A história da Norma de Playground

A norma brasileira, NBR 16071, é uma adaptação das normas europeias, EN1177 e EN1176,  realizada por um comitê da ABNT formado por profissionais do setor de playground.

Os critérios de absorção de impacto utilizados na norma europeia são originários dos primeiros estudos de impactos ocorridos na indústria automobilística.

Devido à falta de recursos eletrônicos na época, os estudos eram feitos com crânios e macacos para encontrar as condições que causariam lesão. Com o tempo, especialistas do setor perceberam que a severidade da lesão tem relação direta com a aceleração máxima do corpo durante o impacto e o tempo que este corpo está exposto a esta determinada aceleração.

O que o airbag faz é justamente desacelerar o corpo e aumentar o tempo em que ele está exposto a uma determinada aceleração. Isso acontece de forma similar nos pisos de borracha, a dissipação da energia cinética ocorre pela deformação localizada do material.

O teste imposto aos pisos verifica a relação da aceleração pelo tempo de início e fim do impacto, determinando o HIC (Head Injury Criteria, ou critério de lesão na cabeça).

“HIC = Medida empírica da severidade do impacto baseados em estudos que verificam que a magnitude e a duração da aceleração do impacto têm relação direta com a lesão no crânio.”

Algumas outras normas internacionais avaliam, além do HIC, o Gmax, a aceleração máxima durante a queda.

“Gmax = Medida da aceleração máxima (choque) gerada pelo impacto. É medida em g (9.80665m/s2) para determinar a força que o projétil esta exposto. “

A principal preocupação no momento em que estas normas foram desenvolvidas era evitar a morte. Os critérios utilizados são 1000 HIC e 200 Gmax.

Para termos uma comparação,  98Gmax é o necessário para contundir um jogador da NFL e 100Gmax é a força necessária para quebrar um osso.

Levando em consideração estas falhas atuais nas normas vigentes, os principais países estão se atualizando voltando sua preocupação não somente para as lesões graves, como também para a contusão, para isso tem alterado seus limites para 600 HIC e 90Gmax.

A Barcelona se preocupa em possuir a mesma qualidade e atingir as demandas técnicas dos produtos europeus e norte-americanos. Por isso, tem visado o desenvolvimento de novos produtos com melhor desempenho!

Entre em contato e faremos o possível para auxiliá-lo!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR