normas de playground

Norma de playground: as regras para a manutenção e os cuidados necessários

 

A instalação de um playground onde as crianças possam brincar e se divertir, tanto em escolas como em condomínios, além de valorizar o local, influencia positivamente na convivência entre os pequenos e estimula o aprendizado.

Porém, na hora de realizar essa instalação, é importante estar atento às normas de playground definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A seguir, listamos alguns dos principais pontos que devem ser considerados para a instalação de um playground.

Manutenção Frequente

As normas de playground são bem específicas quanto ao material que deve ser usado nos brinquedos e pisos que compõem o local, além de estabelecer os cuidados que devem ser tomados com eles.

O material de fabricação dos brinquedos deve ser atóxico, seguro e com acabamento que proteja as crianças de superfícies afiadas ou agudas. As peças devem ser lubrificadas e soldadas sempre que preciso e os responsáveis devem checar a necessidade de repor parafusos, ligamentos, porcas e fechos. Além disso, deve haver um espaço mínimo de 1,30 m entre um brinquedo e outro.

O piso precisa ser resistente, amortecer impactos e estar sempre nivelado. Caso o playground possua caixa de areia, uma higienização especial deve ser dedicada a ela para evitar possíveis contaminações por fungos, bactérias e outros micro-organismos.

Para garantir que tudo isso esteja de acordo com as normas de playground, uma vistoria deve ser feita todos os dias por um profissional da escola ou, no caso de condomínios, pelo síndico ou por algum adulto responsável. Vistorias de responsabilidade técnica devem acontecer a cada seis meses para avaliar se as estruturas do local estão inteiramente de acordo com as exigências da ABNT.

Monitore as crianças

Crianças, no geral, não têm a mesma noção de perigo que os adultos e, por mais que o playground esteja de acordo com as regras de segurança, é possível que, ao pular ou correr, elas acabem caindo e se machucando. Por causa disso, as normas de playground estabelecem que haja sempre um adulto por perto para monitorá-las, evitar qualquer acidente e auxiliá-las caso alguma coisa aconteça.

Piso especial

O playground é o local onde as crianças gastam suas energias e, em meio a tantas atividades, é comum que ocorram quedas. Como dito anteriormente, as regras de playground exigem que o piso do local esteja sempre nivelado e na horizontal, além de ter superfície antiaderente e ser macio o suficiente para amortecer o impacto entre a criança e o chão. Dentre as opções, a mais indicada são os pisos de borracha modulares.

Em nosso site, você pode encontrar os melhores pisos emborrachados para playground.

Espaço adequado

De acordo com as normas de playground, o local onde o parque recreativo será instalado deve ser escolhido com bastante atenção. É importante que o ambiente tenha sua maior porção alocada na sombra, para evitar que as crianças sejam expostas excessivamente ao sol.

O ideal é que esteja próximo de árvores para que, além de fornecer a sombra necessária, as crianças possam estar em contato com a natureza. Caso isso não seja possível, existe a opção de revestir o ambiente com material que não absorva muito calor e ofereça a proteção necessária contra os raios solares.

Escolha fornecedores de confiança

Bons fornecedores oferecem materiais de qualidade e longa duração, além de contar com uma equipe de profissionais preparada para realizar a instalação e a manutenção dos brinquedos e pisos de acordo com as regras estabelecidas pela ABNT para playground.

Em nosso site, você encontra uma ampla gama de opções para escolher o piso adequado para a instalação de um playground em sua escola ou condomínio. Solicite um orçamento!

 

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR