como montar uma escola infantil

Como montar uma escola infantil completa?

A educação é uma opção para investidores e oferece boas oportunidades para quem deseja empreender no segmento. Entretanto, é necessário saber como montar uma escola infantil de qualidade para atender aos clientes de forma adequada. Veja neste post mais informações sobre o assunto!

Estude o mercado

Antes de mais nada você deve entender sobre o mercado de escolas infantis na sua região para poder se basear na hora de montar uma estratégia de ação. Verifique se já existem outras em funcionamento, analise o público consumidor e observe os preços praticados.

Com essa análise você poderá obter insights para o seu negócio, identificar um nicho de mercado que ainda não foi atendido e evitar equívocos quando criar sua escola infantil.

 

  • Identifique os concorrentes;
  • Busque dados estatísticos da região sobre o mercado educacional;
  • Veja o perfil da concorrência, conferindo pontos fortes e fracos;

Com esses dados em mãos, procure responder à seguinte pergunta: o que posso oferecer a mais do que a concorrência, estando dentro do meu orçamento? Uma metodologia de ensino diferente? Maior segurança? Profissionais gabaritados? Cabe a você identificar em qual dessas frentes focar.

Defina seu público

Feito isso, é hora de definir seu público alvo. Quem você deseja atender? Qual a faixa etária? Famílias de classes média e alta? São respostas fundamentais para você estabelecer seu público ideal.

De uns tempos para cá a demanda por creches aumentou. Pais e mães não ficam longos períodos sem trabalhar e poucos tem disponibilidade para ficar em casa.

Normalmente os responsáveis que procuram creches têm dificuldade para encontrar uma babá ideal ou desejam pagar menos por um serviço eventualmente mais completo.

A partir do momento que você tiver essa definição, os próximos passos ficam mais fáceis de serem executados, uma vez que o público embasa a maioria das decisões que envolvem um empreendimento.

Escolha o local adequado

Saber como montar uma escola infantil de sucesso requer escolher uma boa localização. Um fator importante que pode garantir a atração de novos clientes é estabelecer a escola em locais estratégicos, permitindo que novas pessoas possam tomar conhecimento ao passarem em frente.

Práticas que você deve seguir são:

 

  • Verificar a vizinhança e o poder aquisitivo da região;
  • Estudar a facilidade de acesso;
  • Analisar se há espaço para um estacionamento;
  • Diagnosticar a segurança em torno do local;
  • Conferir infraestrutura de apoio para instalação de luz, telefone, água, esgoto e internet;
  • Olhar se o imóvel pretendido compensa ou se serão necessárias muitas reformas;
  • Descobrir se a planta do imóvel aprovada pela prefeitura não sofreu alterações posteriores que possam causar problemas;
  • Fazer uma varredura nos documentos de IPTU, Habite-se e Álvaras de Funcionamento para saber se a situação está totalmente regularizada.

Evite surpresas tendo cuidado com a parte burocrática! Verifique se o terreno pode receber este tipo de empreendimento e se o corpo de bombeiros já fez vistorias de segurança.

Monte a estrutura

Saber como montar uma escola infantil atrativa, exige que você crie uma infraestrutura adequada, que comporte o número de alunos e atenda às exigências de alvarás e certificações.

O tamanho mínimo é de 120m² e deve contar com alguns espaços básicos, como:

 

  • pátio;
  • lanchonete/sala de refeições;
  • cozinha;
  • salas de aula;
  • sala de professores;
  • banheiros;
  • playground.

Você pode estudar a viabilidade de implementar alguns diferenciais como, a instalação de uma piscina para aulas de natação ou salas de balé e judô. Itens de diferenciação de mercado podem elevar o conceito da sua escola e fazer com que ela vire referência no setor.

A limpeza também deve ser um fator de muito cuidado, ainda mais quando estamos falando de crianças pequenas. Mantenha todo ambiente escolar sempre limpo, principalmente os banheiros e lixeiras.

Conte com uma boa equipe

Formar um corpo docente de alto nível pode garantir melhor aprendizado aos alunos e menos dores de cabeça na sua gestão, por exemplo. Professores responsáveis, que cumprem horário, são afetuosos com as crianças e principalmente gostam do que fazem, facilitam muito a vida de quem cuida da parte administrativa.

Portanto, na hora de contratar esses profissionais tente filtrar através de entrevistas se eles possuem este perfil. Não se esqueça que eles representam a escola e, no caso de atitudes inadequadas, os mesmos podem acarretar problemas sérios com pais e responsáveis.

Uma ótima alternativa e medida de segurança ao mesmo tempo é a utilização de câmeras de segurança. Assim, os pais podem acompanhar, via internet, o dia a dia de seus filhos e ter a certeza de que não ocorrem situações de maus tratos.

Valores de investimento

Algumas pessoas que já investiram neste segmento contam que o valor inicial aproximado é entre 90 e 200 mil reais. Este valor varia de acordo com a infraestrutura, terreno e outros fatores que possam elevar ou diminuir o resultado final.

Além do custo inicial para implementação existem os custos fixos ou os que aparecem sem avisar:

 

  • pagamento de funcionários;
  • água e luz;
  • materiais de reposição;
  • manutenção.

Os custos iniciais, fixos e esporádicos devem balizar o valor final que será cobrado nas mensalidades dos alunos. Ter o valor exato desses custos irá garantir que você não cobre abaixo do necessário e tenha prejuízos. Lembre-se também que o valor das mensalidades deve caber no bolso do seu público-alvo.

Cuidando da parte legal

A Lei de Diretrizes de Base da Educação estabelece que o ensino infantil é de responsabilidade das prefeituras, desde que elas tenham organizado conselhos municipais de educação autônomos. Como ainda são poucas as cidades com essa estrutura de organização, os processos tendem a ser encaminhados às delegacias estaduais de ensino.

É necessário contar com um diretor habilitado em pedagogia e administração escolar, que responderá pelo projeto didático, calendários de atividades e programas dos cursos.

Além disso, ainda existem as diretrizes dos bombeiros, vigilância sanitária e normas da ABNT, que falam sobre segurança nos playgrounds, por exemplo. É necessário a utilização de pisos que absorvam impacto para reduzir os riscos de acidentes graves. O piso de borracha pode ser uma boa alternativa para conferir segurança e atender às exigências das normas estabelecidas. Veja neste outro conteúdo tudo sobre pisos emborrachados.

Os itens aprendizado, segurança e diversão formam uma equação que deve ser equilibrada para trazer bons resultados. Por isso, mantenha sempre o foco e saiba quais são os seus objetivos. Assim, com certeza sua escola infantil será um sucesso.

Deixe um comentário!

1 Comentário

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR