piso infantil

Piso infantil: saiba qual o ideal para cada situação

Você sabia que escolher o piso infantil certo para cada ambiente é essencial para garantir o conforto e a segurança das crianças?

Brincar, pular, deitar e rolar fazem parte da infância e do aprendizado das crianças. Durante esta fase da vida é que desenvolvem coordenação motora e reflexos. E é através das brincadeiras que se conectam mais profundamente com o ambiente no qual estão inseridas.

Por isso, estejam onde estiverem, é muito importante associar segurança a todas as atividades dos pequenos e considerar este quesito durante o planejamento dos ambientes.

Um dos principais aspectos a verificar para esse propósito é o piso. Cada área da casa ou escola tem suas particularidades. Por isso, demanda um tipo diferente de revestimento para que as crianças se divirtam em total tranquilidade e livre de possíveis acidentes.

Nesse blog post, você vai conhecer os mais famosos tipos de piso infantil e vai descobrir qual deve ser usado em cada ocasião.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.

Boa leitura!

Os tipos de piso infantil

É impossível pensar em segurança nas áreas recreativas sem levar em conta o piso que será instalado no local. Esta é uma parte do projeto que precisa ser pensada com muito carinho e atenção. Afinal, sabemos que a criançada adora andar descalça, pular dos brinquedos, rolar e brincar pelo chão.

São pisos que permitem aos alunos das escolas ou creches  interagirem, se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo. Tudo isso evitando incidentes desagradáveis, desde arranhões, ralados, até situações mais graves, como quedas ou fraturas.

O mercado hoje oferece uma boa variedade de pisos que se adequam aos mais diferentes tipos de ambiente. O que coloca o conforto e a segurança dos pequenos como prioridade.

A seguir, confira 4 tipos de piso infantil mais comuns e como podem ajudar a garantir a segurança das crianças.

  • Piso em EVA: É o mais indicado para as áreas internas da creche, onde ficam os bebês. Nas primeiras fases da infância, eles começam a engatinhar, interagindo e aprendendo com o ambiente ao seu redor. Essa atividade é importante para o seu crescimento e desenvolvimento saudável, já que ajuda no alinhamento da coluna e no fortalecimentos dos músculos. Neste contexto, o piso em EVA se apresenta como uma solução prática, confortável, eficiente e super decorativa para este espaço dos alunos. Ele torna o local seguro e propício para o desenvolvimento neuromotor dos pequenos. Ele ainda traz opções coloridas, que chamam a atenção dos bebês e os estimulam visualmente.

 

  • Piso vinílico: Encontra-se no topo da lista entre os modelos mais indicados para o quarto dos pequenos. E não é por acaso: sua instalação é muito fácil e prática. Pode ser colocado no sistema de cola ou click, encaixando-se as peças. Ele estimula o desenvolvimento e brincadeira com os desenhos no piso e pode, inclusive, até ser combinado com o EVA. Resistente, o piso vinílico ajuda a manter o local com temperaturas agradáveis já que é feito de PVC. É também confortável, antialérgico e fácil de limpar.

 

  • Piso laminado: Este tipo de piso é ideal para quem tem alergia a pó, pois não acumula sujeira. Ele também alia beleza e resistência, e é durável. Este modelo também tem sua instalação por click ou cola. Para limpar, é recomendado que se utilize pano úmido, vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó. Objetos pontiagudos ou abrasivos podem danificar o produto.

 

  • Piso de borracha: Ideal para áreas externas ou de recreação, que envolve brincadeiras, atividades escolares e brinquedos com mais altura. Além de ecológicos, os pisos emborrachados feitos de pneu apresentam um melhor desempenho no que se refere à alta capacidade de amortecimento de impacto e à  durabilidade. Iso porque são mais resistentes se comparados a grama sintética, EVA ou até mesmo pisos de outros tipos de borracha.

Leia também: Emborrachados para piso: 7 fatos que você não sabia

Qual o melhor piso para o meu playground?

Como você pôde verificar no tópico acima, cada um dos pisos que podem ser usados em áreas infantis trazem diferentes características.

Porém, quando a ideia é usar o piso para áreas de recreação, os emborrachados são os mais indicados por oferecerem a mais alta capacidade de amortecimento do impacto. Consequentemente, trazem mais segurança aos pequenos no caso de quedas, tão comuns nesta idade.

Você pode, a princípio, achar que um piso desses não é tão necessário, mas as estatísticas provam que este é um ponto bastante sensível e que deve ser levado em conta pelos gestores das escolas e creches.

Segundo o INMETRO, em um período de 15 anos, foram registradas mais de 6 mil crianças internadas no sistema público depois de sofrer um acidente em um playground.

Para o órgão, as principais causas desses acidentes com crianças são a falta de manutenção e supervisão nas áreas de recreação. Sendo 48% dos acidentes oriundos de quedas dos brinquedos, e 25% dos acidentes com o movimento de um brinquedo.

Por se tratar de um assunto tão sério, as comissões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), voltadas para a prevenção de acidentes em playgrounds, se reúnem e discutem constantemente para que os espaços recreativos apresentem a melhor solução possível no que tange à segurança.

Conclusão

Na hora de escolher a marca do piso para sua área de recreação, dê preferência às marcas que entendem a fundo as normas técnicas de segurança.

A Barcelona, por exemplo, participou do desenvolvimento da norma NBR16071, da ABNT, que estabelece os critérios para segurança em playgrounds. Assim, desenvolveu um produto de primeira linha para o piso infantil em áreas externas.

Suas placas emborrachadas são ecológicas, feitas a partir da compactação de raspas de pneus usados e em diversas espessuras para atender diferentes orçamentos e necessidades.

Mas as vantagens do piso emborrachado Barcelona não se limitam apenas à segurança das crianças. Além disso, elas:

  • São resistentes, de fácil limpeza e manutenção
  • São antiderrapantes, evitando escorregões
  • Têm baixa flamabilidade, ou seja, dificuldade para incendiar;
  • São antiderrapantes graças à superfície rugosa que evita deslizes;
  • Fazem drenagem da água, com módulos feitos para evitar o empoçamento, evitando acidentes com o piso molhado.

Conheça agora a linha de pisos Barcelona Play que oferecem todos esses benefícios e muito mais!

E, se você quiser saber mais sobre orientações sobre segurança nos playgrounds, não deixe de baixar o nosso guia!

resumo pisos de borracha

Deixe um comentário!

1 Comentário

    Comente