Ano após ano, ouvimos casos em que as fortes pancadas de chuvas acabam impactando na infraestrutura das casas e estabelecimentos. Todos estamos sujeitos aos efeitos das intempéries do tempo, e no caso de uma escola não poderia ser diferente.
Mas você já se perguntou o quão importante é a boa manutenção dos drenos e da canalização? E dos pisos drenantes e antiderrapantes e das calhas para a prevenção de situações imprevistas no seu estabelecimento?
A conservação do patrimônio escolar é primordial: uma instituição de ensino devidamente conservada, com instalações bem cuidadas e toda a infraestrutura funcionando adequadamente são premissas fundamentais para que hajam bons índices de satisfação e aprendizado.
Não só isso. Desta maneira, a escola passa a imagem de limpeza, zelo, organização. E uma real preocupação com a segurança e bem-estar de seus alunos e colaboradores que ali convivem.
Todo gestor de escola pode contar com a ajuda da comunidade escolar para detectar pontos de melhoria e prevenir problemas. Mas para isso, precisa estar a par de cada aspecto a ser levado em conta.
A seguir, você saberá alguns desses aspectos, e como pode fazer para que criar um ambiente agradável, seguro e principalmente, propício ao aprendizado.
Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.
Boa leitura!
Não é novidade que uma escola, para chegar a bons índices de aprendizagem e satisfação, precisa oferecer um ambiente adequado. E que propicie bem-estar, conforto e principalmente a segurança de todos os envolvidos.
Neste contexto, é mais do que necessário ter uma atenção especial com a conservação do patrimônio escolar, que é formado por instalações físicas, equipamentos, mobiliário e todos os materiais usados na escola.
Prevenir o desgaste, planejar a conservação e engajar toda a comunidade escolar na detecção de problemas é garantia de uma boa gestão dos recursos físicos e materiais.
A Importância da Manutenção preventiva nas escolas é tamanha que, para assegurar as condições de funcionamento das unidades de ensino, o governo criou, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), programas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que oferece autonomia financeira e agilidade aos gestores para fazerem a manutenção e realizar pequenas obras em suas escolas.
O primeiro passo antes de começar qualquer manutenção é fazer o levantamento do patrimônio. Liste o que a escola tem em termos de instalações físicas, mobiliário, os materiais de laboratório, equipamentos eletrônicos, livros didáticos, medicamentos, artigos diversos…
Não tenha medo de envolver os representantes da comunidade nesta missão. Com mais gente participando, fica bem mais fácil identificar problemas e soluções.
Observe as normas de qualidade e de segurança de equipamentos e materiais de maneira rigorosa, de maneira que eles reflitam os altos padrões de funcionamento da sua instituição.
Confira também o post O que a norma de segurança em playground estabelece?
Em determinadas partes do Brasil, entretanto, há também que se atentar para um problema recorrente em determinados períodos do ano. O risco de alagamentos e os consequentes danos que eles podem causar à sua escola.
A Defesa Civil recomenda algumas ações simples, porém capazes de minimizar os efeitos das fortes chuvas, tais como:
Pensando na segurança dos pequenos e dos colaboradores, é interessante também investir em pisos drenantes e antiderrapantes como forma de prevenir acidentes. Os cimentícios, cerâmicos, madeira e Fulget são algumas das opções sugeridas com esta finalidade.
Porém, para as áreas de parquinhos e playgrounds, vale considerar o piso emborrachado, que inclusive tem propriedades de amortecimento de queda muito superiores às demais.
Além de ser a opção mais adequada de todos os pisos antiderrapantes, é um material completo, ecológico, de fácil drenagem e, principalmente, capaz de evitar acidentes mais sérios.
Leia também: Emborrachados para piso: 7 fatos que você não sabia
Outro ponto favorável está na manutenção destas placas emborrachadas. Além de a limpeza ser descomplicada, diferente de outros materiais como a areia, seu uso é muito variado e está em conformidade com as normas de segurança da ABNT.
E você, tem alguma dica ou sugestão que pode ajudar na conservação do patrimônio escolar para casos de chuva Compartilhe conosco aqui, nos comentários!
Deixe um comentário!
0 Comentários