instalação pisos emborrachados

Pisos emborrachados: entenda como é feita a instalação

Hoje há muitas opções de pisos que conciliam segurança e qualidade. Os pisos emborrachados, por exemplo, são apropriados especialmente para locais que são palco das brincadeiras dos pequenos: como pátios playgrounds e outras áreas externas.

Esse tipo de material, além de amortecer o impacto, é altamente durável, antiderrapante e resistente a condições climáticas extremas. Um pacote de qualidades em um só produto. Se você quer saber mais sobre o piso de borracha e suas características, você pode acessar nosso conteúdo “Tudo o que você precisa saber sobre o piso de borracha”.

Mas para manter todas as características dos pisos emborrachados é importante que a instalação das placas seja feita da forma correta.  Por isso, acompanhe conosco todos os passos desse processo!

Preparando o terreno

O primeiro ponto a se levar em consideração é a preparação da superfície onde o piso será colocado. O terreno deve ser sólido e nivelado. Também é importante que o lugar esteja seco e limpo, tudo isso deve ser certificado previamente. Um ponto muito interessante é que o piso emborrachado também pode ser aplicado em terrenos inclinados, para a criação de rampas, onde a segurança do material é ainda mais necessária. Basta nivelar corretamente o solo e fazer a contenção lateral do material.

E então, antes que nosso piso de borracha seja colocado, é necessário preparar o local com duas possíveis bases, que vão de acordo com as exigências do local:

Berço de Brita

Indicamos esta solução quando o local possui restrição de permeabilidade. Para a instalação do piso sobre um berço de brita, primeiramente uma parte do solo é retirada e então uma camada de brita é depositada. Sobre essa camada, é aplicada uma camada de pó de pedra. As camadas são compactadas e devidamente reguladas. Por cima, é aplicada a emulsão asfáltica; que é basicamente uma mistura de cimento asfáltico com água. E então está tudo pronto para os próximos passos!

Contrapiso

Outra base possível para o piso emborrachado é o contra-piso, que, antes da instalação, deve estar nivelado e ter uma pequena inclinação e pontos de drenagem para evitar o acúmulo de água. A superfície não pode ter rachaduras, deve estar limpa e livre de resíduos. É importante haver um travamento lateral, preferencialmente de concreto, para garantir que o piso não sofrerá deslocamento.

Com tudo pronto, falta pouco para a instalação, que também pode ser feita de duas formas: com pino ou cola, dependendo das necessidades do local.

Instalando o piso emborrachado

Se o meio escolhido for o pino, o próximo passo é alinhar todas as placas na área desejada, um pouco sobrepostas, porque com o tempo o piso tende a contrair. Depois das placas alinhas os pinos são encaixados na lateral dos pisos e todos podem desfrutar do piso novo!

No caso da cola, ao invés de se colocar os pinos na laterala cola é aplicada e também sobre o contrapiso. Por fim, as placas de borracha devem ser pressionadas com algum objeto pesado, para fixar bem.

Os pisos colados tem a instalação mais durável, mas também limitam as possibilidade de mudar o layout do piso.

Em ambos os casos, se necessário, cantoneiras podem ser instaladas para que o material não se desloque com o tempo. As cantoneiras são fixadas no solo e possuem a altura menor que o piso de borracha.

Caso o local esteja em obras, é indicado que o cliente coloque uma lona plástica por cima do piso emborrachado até que tudo esteja finalizado, garantindo a integridade do produto

Após todo este processo, você terá um material atóxico, antiderrapante e amortecedor de impactos, garantindo, assim, muita segurança para o local escolhido! Agora a criançada poderá correr e brincar à vontade!

Clique aqui para ver um video do material sendo instalado e se você já possui essa tecnologia na sua escola ou playground, conte pra gente como foi o processo de instalação dos pisos emborrachados!

guia playground seguro

Deixe um comentário!

1 Comentário

    Comente