A segurança precisa ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade escolar: docentes, alunos, pais, encarregados de educação e demais funcionários.
Por isso é que toda escola precisa ter o seu próprio Plano de Emergência – um conjunto de medidas de autoproteção abrangentes do ciclo da Defesa Civil que começa desde a prevenção e planejamento até a atuação em caso de emergência.
Elaborar o próprio Plano de Emergência diminui a probabilidade de acidentes e limita suas conseqüências caso ocorram. Além disso, a medida também cria uma cultura de segurança, interiorizando nos envolvidos procedimentos e comportamentos necessários como medidas de prevenção.
A seguir, você entenderá um pouco mais como funciona um Plano de Emergência e de que forma integrar a temática da segurança ao Projeto Educativo da sua escola. A ideia é sensibilizar a todos os envolvidos, e contribuir para desenvolver um comportamento coletivo de segurança.
Se tiver dúvidas ou sugestões, coloque abaixo nos comentários. Boa leitura!
Um Plano de Emergência tem por objetivo a preparação e a organização dos meios próprios do estabelecimento de educação e ensino em caso de uma ocorrência.
O Plano de Emergência é uma medida fundamental para toda escola, uma vez que evita a perda de vidas humanas ou bens, aumenta da capacidade de resposta da instituição de ensino, e até mesmo previne traumas resultantes de uma situação de emergência. Confira a seguir algumas das razões pelas quais a elaboração de um Plano de prevenção é tão importante:
Confira também: Segurança na escola: veja 16 práticas para prevenir acidentes com crianças
Por todos esses motivos, um Plano de Emergência precisa ser norteado pelas seguintes características:
Simplicidade: ao ser elaborado de forma simples e concisa, será bem compreendido, evitando confusões e erros, por parte dos executantes.
Flexibilidade: um plano não pode ser rígido. Deve permitir a sua adaptação a situações não coincidentes com os cenários inicialmente previstos.
Dinamismo: Deve ser atualizado, em função do aprofundamento da análise de riscos e da evolução quantitativa e qualitativa, dos meios disponíveis.
Adequação: Deve estar adequada à realidade da instituição e aos meios existentes.
Precisão: Deve ser claro na atribuição de responsabilidades.
Segue abaixo alguns objetivos gerais para a elaboração de um Plano de prevenção:
Toda elaboração de um plano de emergência precisa contemplar estudos prévios. Estes estudos, em conjunto com a estrutura interna de segurança, constituem etapas sistematizadas e sequencialmente elaboradas, indispensáveis à sua operacionalidade em qualquer situação de emergência:
Se sua escola ainda não possui seu próprio Plano de Emergência, vale ficar atento às normas relativas ao tema. Segue em processo de aprovação um Projeto de Lei (PL-5283/2013) que visa a obrigatoriedade de plano de evacuação em escolas. Atualmente aguardando parecer do Relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), a lei pretende obrigar todas as escolas do País a terem plano de evacuação para situações de risco, como incêndios, iminentes ou já presentes.
Leia também sobre Conservação do patrimônio escolar: prepare sua escola para as chuvas
Enquanto o PL não é aprovado, as escolas podem elaborar seus planos e devem adotar algumas medidas de Manutenção preventiva, tanto na parte de infraestrutura quanto na comunicação de tais medidas:
Ter um Plano de Emergência é sinônimo de tranquilidade tanto para os envolvidos no dia a dia escolar quanto para os pais das crianças, que enxergam na instituição de ensino o devido preparo para lidar com situações que apresentam risco aos alunos e funcionários.
E sua escola, já elaborou seu Plano de Emergência? Compartilhe conosco sua experiência aqui nos comentários!
Deixe um comentário!
0 Comentários