dúvidas piso emborrachado

Dúvidas sobre piso emborrachado? A Barcelona Superfícies responde!

Dúvidas sobre piso emborrachado? Nós respondemos para você!

É duradouro? É seguro? Em quais ambientes instalar? Como é feita a manutenção? As respostas para essas e outras perguntas frequentes a respeito dos pisos emborrachados Barcelona você confere a seguir neste FAQ. Confira!

  1. Onde o Piso emborrachado Barcelona pode ser utilizado?

A aplicação normal dos pisos de borracha é em academias, playgrounds, áreas de caminhada, piscina e terraços. Até hípicas e gado confinado. Quando colocado em outros locais, muitas vezes as propriedades do piso não são totalmente aproveitadas e dependendo da aplicação ele pode ser danificado.

Contudo, nosso piso já foi vendido para uso em revestimento de paredes de stand de tiro (para isolamento acústico). E até para reduzir a vibração embaixo de máquina de lavar roupa.

  1. Qual a dimensão e peso das placas de borracha Barcelona?

As dimensões dos pisos variam entre 1mx1m e 1mx0,5m, dependendo do modelo e da finalidade.

Os mais espessos, como o de 40mm e 50mm, têm a dimensão de 1mx0,5m para reduzir o peso das placas. Ficam mais fáceis de instalar e aumentam as possibilidades de paginação.

Os pisos de 16mm e 25mm têm 1mx1m, e normalmente são aplicados em áreas internas. Neste caso, nem sempre as placas são coladas. E é interessante que as peças sejam mais pesadas para minimizar o deslocamento.

  1. Qual a durabilidade dos pisos de borracha Barcelona?

A durabilidade é estimada em 10 anos, seguindo as orientações da ficha técnica e considerando condições normais de uso, que são:

    – Nenhum equipamento extremamente pesado ser arrastado ou passar sobre o piso.

  • O fluxo de pessoas deve ser moderado e em condições climáticas regulares, já que quando exposto a condições atípicas o piso pode ser danificado (rajadas de vento, enxurradas, raios, etc).
  • Para manter a propriedade de absorção de impacto do produto, ele deverá ser limpo periodicamente. Caso contrário, a sujeira irá segmentar sobre o material e endurecer a borracha a longo prazo, reduzindo a durabilidade do piso.
  • Manutenção periódica de 2 a 5 anos em dia para revitalização da cor e readequação de algumas placas. A periodicidade vai depender das condições climáticas e qualidade da instalação.
  1. O piso emborrachado Barcelona precisa de manutenção?

A periodicidade da manutenção vai depender das condições climáticas do local, da intensidade do uso e da qualidade da instalação. Então, pode variar de 2 a 5 anos.

A borracha que utilizamos, popularmente conhecida como SBR, é proveniente de pneus e tem como característica natural a dilatação e contração conforme condições climáticas.

Sendo assim, com o passar dos anos, tende a contrair mais do que dilatar. Dessa forma, os pisos podem abrir pequenas frestas. Isso acontece com todos os produtos fabricados com este material em qualquer lugar do mundo. O que não afeta sua principal característica: a segurança.

Para que frestas não se abram entre os pisos, estes devem ser instalados bem apertados com alguma interferência. Caso contrário, os grandes espaçamentos podem causar tropeçamento.

Em alguns países, é bastante comum os vãos serem preenchidos com lascas de madeira ou areia. Contudo, não indicamos nenhuma destas soluções. Acreditamos que a melhor decisão seria a de reinstalar e reposicionar os pisos.

  1. As condições climáticas mudam o piso emborrachado Barcelona?

Visto que a borracha é pigmentada, pode haver perda da coloração em consequência da exposição ao sol e condições climáticas. Para revitalizar o piso, deve-se utilizar uma tinta bicomponente flexível, de baixa viscosidade, que acompanhe a dilatação e contração da borracha.

Além da exposição aos raios UV, alta temperatura, baixa temperatura, muita umidade e muita chuva são condições que podem alterar o dimensional do piso.

  1. A densidade do piso emborrachado Barcelona pode ser alterada?

A densidade é uma relação de massa por volume. O volume está diretamente relacionado à temperatura. Então, conforme ocorre mudança de temperatura, o material pode sofrer alteração em sua densidade.

  1. Como é feita a drenagem do piso emborrachado Barcelona?

Os chanfros no meio das placas foram desenvolvidos para guiar a água até a junção entre as placas, onde é feita a drenagem. O corpo da placa não é permeável pois, caso a água passasse pelo material, fungos ou microorganismos poderiam se desenvolver internamente na placa sem ser possível controlá-los ou combatê-los.

Certifique-se de que o contrapiso será capaz de drenar toda a água, sem deformações ou irregularidades. E que tenha pontos suficientes de drenagem.

Caso no contrapiso já ocorra acúmulo de água, quando as placas forem instaladas a água pode permanecer empossada sob o piso ou pode até emergir, é preciso corrigi-lo antes da instalação.

  1. Como é feito o teste de absorção de impacto do piso emborrachado Barcelona?

O teste é realizado segundo as diretrizes da norma NBR16071. O principal equipamento utilizado é um acelerômetro, embutido em uma cabeça de prova de 4,6kg +- 0,05kg.

São testadas quatro placas juntas, sempre em superfície rígida, como cimento ou azulejo. O teste é realizado em 9 pontos diferentes: nas quatro junções entre duas placas, na junção das quatro placas e no centro de cada placa, cada um dos pontos é testado 3 (três) vezes.

Os testes dos pisos da Barcelona foram realizados na Alemanha pela norma EN1177 e no Brasil pela norma NBR16071. Determinando assim a capacidade de amortecimento de queda de diferentes alturas.

  1. O piso emborrachado Barcelona aguenta queda de pesos e barras?

Nosso material tem tecnologia e formulação europeia e é fabricado com resina importada, tornando o piso extremamente resistente. Ele foi desenvolvido para ter alta performance em academias, mas o piso pode ser danificado se não for utilizado corretamente. (veja a pergunta 3)

  1. Em áreas de recreação, o piso emborrachado Barcelona é instalado antes ou depois do brinquedo?

Os equipamentos colocados em áreas de recreação podem ter duas classificações: brinquedos ou playgrounds. Os playgrounds precisam ser chumbados no chão e costumam ser maiores. São na maioria fabricados de madeira ou metal com alguns módulos de plástico. Já os brinquedos não precisam ser chumbados por serem mais leves e compostos de módulos menores, sendo comum serem de plástico.

Quando o piso for instalado em uma área onde serão utilizados brinquedos, ele deve ser colocado antes do equipamento. Quando o piso é instalado em uma área onde será colocado um playground, deve ser instalado depois, e será necessário realizar recortes ao redor das áreas de apoio (pés, escorregadores, etc.), caso contrário, o equipamento pode ficar instável.

  1. O piso emborrachado Barcelona pode ser instalado em áreas inclinadas?

Não existe problema em colocar o material em áreas inclinadas ou rampas, contanto que as placas sejam coladas e no local exista alguma contenção, como uma parede, rodapé ou meio-fio.

  1. Qual o diferencial dos Pisos Barcelona em relação aos seus concorrentes?

Existem diferenças gritantes entre os pisos de borracha oferecidos no mercado. Essas disparidades irão depender principalmente do processo de fabricação e dos materiais utilizados.

Utilizamos a borracha popularmente chamada de SBR, proveniente dos pneusDevido ao seu desempenho e durabilidade em áreas externas, esse é o tipo de borracha mais utilizado no mundo para produtos desse gênero.

Alguns concorrentes utilizam outros tipos de borracha com menos resistência à intempérie, o que causa rachaduras e esfarelamentos. Ainda há outros fabricantes que utilizam a borracha SBR na camada aparente (superior) e outros tipos de borracha e plástico na parte inferior do piso. Algumas destas matérias-primas são duras e ao longo do tempo endurecem ainda mais, comprometendo o desempenho do produto e a segurança em áreas de recreação.

Em relação à resina, utilizamos a de uma empresa americana fundada há mais de 100 anos, com alta tecnologia e diversos clientes em todo o mundo do mesmo segmento. Este é o principal custo do material e um dos principais segredos do piso. É a resina que garante que as fibras de borracha continuarão conectadas. De forma a resistir em áreas externas por vários anos, minimizando o endurecimento e garantindo a capacidade de amortecimento de impacto.

Muitos fabricantes, para reduzir custo, utilizam resinas com valor mais baixo e com desempenho igualmente inferior, diminuindo a qualidade em características visíveis e não visíveis do material.

A Barcelona Superfícies está também realmente comprometida a capacitar os clientes a realizarem uma compra consciente, sempre gerando materiais informativos referentes ao que as normas determinam e sobre o desempenho real do material aplicado nos pisos.

resumo pisos de borracha

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente