Saiba Como Montar seu Próprio Espaço Fitness!

Que tal montar em casa um espaço fitness?

Avaliando bem a sua necessidade, talvez nem sejam necessários equipamentos de última geração. Especialistas afirmam que a escolha do piso adequado, assim como ventilação e luz apropriadas, pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e segurança durante os exercícios.

Se você já sabe treinar sozinho, é disciplinado e tem experiência suficiente para evitar lesões causadas por exageros ou por exercícios mal feitos, a academia em casa é uma boa alternativa. Contudo, é importante prestar atenção numa série de detalhes na hora de montar o espaço, da parede ao piso, passando pelos equipamentos.

Segundo Fausto Arantes Porto, treinador e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, o espaço para os exercícios precisa ser bem arejado e ter uma ótima iluminação, seja natural ou artificial. Como durante o exercício forçamos mais nossa capacidade respiratória, acabamos trocando e absorvendo mais ar, ou seja, treinar num lugar poluído significa infestar o pulmão de ácaros e outras impurezas.

Quanto ao piso, esqueça o carpete ou forração de carpete, que podem pegar cheiro (não esqueça que você vai suar bastante ali) e ficar impregnados de ácaros. Prefira os emborrachados que são fáceis de limpar, não deixem que seu pé derrapar e amortecem o impacto do exercício, sugere Fausto.

Opte por cores claras nas paredes, que não canse a vista. Colocar espelhos e suportes para os equipamentos como pesinhos, caneleiras, TV com DVD para pedalar ou andar na esteira também são cuidados importantes.

A limpeza deve ser feita diariamente, mesmo que você só se exercite três vezes por semana. Também evite faxinar os equipamentos com produtos que deixem cheiro muito forte, o que pode provocar alergias e até intoxicações.

Fonte: conteúdo adaptado do portal MinhaVida

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR