Piso de borracha: guia completo do que deve saber antes de comprar!

Você sabe, exatamente, o que é um piso de borracha? Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Bom, embora pareça tudo a mesma coisa, existem pisos de borracha muito diferentes um do outro.

Não quer dizer necessariamente que sejam melhores ou piores. Mas há diferenças, por exemplo, na absorção de água, na capacidade de absorver impacto, na instalação, durabilidade e manutenção.

No final, estudar um pouquinho antes de fazer a escolha pode economizar muitos problemas e aumentar sua satisfação após a compra.

Afinal, ninguém gosta de investir tempo e dinheiro pesquisando, comprar um produto e depois se decepcionar.

Pensando nisso, preparei esse post completo com tudo o que você deve levar em conta ao escolher o piso de borracha certo para garantir segurança e conforto.

Vem comigo!

Tipos de piso de borracha

O primeiro passo é entender que existem tipos diferentes de piso emborrachado. Por exemplo, muita gente confunde o piso EVA com os pisos de borracha de pneu reciclado.

São materiais muito distintos!

O piso EVA é muito utilizado como tatames (tapetes usados em lutas marciais), mas não é tão resistente às condições climáticas (vento, sol e chuva) quanto o piso de borracha de pneu.

Portanto, se você quiser um material que dure mais em áreas abertas, ou que pode ser atingido pelo clima, opte por pisos que usem matérias-primas que resistam à intempéries. O mais utilizado é o pneu reciclado.

Aliás, entre os pisos emborrachados feitos de pneu, também há diferenças.

Os pisos feitos à base de raspa de pneu costumam ser mais resistentes que os feitos a partir de grânulos de pneus triturados. As raspas se entrelaçam, permitindo uma liga maior, aumentando a resistência a abrasão e durabilidade.

A resina utilizada para fabricar o piso também é extremamente importante. Ela irá garantir a linkagem da borracha e fará boa parte do preenchimento dos espaços criados entre as partículas de borracha.

Uma resina de má qualidade compromete a resistência à abrasão e pode endurecer ao longo do tempo. Pode ainda reduzir a capacidade de absorção de impacto e consequentemente a segurança. Outras propriedades também afetam a qualidade do piso, como o tipo de pneu, os testes de produção, etc.

Você não precisa virar um expert nisso tudo, mas é legal perguntar sobre esses processos para confirmar a qualidade do piso, pois você irá investir um bom dinheiro.

Então, não confunda! Veja do que você precisa e qual produto se adequa melhor.

Ah, só para constar: você pode confundir também com o piso vinílico, que possui uma proposta completamente diferente e não é muito bom para ser instalado em playgrounds e parquinhos infantis, por exemplo.

Os pisos vinílicos também são muito confortáveis e fáceis de limpar , mas não são indicados para áreas onde é necessário absorver o impacto.

Piso de borracha deve ser sinônimo de mais segurança

No caso de usar o piso para crianças, a principal característica que você deve se preocupar ao comprar um piso de borracha é a segurança que ele traz. Por mais que você tenha profissionais super qualificados para vigiar os pequenos, é difícil controlar quando estão todos juntos.

Por essa razão, o piso de borracha precisa ser capaz de amortecer as quedas e evitar acidentes mais graves no playground.

Portanto, uma das principais dicas é nunca esquecer de perguntar ao vendedor sobre a capacidade de amortecimento do piso. Eles costumam ter uma tabela com a altura máxima de queda que o piso consegue absorver. Cada tipo e fabricante de piso pode possuir capacidades diferentes de absorção de impacto.

Por exemplo, pisos com espessura maior costumam absorver mais impacto.

Minha dica é: sempre pergunte ao vendedor e peça comprovações técnicas. Bons pisos seguem as normas da ABNT e possuem certificação de instituições acreditadas pelo INMETRO.

Outra pergunta importante sobre segurança a se fazer é se o piso é antiderrapante, ou não. Sempre invista em materiais que impeçam escorregões, pois em caso de quedas, lesões graves podem ocorrer.

É claro que o piso de borracha nunca irá impedir todas as quedas e acidentes, mas ele irá reduzir muito a gravidade das lesões. Muito mesmo!

Como limpar o piso de borracha?

O ideal é usar máquinas de pressurização de água (conhecidas como WAP) com jato aberto, ou vassoura normal para retirar o acúmulo de poeira. O excesso de sujeira compromete a capacidade de absorção de impacto a longo prazo. A poeira acumulada penetra nos poros da borracha, endurecendo a placa e reduzindo a capacidade de absorver impacto.

Outro fator ligado a durabilidade, mas que não compromete a segurança, é a cor, pois é normal que materiais expostos a intempérie desbotem. O que vai determinar a durabilidade da cor é a matéria-prima utilizada. Entretanto, é necessário verificar não só a resistência do pigmento mas também a toxicidade, principalmente devido a aplicação.

