Conservação do patrimônio escolar

Conservação do patrimônio escolar: prepare sua escola para as chuvas

A manutenção preventiva é primordial para minimizar equilibrar os gastos e preservar o patrimônio. Além de reduzir o efeito das chuvas e garantir a segurança da comunidade escolar.

Ano após ano, ouvimos casos em que as fortes pancadas de chuvas acabam impactando na infraestrutura das casas e estabelecimentos. Todos estamos sujeitos aos efeitos das intempéries do tempo, e no caso de uma escola não poderia ser diferente.

Mas você já se perguntou o quão importante é a boa manutenção dos drenos e da canalização? E dos pisos drenantes e antiderrapantes e das calhas para a prevenção de situações imprevistas no seu estabelecimento?

A conservação do patrimônio escolar é primordial: uma instituição de ensino devidamente conservada, com instalações bem cuidadas e toda a infraestrutura funcionando adequadamente são premissas fundamentais para que hajam bons índices de satisfação e aprendizado.

Não só isso. Desta maneira, a escola passa a imagem de limpeza, zelo, organização. E uma real preocupação com a segurança e bem-estar de seus alunos e colaboradores que ali convivem.

Todo gestor de escola pode contar com a ajuda da comunidade escolar para detectar pontos de melhoria e prevenir problemas. Mas para isso, precisa estar a par de cada aspecto a ser levado em conta.

A seguir, você saberá alguns desses aspectos, e como pode fazer para que criar um ambiente agradável, seguro e principalmente, propício ao aprendizado.

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.

Boa leitura!

Conservação do Patrimônio Escolar

Não é novidade que uma escola, para chegar a bons índices de aprendizagem e satisfação, precisa oferecer um ambiente adequado. E que propicie bem-estar, conforto e principalmente a segurança de todos os envolvidos.

Neste contexto, é mais do que necessário ter uma atenção especial com a conservação do patrimônio escolar, que é formado por instalações físicas, equipamentos, mobiliário e todos os materiais usados na escola.

Prevenir o desgaste, planejar a conservação e engajar toda a comunidade escolar na detecção de problemas é garantia de uma boa gestão dos recursos físicos e materiais.

A Importância da Manutenção preventiva nas escolas é tamanha que, para assegurar as condições de funcionamento das unidades de ensino, o governo criou, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), programas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que oferece autonomia financeira e agilidade aos gestores para fazerem a manutenção e realizar pequenas obras em suas escolas.

Confira também o post Como montar uma creche: um guia para começar seu negócio (parte 1)

O primeiro passo antes de começar qualquer manutenção é fazer o levantamento do patrimônio. Liste o que a escola tem em termos de instalações físicas, mobiliário, os materiais de laboratório, equipamentos eletrônicos, livros didáticos, medicamentos, artigos diversos…

Não tenha medo de envolver os representantes da comunidade nesta missão. Com mais gente participando, fica bem mais fácil identificar problemas e soluções.

Observe as normas de qualidade e de segurança de equipamentos e materiais de maneira rigorosa, de maneira que eles reflitam os altos padrões de funcionamento da sua instituição.

Confira também o post O que a norma de segurança em playground estabelece?

Chuvas x Manutenção escolar

Em determinadas partes do Brasil, entretanto, há também que se atentar para um problema recorrente em determinados períodos do ano. O risco de alagamentos e os consequentes danos que eles podem causar à sua escola.

A Defesa Civil recomenda algumas ações simples, porém capazes de minimizar os efeitos das fortes chuvas, tais como:

  • Verificar a limpeza de ralos, caixas de captação, e o recolhimento temporário do lixo colocado para coleta para prevenir entupimentos e facilitar o escoamento das águas da chuva.
  • Limpar as calhas retirando as folhas mortas, poeira e qualquer material que impeça o escoamento da água.
  • Nos horários fora de funcionamento, ter o cuidado de fechar portas e outras entradas de vento e observar o comportamento de árvores, placas, bem como outros objetos e estruturas que possam cair ou ser arrastados pelo vento.
  • Verificar o estado do telhado, ver se as telhas estão bem colocadas e alinhadas; as telhas quebradas devem ser trocadas e as dos beirais bem fixadas.
  • Colocar tela sobre as calhas rasas ajuda a evitar o transbordamento se houver chuva de granizo.
  • Impermeabilizar as lajes de cobertura.
  • Verificar os revestimentos de fachada para evitar infiltrações e descolamento dos materiais de revestimento.
  • Verificar a estabilidade de árvores de porte existentes no terreno e providenciar a poda de galhos em situação de risco potencial.
  • Verificar se o sistema de coleta e escoamento da água da chuva está desobstruído e funcionando.
  • Colocar grades sobre as entradas do sistema para evitar que folhas ou lixo sejam levados para o interior da tubulação causando seu entupimento. A grade também evitará que os ratos entrem pela tubulação.
  • Verifique se o muro de limite do lote de sua escola não está represando a água de chuva. Muros de divisa e muros de arrimo que não tem uma drenagem adequada podem desabar causando graves acidentes.

Pisos drenantes e antiderrapantes

Pensando na segurança dos pequenos e dos colaboradores, é interessante também investir em pisos drenantes e antiderrapantes como forma de prevenir acidentes. Os cimentícios, cerâmicos, madeira e Fulget são algumas das opções sugeridas com esta finalidade.

Porém, para as áreas de parquinhos e playgrounds, vale considerar o piso emborrachado, que inclusive tem propriedades de amortecimento de queda muito superiores às demais.

Além de ser a opção mais adequada de todos os pisos antiderrapantes, é um material completo, ecológico, de fácil drenagem e, principalmente, capaz de evitar acidentes mais sérios.

Leia também: Emborrachados para piso: 7 fatos que você não sabia

Outro ponto favorável está na manutenção destas placas emborrachadas. Além de a limpeza ser descomplicada, diferente de outros materiais como a areia, seu uso é muito variado e está em conformidade com as normas de segurança da ABNT.

E você, tem alguma dica ou sugestão que pode ajudar na conservação do patrimônio escolar para casos de chuva Compartilhe conosco aqui, nos comentários!

playground seguro

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR