem. As grandes diferenças entre a raspa e o grânulo são:

  • a raspa costuma ser mais cara, por ser mais difícil de ser adquirida, mas ela se entrelaça e linca melhor, aumentando a resistência à abrasão;
  • a raspa deixa a superfície menos áspera, não agredindo a pele em caso de quedas;
  • os grânulos, por sua vez, permitem a passagem de água entre as partículas, garantindo a permeabilidade total da placa;
  • a raspa só permite permeabilidade na conexão entre as placas.

Qual a tecnologia usada no piso de borracha para playground?

pisos da Barcelona Superfícies

Os pisos da Barcelona Superfícies se destacam tecnologicamente por 3 fatores.

Existem diversas opções de piso para playgrounds, mas nenhuma é tão recomendada como o piso de borracha, justamente porque ele possui mais tecnologia e segurança para as crianças. Veja os 3 pontos que diferenciam esse produto:

Formato e modelo do piso

O desenho das placas foi projetado para absorver o máximo de impacto possível. Esse design foi importado da Itália e conta com um sistema de amortecimento específico para playground em formato de gomos.

O seu espaçamento, design e altura foram especificamente formatados para essa função: proteger as crianças em caso de queda, absorvendo impacto.

Composição do material

É a composição do material que garante a alta durabilidade, uma das características mais importantes do produto. O amortecimento continua o mesmo por pelo menos 10 anos.

Isso só é possível porque o piso emborrachado não endurece ao longo do tempo como outros materiais. Além disso, devido aos materiais usados, o piso também não perde a característica antiderrapante que evita quedas em caso de piso molhado.

Os materiais utilizados também são responsáveis por três fatores muito importantes para a manutenção da segurança no parquinho:

  • Baixa flamabilidade (dificuldade para incendiar);
  • Antiderrapante (superfície rugosa que evita deslizes);
  • Drenagem da água (os módulos são feitos para evitar o empoçamento, evitando acidentes com o piso molhado).

Assim, conheça a linha de pisos Barcelona Play que oferecem todos esses benefícios e muito mais.

Então, não importa a condição do tempo ou do parquinho, o piso emborrachado para playground está pronto para lidar com diversas situações e ainda garantir a tranquilidade dos pais e das crianças.

Processo de fabricação

Não adianta ter um modelo de piso e materiais de qualidade se o processo não for preciso e cuidadoso. Afinal, a densidade e resistência à abrasão são obtidas justamente pelo processo fabril de grande qualidade. Nesse processo, diversos aspectos técnicos são levados em consideração, como temperatura, pressão e tempo de cura.

Como garantimos a máxima segurança e a conformidade com a ABNT

pisos seguros

Os pisos são constantemente testados para garantir uma entrega segundo as normas da ABNT.

Os estudos e testes para pisos de borracha procuram entender qual é o limite recomendável de queda e qual é o limite crítico que pode gerar acidentes fatais.

Para isso, esses estudos utilizaram dos dados da indústria  automobilística. Primeira área do mercado a realmente entender a relação entre a gravidade das lesões e o impacto, a aceleração e a força das batidas.

Então, com base nos dados conhecidos de impacto, aceleração e força, do começo da indústria automobilística, foram feitas as adaptações nas fórmulas para atender os limites aplicados em uma área de recreação. O  teste também é realizado com um projétil de dimensões específicas que simula a cabeça de uma criança (a parte mais crítica do corpo).

Assim, foi possível entender e obter a densidade perfeita para proteger em caso de quedas críticas.

Esse tipo de teste é feito em nove pontos diferentes, três vezes em cada um dos pontos da placa e em seus encaixes, para garantir que a absorção de impacto é mesma em todos os pontos do piso.

Conclusão – Instalar o piso de borracha é a opção mais segura

quedas em parquinho

As crianças, uma hora ou outra, vão sofrer quedas em ambientes com brinquedos altos e espaço para correr.

Como coibir as brincadeiras não é bom para o desenvolvimento delas, a saída viável é instalar o piso de borracha para playground, e assim garantir uma superfície muito mais macia, limpa e segura do que outras opções como:

  • Concreto;
  • Grama;
  • Cascalho;
  • Areia;
  • Piso plástico;
  • EVA;
  • Entre outros.

Essas são opções inadequadas, pouco práticas, com muita manutenção. A economia que eles geram a curto prazo não vale a pena.

Veja esses outros textos do nosso blog:

Então, é nossa responsabilidade prover um ambiente seguro e tranquilo para que todas as brincadeiras ocorram sem acidentes sérios. O preço desse tipo de piso é um pouco mais elevado. No entanto, esse é um fator que não deve ser priorizado acima da segurança das crianças.

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário logo abaixo com sugestões ou elogios!

Obrigada por ler até aqui!

resumo pisos de borracha

Deixe um comentário!

1 Comentário

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR