A educação é uma opção para investidores e oferece boas oportunidades para quem deseja empreender no segmento. Entretanto, é necessário saber como montar uma escola infantil de qualidade para atender aos clientes de forma adequada. Veja neste post mais informações sobre o assunto!
Antes de mais nada você deve entender sobre o mercado de escolas infantis na sua região para poder se basear na hora de montar uma estratégia de ação. Verifique se já existem outras em funcionamento, analise o público consumidor e observe os preços praticados.
Com essa análise você poderá obter insights para o seu negócio, identificar um nicho de mercado que ainda não foi atendido e evitar equívocos quando criar sua escola infantil.
Com esses dados em mãos, procure responder à seguinte pergunta: o que posso oferecer a mais do que a concorrência, estando dentro do meu orçamento? Uma metodologia de ensino diferente? Maior segurança? Profissionais gabaritados? Cabe a você identificar em qual dessas frentes focar.
Feito isso, é hora de definir seu público alvo. Quem você deseja atender? Qual a faixa etária? Famílias de classes média e alta? São respostas fundamentais para você estabelecer seu público ideal.
De uns tempos para cá a demanda por creches aumentou. Pais e mães não ficam longos períodos sem trabalhar e poucos tem disponibilidade para ficar em casa.
Normalmente os responsáveis que procuram creches têm dificuldade para encontrar uma babá ideal ou desejam pagar menos por um serviço eventualmente mais completo.
A partir do momento que você tiver essa definição, os próximos passos ficam mais fáceis de serem executados, uma vez que o público embasa a maioria das decisões que envolvem um empreendimento.
Saber como montar uma escola infantil de sucesso requer escolher uma boa localização. Um fator importante que pode garantir a atração de novos clientes é estabelecer a escola em locais estratégicos, permitindo que novas pessoas possam tomar conhecimento ao passarem em frente.
Práticas que você deve seguir são:
Evite surpresas tendo cuidado com a parte burocrática! Verifique se o terreno pode receber este tipo de empreendimento e se o corpo de bombeiros já fez vistorias de segurança.
Saber como montar uma escola infantil atrativa, exige que você crie uma infraestrutura adequada, que comporte o número de alunos e atenda às exigências de alvarás e certificações.
O tamanho mínimo é de 120m² e deve contar com alguns espaços básicos, como:
Você pode estudar a viabilidade de implementar alguns diferenciais como, a instalação de uma piscina para aulas de natação ou salas de balé e judô. Itens de diferenciação de mercado podem elevar o conceito da sua escola e fazer com que ela vire referência no setor.
A limpeza também deve ser um fator de muito cuidado, ainda mais quando estamos falando de crianças pequenas. Mantenha todo ambiente escolar sempre limpo, principalmente os banheiros e lixeiras.
Formar um corpo docente de alto nível pode garantir melhor aprendizado aos alunos e menos dores de cabeça na sua gestão, por exemplo. Professores responsáveis, que cumprem horário, são afetuosos com as crianças e principalmente gostam do que fazem, facilitam muito a vida de quem cuida da parte administrativa.
Portanto, na hora de contratar esses profissionais tente filtrar através de entrevistas se eles possuem este perfil. Não se esqueça que eles representam a escola e, no caso de atitudes inadequadas, os mesmos podem acarretar problemas sérios com pais e responsáveis.
Uma ótima alternativa e medida de segurança ao mesmo tempo é a utilização de câmeras de segurança. Assim, os pais podem acompanhar, via internet, o dia a dia de seus filhos e ter a certeza de que não ocorrem situações de maus tratos.
Algumas pessoas que já investiram neste segmento contam que o valor inicial aproximado é entre 90 e 200 mil reais. Este valor varia de acordo com a infraestrutura, terreno e outros fatores que possam elevar ou diminuir o resultado final.
Além do custo inicial para implementação existem os custos fixos ou os que aparecem sem avisar:
Os custos iniciais, fixos e esporádicos devem balizar o valor final que será cobrado nas mensalidades dos alunos. Ter o valor exato desses custos irá garantir que você não cobre abaixo do necessário e tenha prejuízos. Lembre-se também que o valor das mensalidades deve caber no bolso do seu público-alvo.
A Lei de Diretrizes de Base da Educação estabelece que o ensino infantil é de responsabilidade das prefeituras, desde que elas tenham organizado conselhos municipais de educação autônomos. Como ainda são poucas as cidades com essa estrutura de organização, os processos tendem a ser encaminhados às delegacias estaduais de ensino.
É necessário contar com um diretor habilitado em pedagogia e administração escolar, que responderá pelo projeto didático, calendários de atividades e programas dos cursos.
Além disso, ainda existem as diretrizes dos bombeiros, vigilância sanitária e normas da ABNT, que falam sobre segurança nos playgrounds, por exemplo. É necessário a utilização de pisos que absorvam impacto para reduzir os riscos de acidentes graves. O piso de borracha pode ser uma boa alternativa para conferir segurança e atender às exigências das normas estabelecidas. Veja neste outro conteúdo tudo sobre pisos emborrachados.
Os itens aprendizado, segurança e diversão formam uma equação que deve ser equilibrada para trazer bons resultados. Por isso, mantenha sempre o foco e saiba quais são os seus objetivos. Assim, com certeza sua escola infantil será um sucesso.
Deixe um comentário!
1 Comentário