playground infantil

Como montar um playground infantil: guia passo a passo

Montar um playground infantil parece fácil, mas não é tão simples.

O playground infantil pode ser uma ótima opção para trazer mais divertimento às crianças. As atividades de recreação aliadas aos estudos formam um cenário mais produtivo ao aprendizado e desenvolvimento.

Entretanto, deve-se estar atento para não tornar as brincadeiras, dores de cabeça.

Confira neste blog post como montar um playground infantil seguro.

 

Crie mais opções de lazer

Com o objetivo de oportunizar mais diversão às crianças, os playgrounds são uma ótima alternativa. Nos colégios, creches, condomínios e outros espaços, o playground infantil ajuda a entreter os pequeninos e criar um ambiente favorável ao aprendizado.

Todos sabem que durante a infância as crianças possuem muita energia e estão começando a criar suas interações sociais com os amigos e colegas. Entretanto, é importante criar situações em que isso seja feito de forma natural. Nos momentos de recreação isso pode ser facilitado, ajudando as crianças a se “soltarem”, a se relacionarem e criarem amizades.. Isso traz benefícios enormes na formação de um indivíduo e seu caráter.

 

Monte um playground infantil dentro das normas

Com o intuito de trazer mais segurança ao playground infantil existe uma norma que determina a necessidade de colocação de uma superfície que amorteça possíveis quedas. Em parquinhos que possuam quedas a partir de 0,6m já devem ser utilizados materiais capazes de minimizar as consequências desses impactos.

Porém, mesmo que o playground contenha apenas brinquedos com altura menor do que 60 cm é indicado a utilização de pisos que absorvam impactos e amenizem os efeitos de alguns acidentes.

A capacidade de amortecimento de impacto do revestimento é determinado por um teste realizado com um acelerômetro. Os requisitos e procedimentos são estabelecidos pela parte 3 da Norma NBR 16071.

Essa norma também delimita o espaço livre ao redor do módulo do brinquedo e área mínima a ser revestida com piso de proteção, sendo:

 

Plataforma

– altura menor que 60cm = distância de 1,5m
– altura maior que 60cm = distância de 2,5m

Balanço

– distância entre eixo central do balanço e a distância máxima do assento a 60º + 1,75m (para superfícies de absorção niveladas).

Escorregador

– espaço de 1m nas laterais – 2m na seção da saída dos escorregadores.

 

Saiba mais sobre o valor de investimento

Montar um playground infantil de qualidade requer um investimento significativo. Você tem que estar ciente do valor necessário para investir para saber a viabilidade da ideia. Até porque, não seria válido criar um espaço recreativo sem algumas especificidades como as de segurança, não é mesmo?

Então, primeiro você deve saber quais brinquedos deseja inserir no playground infantil. Veja a lista abaixo e obtenha alguns insights:

 

  • Escorregador;
  • Piscina de bolinhas;
  • Balanços;
  • Gangorras;
  • Brinquedos de mola;
  • Braqueador (trepa-trepa);
  • Equipamento de Playground .

Agora é necessário encaixá-los na sua área disponível. Não se esqueça que a dimensão do playground infantil abrange, também, a área livre onde deve ter piso de segurança entorno dos brinquedos. Portanto, planeje o espaço para não ter surpresas na hora de instalar os equipamento.

 

Diminua a possibilidade de eventuais acidentes

Através do cuidado com a segurança no playground infantil é possível evitar dores de cabeça. Existem muitos pais e pessoas responsáveis que se queixam na hora em que seus filhos e parentes sofrem algum acidente.

Não é difícil que as crianças se machuquem, afinal de contas brincam sem parar e em algum momento isso pode acontecer. Medidas de segurança podem evitar consequências mais sérias.

Em situações extremas esses inconvenientes podem representar até processos jurídicos. Seja numa creche, colégio ou condomínio, isso não é nada interessante e pode ser facilmente evitado com alguns parâmetros de segurança.

Os pisos emborrachados servem para trazer mais conforto e segurança às crianças que utilizarem o playground infantil. A ideia de trazer uma opção de lazer não pode representar também uma situação de risco. Por isso na hora de montar um playground infantil é importante também ter responsabilidade.

Nós temos um material que foi desenvolvido com base na norma de segurança e possui mais algumas dicas para tornar seu playground mais seguro.

Ele é grátis. Baixe agora e deixe salvo em seu computador!

cta ebook barcelona

 

Deixe um comentário!

1 Comentário

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR