piso emborrachado para playground

Piso emborrachado para playground: 6 critérios para escolher o melhor!

Os pisos de borracha não são todos iguais. Embora pareçam ter pequenas diferenças, a disparidade de qualidade entre as opções de mercado pode ser muito grande.

Investir na qualidade do material ao início pode representar um custo-benefício muito maior a médio e longo prazo. A borracha utilizada, a resina, a tinta e a instalação, por exemplo, são fatores que fazem toda a diferença na hora de escolher o piso ideal.

Existem normas estabelecidas pela ABNT, que visam conferir maior segurança aos espaços de recreação. Leia neste post o que um bom piso emborrachado deve ter para atender as especificações.

Planejando o piso para play

A segurança do piso pode ser estabelecida através de sua capacidade de amortecimento de impacto. Esta verificação é realizada através de um teste que irá determinar o HIC  (head injury criterion ou critério de traumatismo craniano) e estabelecer a altura máxima de amortecimento de determinado modelo. Isso quer dizer que em uma eventual queda para a altura estabelecida no teste, o usuário não sofrerá  lesões graves. As especificações do piso (espessura, composição e densidade) ideais, atualmente vêm daí.

Então, buscar um fabricante que ofereça pisos certificados, testados em laboratório, em conformidade com a norma da ABNT, é essencial. Pois todos os pisos têm sua funcionalidade e aspectos positivos e negativos, o que precisa-se certificar é se as características do produto atendem a sua demanda.

O piso emborrachado, por exemplo, exige menos manutenção e é mais prático que a areia, mas a areia pode estar em uma parte do projeto, pois as crianças amam interagir com ela. Você pode mesclar os dois. Isso vai depender do tipo de prédio ou local onde o play está sendo montado. Qual o estilo? Perfil das famílias usuárias? Como é o entorno? Qual o valor delimitado para a construção? E o clima de sua região?

Quanto mais você puder pensar no aspecto recreativo e pedagógico desse lugar, mais funcional e incrível ele será, além, é claro, de ser seguro.

Questões Estruturais e Acústicas

Encontrar a especificação mais adequada, o melhor piso para play também reflete as necessidades estruturais e acústicas do local. É uma pracinha aberta? Ou está no vão entre prédios?

Tem boa drenagem e escoamento de água? É umido? É um local com corrente de ar? É em ambiente interno? Bem, só a partir dessa pré-definição é que será possível bater o martelo sobre qual é o melhor revestimento para o seu projeto. Nós, que fabricamos pisos emborrachados, primamos pela segurança, necessidade de redução dos ruídos e conforto. Como nas cidades há cada vez mais prédios que possuem diversas áreas de lazer, esses tipos de revestimentos são cada vez mais utilizados.

Minimizando os impactos

Um piso para play com uma espessura entre 40 e 50 mm, deve amortecer cerca de 60% dos impactos, considerando alturas de até 1,70m, de acordo com especialistas. Há uma lista de especificações técnicas que devem ser estudadas junto aos fabricantes, além das questões estéticas de desenhos, cores e layout

Quanto mais espessos os blocos, maior deve ser a absorção do impacto. As placas emborrachadas também costumam ser ecológicas (confira junto ao fornecedor). No caso dos pisos Barcelona, além da matéria-prima ser da recauchutagem de pneus, as placas são resistentes, antiderrapantes e os pigmentos utilizados são atóxicos. De fácil limpeza (exigem apenas água pressurizada e sabão)

Bons pisos de borracha tem durabilidade estimada em 10 anos e a manutenção deve ser realizada em torno de 4 anos depois da instalação. Muito menos trabalho que outras superfícies,  como é o caso da areia, em que as orientações são que a camada superficial deve ser retirada diariamente, ela deve ser bem afofada e mexida constantemente para evitar que o solo fique compactado, realizada limpeza semestralmente e troca anualmente.

São 6 os critérios principais que você deve levar em conta ao escolher o melhor piso emborrachado para playground:

1. Ser antiderrapante

A principal função do piso emborrachado para playground é garantir a segurança contra quedas das crianças. Contar com um piso que auxilia em casos de escorregões e tropeços pode salvar vidas e reduzir drasticamente as consequências das quedas.

Não é à toa que, há aproximadamente 30 anos, países desenvolvidos como os Estados Unidos e alguns europeus, definiram que superfícies feitas de asfalto, concreto e solo compactado eram inseguras para playgrounds. A partir de então, pisos com revestimento de borracha passaram a integrar a lista dos materiais mais indicados.

2. Absorver impacto de quedas

O piso deve amortecer a altura de queda máxima do equipamento de playground escolhido. A capacidade de absorção de impacto de um material é determinada por um teste utilizando um acelerômetro embutido a uma cabeça de ensaio. A cabeça de prova é posicionada a uma altura específica e são  simuladas quedas em nove pontos diferentes. As informações de aceleração e tempo são captadas pelo instrumento e utilizadas em um cálculo para determinar o HIC (Head Injury Criterial), mesmo critério utilizado na indústria automobilística e esportiva.

A norma da ABNT é imparcial e não determina que o piso utilizado deve ser o de borracha. Entretanto, a superfície deve amenizar a altura de queda máxima do playground e o piso de borracha costuma ter um maior desempenho e durabilidade.

3. Materiais de qualidade

Um grande diferencial do piso emborrachado para playground é ser um material com longa vida útil. Por suas características de fabricação, esta opção é mais duradoura que outros materiais. A borracha oriunda de pneus raspados – não triturados – e uma resina de qualidade são fundamentais para aumentar ainda mais a durabilidade dos pisos emborrachados.

4. Fácil manutenção

A manutenção do piso pode demandar muito tempo e atenção. Nesse sentido, optar pelos pisos de borracha é mais prático. Bons fornecedores podem inclusive prestar serviços de troca e reposição. Por isso, estude três pontos antes de fechar a compra: preço, qualidade e atendimento pós-compra. Coloque os três na balança para tomar a sua decisão, sempre ressaltando que a segurança das crianças vem em primeiro lugar.

5. Tinta atóxica

A pintura do piso emborrachado para playground deve ser feita com tinta atóxica, a fim de não causar danos à saúde. Em alguns casos o piso fica exposto às condições climáticas e não deve expelir resíduos prejudiciais à saúde. Então, não esqueça de questionar o fornecedor sobre esse fator.

6. Não danificar facilmente exposto à intempérie

Como a área do playground é normalmente externa, exposta à chuvas e outras condições climáticas é importante que o piso emborrachado seja bem resistente.Testes devem ser realizados para comprovar a durabilidade do produto.

Escolher o melhor piso para play no seu condomínio é imprescindível. Vou explicar o porquê. Uma comissão formada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), entidades oficiais, laboratórios de testes, fabricantes e fornecedores trabalhou nos últimos anos para a revisão das normas de segurança dos brinquedos de playgrounds.

Estes especialistas trabalharam duro para que a norma fosse atualizada, deste esforço resultou a NBR 16.071/2012, que diz respeito a vários quesitos de segurança para áreas de recreação, o que serve para fazer o possível em termos de prevenção de acidentes mais graves. Dentre as diretrizes estabelecidas, estão as recomendações quanto às superfícies a serem utilizadas. Nesse post, vamos dar algumas dicas para a escolha do melhor tipo de cobertura para o solo.

E então, já sabe qual é o melhor piso para o seu play?

 

O piso de borracha para playground da Barcelona Superfícies

Os revestimentos derivados da borracha reciclada de pneu são produzidos conforme a área solicitada, com possibilidade de adaptação das formas de acordo com os recortes do terreno.

O piso é drenante e amortece as inevitáveis quedas da criançada.

Quer saber mais sobre as especificações do nosso piso para play? Entre em contato.

Teremos o maior prazer de lhe passar mais informações.

Enquanto isso, indicamos o material abaixo, que explica resumidamente sobre nosso pisos!

Garantir a segurança é tarefa indispensável aos responsáveis pelas áreas de recreação nas escolas e condomínios. Portanto, deve-se estar atento às normas, equipamentos e materiais que envolvem este assunto para que tudo seja amplamente compreendido. Consulte nossos outros posts e veja outras dicas.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente