Emborrachados para piso: 7 fatos que você não sabia

Sabia que os emborrachados para piso são cada dia mais comuns em playgrounds, escolas e espaços de festas? Nesse post, leia 7 fatos interessantes sobre esses pisos super versáteis!

Você sabia que…

#1 Os pisos feitos de pneu são mais resistentes

Além de ecológicos, os pisos feitos de pneu ainda apresentam um melhor desempenho no que tange a durabilidade, pois são mais resistentes se comparados a grama sintética, EVA ou até mesmo pisos de outros tipos de borracha. A tecnologia foi especialmente desenvolvida para atender às normas de segurança, cada vez mais rígidas na prevenção de acidentes.

O produto garante um espaço muito mais tranquilo para qualquer tipo de ginástica ou atividades livres das crianças. No caso da Barcelona, a produção é feita a partir da compactação de raspas do pneu, as placas foram desenvolvidas em diversas espessuras, para atender diferentes orçamentos e necessidades.

#2 Os emborrachados para piso atendem às normas técnicas

As comissões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para a prevenção de acidentes em playgrounds, se reúnem e discutem constantemente para que os espaços recreativos apresentem o melhor possível no que tange a segurança. A mídia e os avanços tecnológicos também interferem nesse processo.

Os pisos com alta capacidade de amortecimento de impacto e antiderrapantes foram uma das inovações que entraram nas especificações de escolas e creches, evitando escorregões, quedas e outros danos.

A última versão da norma NBR16071 está válida desde 15/07/2012, sendo as normas de segurança europeias EN1176 e EN1177 utilizadas como base de sua atualização.

A norma foi separada em sete partes:

1.Terminologia

2. Requisitos de segurança em equipamentos de playgrounds

3. Requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto

4. Métodos de ensaio

5. Projeto da área de lazer

6. Instalação

7. Inspeção manutenção e utilização

#3 Projetar a área de lazer é tarefa especializada

Verificar a drenagem, o espaço livre que haverá no entorno de cada instalação, as alturas de queda, o material das contenções, decoração e brinquedos é uma tarefa difícil para quem nunca teve essa experiência. Nós formulamos um Guia para um Playground mais Seguro para ajudar nos quesitos técnicos para  criação desses projetos, e também auxiliamos nossos clientes nessa empreitada. Algumas dicas que estão nesse material são:

– Equipamentos estáticos com altura de queda de até 600mm devem ter área livre de 1,5m, e equipamentos com altura maior que 600mm devem ter área livre de 2,5m.

– Os equipamentos podem estar faceados para paredes, desde que não haja atividades nesta face, como escorregadores, escaladores, etc.

– Área livre entre um equipamento e um balanço: 2,5m do fim do equipamento estático e o começo do assento do balanço.

#4 É preciso conhecer sobre a manutenção

Esses emborrachados para piso costumam ser bem duráveis: dez anos em média. Para isso acontecer, é preciso, como em qualquer outra superfície, de limpeza adequada, para a sujeira não impregnar no piso, não modificar a estrutura e endurecer o material, que assim acabaria perdendo a capacidade de amortecimento de impacto nas quedas.

Mas, diferente de areia ou brita, que se espalham e pedem reposição, além de poderem gerar micoses e outros problemas, os pisos emborrachados são muito mais higiênicos. Só é necessário aspirar bem e lavar com sabão neutro e água..

Não se deve usar cloro, escovas e esponjas de cerdas duras, solventes e nem derivados do petróleo, que podem danificar o piso.

#5 O piso pode ser revitalizado

A exposição ao sol, depois de alguns anos, vai retirando a cor do piso. Mas isso pode ser resolvido através de uma pintura com tinta biocomponente. Ele é composto por:

1.Tinta Martinta: à base de resinas especiais, pigmentos orgânicos e inorgânicos, aditivos e solventes.

2.Catalisador alifático (10%): tem a finalidade de promover uma secagem mais rápida além de aumentar a dureza e a resistência da tinta.

#6 O custo inicial compensa

Por conta do alto custo de produção do produto, cuja matéria-prima é dolarizada, o investimento inicial em emborrachados para piso é maior do que outros tipos de pisos disponíveis no mercado. Porém, estudos demonstraram que esse custo compensa a longo prazo. Ele demanda menos manutenção, reposição e atende melhor às determinações técnicas.

#7 O aspecto visual é inovador

Esses pisos são frutos do avanço da tecnologia. E possuem boa variedade de cores para as diferentes aplicações à que se propõem. Há linhas para jardim, playground e outros espaços… No caso de plays, por exemplo, há opções com desenhos e números para estimular as brincadeiras e a interação com o solo.

É possível também projetar a partir do piso a divisão dos espaços, brinquedos, aparelhos de academia… E assim criar um design inovador e criativo.

Aproveite este resumão que fizemos para entender melhor sobre nossos pisos!

resumo pisos de borracha

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente