montar uma academia

Guia definitivo para montar uma academia de sucesso

O planejamento é a chave para uma academia atrair alunos, conquistar o mercado e ser bem-sucedida

Para montar uma academia de sucesso, uma série de aspectos essenciais precisam ser levados em conta pelo empreendedor. O principal deles envolve estar atento e preparado para todos os detalhes que permeiam seu bom funcionamento.

Elaborar um plano de negócios completo pode ser um bom começo. É através deste recurso básico que o empresário poderá obter as respostas para as perguntas antes de tornar realidade o seu futuro empreendimento.

Definir quais os serviços a serem oferecidos, modelos de operação, formato e muitas outras definições entram já nesta etapa.

Além dessas informações, o gestor verdadeiramente preparado para montar uma academia de sucesso irá simultaneamente realizar estudos de mercado. Estes o permitirão entender melhor sua concorrência, os potenciais clientes e fornecedores.

A seguir, você vai ler como colocar todos esses planos em prática e ter êxito em seus negócios. Confira a seguir o passo a passo e, tendo dúvidas ou sugestões, coloque abaixo nos comentários. Boa leitura!

Montar uma academia: vale a pena?

As academias deixaram de ser um espaço frequentado apenas por jovens em busca de esculpir seus corpos. Hoje, esses estabelecimentos atraem as mais diversas idades e classes sociais, pessoas em busca da melhora de qualidade de vida e saúde em geral.

Não por acaso, nos últimos anos, as academias se tornaram um negócio altamente rentável quando bem gerenciadas. Isso porque abrir uma academia implica em um cuidadoso planejamento envolvendo uma gama de informações imprescindíveis para o sucesso do empreendimento.

Antes de abrir uma academia é necessário criar um projeto para ela. Estudar cada detalhe, entender a fundo como irá funcionar e criar condições para que o projeto se torne uma realidade.

Estamos falando do Plano de negócios da academia, ou seja, um documento específico que descreve, de forma detalhada, todos os objetivos e metas de uma empresa e as ações necessárias para alcançá-los. Ele deve conter informações-chave como:

  • Qual é o público alvo;
  • Quais serviços que serão oferecidos;
  • O modelo de operação da academia;
  • As habilidades que os responsáveis devem ter;
  • O formato que a academia terá para os clientes.

Ou seja: antes de mais nada, durante a elaboração do plano, o empresário deverá contar com profissionais especializados. Pessoal que lide com contabilidade para academias, finanças e administração para se aprofundar no estudo sobre a viabilidade de seu novo negócio.

Só assim este empreendedor terá verdadeiramente condições de formular estratégias e estabelecer métodos de trabalho. Ele poderá direcionar melhor suas energias, e tomar as decisões mais acertadas para que o empreendimento se concretize.

Começando o Plano de Negócios para montar uma academia

Investimento, valores de venda, o ponto de equilíbrio e o retorno do investimento – eis quatro pilares para o empreendedor. A partir deles será possível elaborar seu Plano de Negócios e, assim, montar uma academia de sucesso.

Dentre cada pilar elegemos as referências  mais importantes e listamos 10 delas para você começar a elaborar seu plano:

1. Conheça o perfil dos clientes

Faça um levantamento específico sobre o público-alvo da sua academia. Estime os potenciais clientes, busque saber quem irá freqüentar a academia, onde esses frequentadores são encontrados hoje e como chegar até eles, influenciando sua decisão de participar da academia.

2. Escolha uma boa localização

A escolha da localização para montar uma academia deve levar em consideração a facilidade de acesso de carro, ônibus ou outros transportes públicos. Outros pontos importantes a serem considerados são a movimentação da rua, a proximidade com outros estabelecimentos comerciais e a segurança do local.

3. Determine como funcionarão as operações

O funcionamento das operações é um ponto importante do plano de negócios de uma academia. Determine como serão estruturadas e definidas as responsabilidades de cada sócio e dos colaboradores, assim como saiba em que cada colaborador deve ser treinado. Isso permitirá o funcionamento harmônico da empresa.

4. Liste custos e faça projeções de faturamento

O plano de negócios da academia deve ter um faturamento projetado. Este deve ser relacionado com os custos e, assim, se estabelece os valores que serão cobrados, comparando-os com os preços da concorrência. Deste modo, será possível fazer uma projeção se o investimento terá retorno lento ou rápido, além de poder analisar também alternativas para atender as sazonalidades.

5. Analise a concorrência

Verificar como a concorrência está atuando e quais são os diferenciais de cada uma é essencial no plano. Assim, você pode de fato apresentar algo que seja inédito e que possa realmente atrair a atenção dos potenciais clientes. Procure encontrar o seu diferencial que representa alguma vantagem em relação à concorrência.

6. Identificar bons fornecedores e equipamentos

Fase essencial da análise de mercado, a identificação dos potenciais fornecedores para a sua academia vai influenciar diretamente na qualidade dos serviços da sua academia. Escolhendo bem os equipamentos a serem utilizados nos treinamentos físicos dos seus alunos e até os alimentos que serão vendidos na cantina, você garante a satisfação e a segurança dos seus clientes.

7. Invista em um bom layout

O layout da academia está intimamente ligado com o conforto e a segurança dos seus alunos no dia a dia. Por isso, ele deve ser bem planejado, levando em consideração a quantidade e a melhor disposição dos equipamentos. Além disso, também deve considerar a quantidade de alunos que o local deve receber, respeitando os desejos do público-alvo que você deseja atender.

8. Monte os pacotes de serviços pensando no cliente

Para resolver esta questão, é preciso entender as necessidades dos clientes que serão atendidos. Descubra se o que pretende ofertar condiz com as expectativas e necessidades do seu público-alvo. Um estudo do mercado pode ajudar a definir os melhores pacotes e serviços para a academia, analisando concorrentes e clientes em potencial.

9. Divulgação

O plano de marketing é uma das peças mais importantes do plano de negócios. É ele que vai descrever a forma como serão vendidos os serviços oferecidos pela sua academia. Outro ponto que ele deve contemplar são as mídias que serão utilizadas para a atração dos alunos. Essas estratégias são essenciais na conquista de clientes, na expansão e na consolidação de uma marca. Portanto, ela deverá ser constantemente analisada e revisitada, se necessário.

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