Como escolher os melhores brinquedos para playground?

Você já conhece nosso passo a passo de como montar um playground infantil? Neste post, comentei o que é necessário fazer para criar uma área segura e completa de diversão para as crianças. Como ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto, decidi produzir mais um conteúdo explicando como optar pelos melhores brinquedos para playground no seu prédio ou condomínio.

Confira e não esqueça de deixar suas dúvidas nos comentários ao final do post, ok?! Seu feedback é muito importante!

Considere o tamanho do espaço e o número de crianças

O espaço disponível pode limitar as opções de brinquedos. Se a área for muito pequena, por exemplo, balanços ou escorregas podem não servir. O número de crianças que podem vir a utilizar o playground também deve ser levado em consideração. O risco de acidentes aumenta muito se houver uma aglomeração em espaço pequeno.

Outro ponto importante: qual faixa etária é majoritária em seu prédio? Atualmente, os tipos de brinquedo variam de acordo com a idade das crianças. Brinquedos para playground educativos e divertidos para crianças de 0 a 6 anos não são muito interessantes e úteis para os mais crescidinhos, na faixa de 10 anos para cima.

Esse é outro fator que deixa o playground mais seguro: cada grupo de crianças deve ter seu espaço e seus respectivos brinquedos. É uma medida que pode reduzir bastante os acidentes.

Brinquedos de plástico

Indicado para crianças pequenas, os brinquedos para playground de plástico apresentam menor risco de acidentes, pois não possuem farpas, lascas e não enferrujam. Além disso o material é atóxico e protegido contra raios solares. São mais ergonômicos, costumam ser mais baixos, coloridos e lúdicos.

Brinquedos de madeira

Os modelos de brinquedos de madeira são mais indicados para crianças por volta dos 7 anos. A madeira é mais resistente que o plástico e por isso é mais adequada às atividades dessa faixa etária, em que as crianças costumam se “arriscar” mais e testar sua coordenação motora.

Mas atenção, a madeira deve ser tratada de acordo com as normas e alguns módulos deverão ser de plástico, como os assentos dos balanços e escorregadores.

Brinquedos de ferro

É o tipo de brinquedo mais resistente e duradouro. São indicados para a garotada acima dos 10 anos de idade e para os parquinhos que recebem grande número de crianças.

A resistência deste material confere durabilidade aos brinquedos. Entretanto, mantenha a manutenção sempre em dia, para evitar oxidações e danos ao material que possam trazer riscos aos pequenos.

Verifique também se no seu espaço não é interessante que o ferro seja galvanizado, principalmente se for próximo ao litoral.

Consulte normas e fornecedores

A segurança é a maior preocupação na hora de montar um playground. Afinal, você está investindo em diversão. Mas, para que isso dê certo, você precisa se organizar e estudar.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu alguns requisitos que você deve seguir para se prevenir de problemas, como:

 

  • calcular a distância entre os brinquedos;
  • programar manutenção periódica;
  • estabelecer regras de uso;
  • cuidar do acabamento;
  • fazer vistoria dos equipamentos;
  • deixar um responsável supervisionando as atividades;
  • instalar o piso adequado, como os feitos de borracha.

Contar com bons fornecedores significa facilidade, uma vez que muitos deles já estão cientes das normas e seus brinquedos se enquadram no regramento NBR 16071 da ABNT.

Caso você queira saber um pouco mais sobre a norma nós compilamos um guia com algumas diretrizes. Clique para receber gratuitamente.

Escolher os melhores brinquedos para playground talvez não seja tão difícil quanto você imaginava, não é mesmo? É só optar por aqueles que mais se encaixam com o perfil das crianças do seu condomínio.

Leve em consideração a segurança e busque por bons fornecedores para que o parquinho seja apenas um local de diversão para a garotada e tranquilidade para você e para os pais/responsáveis.

Deixe um comentário!

2 Comentários

    Comente