Infelizmente muitos pigmentos atóxicos desbotam mais rápido com o tempo, sobretudo se o seu playground está instalado em área externa.

Para resolver a questão da coloração é possível fazer uma revitalização com uma tinta específica para esta aplicação.

Manutenção do piso de borracha

Muita exposição a raios ultravioleta – UV -, excesso de calor ou frio, muita umidade e chuva são condições que podem alterar o piso de borracha.

Como já comentei, a borracha utilizada é maleável e possui vantagens únicas, como a resistência a intempérie, alta capacidade de amortecimentos de impacto e a durabilidade a longo prazo desta propriedade.

Mas, ela tem como característica natural a dilatação e contração, mais do que outros materiais. Com o passar do tempo ela contrai mais do que dilata e assim os pisos podem abrir pequenas frestas, o que ainda não afeta sua principal característica, que é a segurança.

Isso acontece com diversos produtos fabricados com este material em diferentes lugares do mundo. Em alguns países é comum preencher os vãos com lascas de madeira ou areia. A melhor decisão seria a de reinstalar e reposicionar as placas.

Uma boa instalação também pode minimizar bastante a abertura entre os pisos, na hora da aplicação as placas devem ser colocadas bem apertadas.

Mais uma vez: sempre exija que o fornecedor repasse essas informações sobre os cuidados necessários. É a melhor forma de fazer valer seu investimento.

Pode molhar o piso de borracha?

Um bom piso de borracha não fica encharcado. Essa característica é importante pois impede a proliferação de fungos e outros microorganismos que fazem mal à saúde e causam o mau cheiro.

A água também não deve ficar empoçada sobre ou sob o piso. Na instalação, a junção entre as placas cria um canal pelo qual a água é levada até um ralo ou outra forma de escoamento.

Para isso, é indispensável um caimento do contrapiso para que toda água seja drenada. A instalação pode não dar certo se o contrapiso já tiver água acumulada pois, quando as placas forem colocadas, o empoçamento continuará acontecendo por baixo do material.

Se tudo for feito corretamente e a fornecedora for caprichosa, não haverá qualquer problema. A água não irá acumular e o piso de borracha continuará em bom estado.

Tanto que você pode lavar o piso com água à vontade.

Garante mais segurança às crianças

Você sabia que existe uma norma da ABNT que determina medidas a serem adotadas na hora de montar um playground infantil?

O intuito desta norma técnica é fornecer um material com diretrizes básicas de segurança para as áreas de recreação.

Nela constam orientações úteis tanto para fornecedores de brinquedos e pisos, quanto para os responsáveis de colégios, creches ou síndicos de condomínio.

Inclusive o  piso ideal para o playground é um dos pontos mais importantes da norma, pois quedas são muito comuns e um material adequado pode reduzir drasticamente a gravidade das lesões.

Para tanto, você pode utilizar o piso emborrachado, pois ele absorve o impacto e minimiza os efeitos de uma queda. Esse tipo de material também é antiderrapante e impede o risco de escorregões.

É uma solução mais segura que superfícies duras, como concreto, pisos de madeira e até mesmo grama sintética.

Portanto, na hora em que você estiver planejando o seu playground, lembre-se de utilizar o piso emborrachado com a espessura adequada para o seu espaço e garantir maior segurança às crianças.

É muito bonito

Ter um parquinho seguro é fundamental. Não há o que discutir.

Mas garantir que ele seja um lugar mais bonito e divertido para as crianças também faz toda a diferença para elas e para os pais. O apelo estético também deve ser levado em consideração.

Já que o objetivo é criar um local para alegria das crianças, quanto mais elementos que ampliem a diversão, melhor.

Alguns fornecedores de pisos de borracha oferecem opções coloridas de piso. Você pode brincar com as cores e tornar o ambiente muito mais alegre.

Há também empresas que permitem customizar o piso com amarelinhas, jogos da velha e desenhos, por exemplo. É um investimento que impressiona visualmente e pode conquistar os responsáveis, além, é claro, das crianças.

É mais higiênico

Ainda sobre a questão da segurança, um fator diferencial do piso emborrachado é a higiene.

E isso é ainda mais importante quando envolve diretamente as crianças. O problema da areia em playground é que ela está constantemente exposta à contaminação pela poeira do ar, animais e pelas próprias crianças.

Junte isso ao hábito infantil de levar as mãos à boca com frequência e você pode ter alguns problemas. Na grande maioria das vezes, não costuma ser nada muito grave.

Mas evitar uma reclamação sempre compensa, não é?!

Então para evitar esse risco, os pisos de borracha são a melhor opção. Ele é prático de limpar, não acumula água e não permite a proliferação de microorganismos.

Sustentável e ecológico

O mundo inteiro tem demandado por produtos e serviços sustentáveis. Ser parte dessa mudança e contribuir para um lugar melhor para seus filhos e netos pode ser um ótimo exemplo a ser dado.

No mercado de piso emborrachado, existem alguns produtos que são fabricados a partir de materiais reciclados, como pneus. A qualidade desses pisos é muito boa e pode conferir um status ecológico ao seu playground, agregando valor para sua escola ou condomínio.

Mas cuidado, nem todo material reciclado pode ser colocado em pisos para área de recreação. Existem materiais no mercado fabricados com resíduos inadequados como plástico e outros restos, muitas vezes misturados com a borracha, então verifique quais resíduos são utilizados pelo seu fornecedor.

Durabilidade

Um piso de borracha bem instalado e cuidado pode durar até 10 anos. Algumas manutenções serão sempre necessárias, porém, caso o material seja de qualidade e você siga as orientações corretas de uso e limpeza, você só precisará se preocupar com isso 4 anos após a instalação.

Pisos de borracha feitos a partir de raspas de pneus e que usam resinas apropriadas na sua produção tendem a durar mais. Outra dica importante é não arrastar materiais pesados sobre o piso, que podem comprometer a superfície das placas. Além disso, a limpeza é fundamental.

Depois de instalar o piso, você não quer saber de muito estresse com trocas, não é mesmo?! Fazer a limpeza, tudo bem.

Agora: ter que ficar se preocupando o quanto vai durar, é muito chato.

Para playgrounds infantis e áreas de recreação a história é a mesma. Se você não contar com bons fornecedores e utilizar os materiais corretos, isso pode tomar muito tempo da sua vida.

O piso emborrachado é o material ideal para ter mais tranquilidade na gestão do espaço, pois são facilmente limpos e demandam manutenção a cada 2 a 4 anos.

Os principais efeitos encontrados ao passar do tempo são a perda de coloração do piso e o encolhimento do material. Entretanto, isso pode ser facilmente resolvido e não ocasionar grandes problemas a você.

A instalação do piso de borracha faz toda a diferença

Depois que você compra o piso, a missão ainda não acabou.

Uma instalação bem feita é chave para aumentar ao máximo a durabilidade, qualidade e o aspecto visual das peças.

A instalação pode ser bem rápida, dependendo do tamanho do playground ou da área a ser coberta. Também exija do fornecedor as recomendações completas sobre todo o processo de instalação.

A aplicação do piso emborrachado é feita com placas cujos tamanhos variam entre 1m x 1m e 1m x 0,5m.

Os pisos mais espessos, como os de 40mm e 50mm, são divididos em placas menores, o que facilita no manuseio do material.

Uma dúvida comum na hora de instalar o piso de borracha no parquinho é a seguinte:

Quem vai primeiro? O piso ou os brinquedos para playground?

Bom, cada caso é um caso.

Os equipamentos colocados em áreas de recreação podem ter duas classificações: brinquedos ou playgrounds.

Os playgrounds precisam ser chumbados no chão e costumam ser maiores. São na maioria fabricados de madeira, metal e alguns módulos de plástico. Já os brinquedos não precisam ser chumbados por serem mais leves e compostos de módulos menores, sendo comum serem de plástico.

Importante: Em qualquer uma das categorias os equipamentos devem obedecer às normas específicas de segurança. É importante questionar o fabricante antes de comprar.

Quando o piso for instalado em uma área onde serão utilizados brinquedos, ele deve ser colocado antes do equipamento. Quando o piso é instalado em uma área onde será colocado um playground, deve ser instalado depois, e será necessário realizar recortes ao redor das áreas de apoio (pés, escorregadores, etc.), caso o contrário o equipamento pode ficar instável.

Falando nisso, outra dúvida que surge na hora da instalação é:

Se o piso for inclinado, existe algum problema?

Não existe nenhum problema em colocar pisos de borracha em relevo. Mas a instalação precisa ser feita com alguma contenção que prendam o piso e impeçam que as placas cedam à inclinação. Esta contenção pode ser uma rampa de borracha, cantoneira, meio fio ou parede.

Bom, acho que é isso!

Agora você já sabe tudo o que precisa para escolher um bom piso de borracha e tirar suas dúvidas com os revendedores.

Não deu pra falar tudo, tudo, aqui, se não o texto ia ficar imenso.

Mas fique à vontade para deixar seu comentário, conferir os outros conteúdos do blog e se tornar um especialista em pisos de borracha!

Falo sobre tudo que envolve o assunto por aqui.

Inclusive, você pode aprender mais sobre como montar um playground mais seguro com o guia que preparamos. É gratuito!

Basta clicar na imagem abaixo.

cta ebook barcelona

Deixe um comentário!

1 Comentário

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR