O melhor piso para academia: descubra qual o tipo ideal para cada ambiente

Ao optar pelo material certo, você garante a segurança dos alunos e durabilidade do seu piso

Um bom gestor está constantemente atento à manutenção dos equipamentos de sua academia ou de seu centro esportivo. Mas quando o assunto é escolher o melhor piso para academia, ele precisa estar atento também à finalidade do ambiente em que pretende instalar o novo piso.

Isso porque um estabelecimento como uma academia, conta com áreas com necessidades muito diferentes. Podemos listar como exemplos: há pisos que estarão mais expostos ao impacto, outros sofreram com muita circulação, e ainda,ambientes molhados.

Neste contexto, é preciso levar em conta quesitos como segurança dos clientes, capacidade de amortecimento, conforto e resistência do material.

A facilidade na manutenção e limpeza também são  características a serem consideradas. A seguir, você verá algumas dicas para escolher o piso certo para cada ambiente da sua academia. Neste texto, vamos falar das opções mais recomendadas pelos especialistas.

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-as logo mais abaixo, na área de comentários. Boa leitura!

Melhor piso para academia: como escolher?

Ginástica, musculação, natação, lutas, dança… O espectro de atuação das academias pode variar bastante de acordo com seu tamanho e proposta.

No entanto, para qualquer atividade que se deseje oferecer dentro desses ambientes, é imprescindível a escolha do melhor piso para academia, adequado para cada finalidade. 

E não é só das salas destinadas às atividades que estamos falando. Há também que se considerar ambientes como vestiários e áreas molhadas, corredores e demais ambientes de circulação.

Todas requerem também atenção especial não apenas pela segurança dos clientes, como também por fatores como durabilidade e estética.

Pensando nisso, listamos aqui as melhores opções para cada tipo de atividade e por que escolher cada uma delas.

  • Piso na área de musculação: o piso mais indicado para esta área da academia é, sem dúvidas, o modelo de piso emborrachado. Isso porque a sala de musculação sofre constantemente com o impacto dos pesos. Nesta parte há também frequentes mudanças de posição de equipamentos para adequar a academia ao volume de alunos. Quanto mais espesso, maior a capacidade de amortecimento de impacto e redução de ruído. Procure pelos modelos que são fabricados com material atóxico e antiderrapante, ideal para essa área.
  • Piso na sala de ginástica: Neste ambiente, o mais importante é que o piso seja antiderrapante e que absorva o impacto durante os exercícios aeróbicos. Desta maneira, evita-se que os alunos caiam e se machuquem. Pisos emborrachados atendem bem a este requisito por amortecerem as quedas. Outro fator de destaque deste material: os pisos da Barcelona superfícies, por exemplo, é a durabilidade, duram até 10 anos. Uma outra boa opção para este espaço seria o piso vinílico.
  • Piso na sala de dança ou Yoga: Se sua sala for voltada para atividades como dança ou yoga ou pilates, é recomendado o uso de pisos mais quentes. Uma boa alternativa nesses casos é a madeira ou o laminado, que torna o ambiente mais aconchegante.
  • Piso na sala de luta: Os bons e velhos tatames são os mais recomendados, com exceção para os casos de capoeira ou boxe. Nesses casos, um piso mais similar ao das aulas de ginástica é a melhor opção.
  • Piso na área da piscina e nos vestiários: Aqui o fundamental é o uso de pisos  antiderrapantes para evitar quedas, além da facilidade na limpeza. Nesses casos, higiene e a boa estética são desejáveis. Dentro da piscina, é também aconselhável o uso de azulejos antiderrapantes.
  • Piso em outras áreas comuns: Pode-se utilizar qualquer opção durável e de fácil manutenção. Aposte na durabilidade, já que uma vez inaugurada, sua academia não fechará para reforma tão cedo. Os vinílicos em taco ou laminados de boa qualidade são uma ótima opção. Os revestimentos mais neutros lhe permitirão trabalhar melhor as cores e texturas nas paredes e demais elementos de decoração.

Outros fatores para acertar no piso para academia

Como você pôde constatar, não existe um único melhor piso para academia. Tudo vai depender de cada tipo de ambiente, da atividade e do público que irá frequentar a sua academia. Entretanto, sempre vale atentar para fatores que são também significativos para acertar na sua escolha. Confira a seguir:

  • Manutenção: É fundamental por dois motivos: o primeiro porque academias são locais de grande circulação, então o chão deve ser de um material fácil de limpar. Em segundo lugar porque mudança de layouts em academias são muito comuns. Deste modo, ele não ficará com muitas marcas durante uma inversão de posições.
  • Estética: quem gosta de uma academia feia? O ambiente para os alunos precisa ser acolhedor e motivá-los. Portanto, uma vez que tenha determinado o melhor material para os ambientes, procure investir um tempo a mais escolhendo aquele com o visual que o tornará mais convidativo. Peça ajuda de um arquiteto nesta missão, se for o caso.
  • Segurança. É o fator fundamental a ser considerado, seja qual for o ambiente da academia. Ambientes molhados devem receber pisos antiderrapantes. Em locais com atividades infantis, além de antiderrapantes, os pisos não podem ser ásperos. Na área de pesos livres da musculação, o piso deve conseguir absorver o impacto.

Na busca pelo melhor piso para academia, vale sempre procurar empresas especializadas neste fornecimento. Um bom arquiteto, antenado com as opções do mercado, será seu melhor aliado. Ele te ajudará a fazer uma escolha coerente, com bom custo x benefício e ao mesmo tempo econômica.

Por fim, tenha como norte o compromisso com o bem-estar de seus alunos durante as atividades físicas. É este cuidado que vai diferenciá-lo frente à sua clientela, e dar mais credibilidade ao seu negócio.

Tem dicas sobre piso para academias? Compartilhe-as conosco aqui nos comentários!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR