Motivação para os professores

Motivação para os professores: estratégias para combater o desânimo

Confira algumas estratégias que funcionam como poderosos instrumentos de motivação para os professores.

Nem sempre motivar os professores é algo tão simples. Isso porque, todos os dias, eles precisam lidar com vários desafios, além das suas questões pessoais, que podem aumentar o desânimo e dificultar essa missão para os gestores.

Como exemplos, podemos citar: alunos sem educação, cansaço, pais negligentes, baixa remuneração, instituições inflexíveis e daí por diante. Diante de todas essas circunstâncias, como fazer com que os professores se mantenham motivados? Quais iniciativas o gestor pode tomar para que o corpo docente continue fazendo a diferença nas vidas das crianças e desenvolvendo cidadãos?

Motivar professores para entrarem em sala de aula e ensinarem seus alunos com comprometimento é investir no futuro. Não só da instituição de ensino, mas também do Brasil. Por isso, a seguir listamos algumas ações que podem ser auxiliar neste processo.

Se você é gestor ou diretor de escola e sente que precisa melhorar a motivação dos professores da sua instituição, confira a seguir o nosso artigo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, coloque abaixo nos comentários.

Boa leitura!

Motivação para os professores: como garantir

Não há como negar: existem frustrações comuns a todas as profissões capazes de levar qualquer colaborador ao desânimo. Com os professores, não poderia ser diferente. Diariamente, eles precisam superar desafios que podem ser dos mais simples até os mais cansativos.

Sem dúvida, os desafios de ser um educador em nosso país são inúmeros. Principalmente se considerarmos que muitos recebem muito menos reconhecimento e valorização do que merecem.

Mas existem estratégias que você pode começar a adotar como poderosos instrumentos de motivação para os professores. Não só profissional, como também pessoal. Afinal, professores precisam ter a capacidade de motivar e transmitir segurança aos alunos, estimulando o interesse pela aprendizagem.

A seguir, você confere algumas dicas-chaves para ajudar seus professores a se manterem motivados e  continuarem firmes em sua jornada pela educação.

Forneça boa infraestrutura

Às vezes problemas com a falta de manutenção da infraestrutura da escola podem tirar a atenção do professor na aula. Uma luz queimada ou um quadro branco danificado, por exemplo, podem ser fatores de desmotivação.

Lecionar em uma estrutura precária é muito desestimulante. Uma boa condição facilita o trabalho do professor, que deve ter como foco o ensinar. Mas, para que isso aconteça da melhor forma, a escola precisa dar as ferramentas necessárias e uma boa estrutura física.

Problemas oriundos de má manutenção causam perda de tempo e preocupações. Por consequência, o aprendizado dos alunos é prejudicado. Oferecer suporte tecnológico apropriado, com computadores, projetores e lousas modernas é também enriquecedor tanto para a experiência do professor quanto dos alunos, que ficam mais engajados na aula.

Monte um plano de carreira para os professores

Em sua grande maioria, no Brasil, os professores são mal remunerados. Por causa dos baixos salários, sentem-se pouco reconhecidos e muito desmotivados. Esse também é o motivo pelo qual muitos têm de procurar outras escolas para darem aula e complementarem suas rendas. Sabemos também que funcionário motivado significa funcionário produtivo.

Assim, para que o corpo docente esteja sempre entusiasmado, ofereça um plano de carreira além de bons salários. Em conjunto com a coordenação pedagógica, a gestão da escola pode montar um organograma de cargos e remunerações.

Leia também o artigo Educação de qualidade: como garantir uma e se destacar no mercado?

Mantenha um diálogo aberto com os professores

Clareza e transparência ao se comunicar com os educadores é determinante para um ambiente de trabalho saudável. Não há quem não goste de trabalhar em um lugar com uma atmosfera agradável! Ofereça isso aos professores, estimule a interação entre o corpo docente e a equipe gestora. Reuniões pedagógicas são uma ótima ocasião para que esses momentos de descontração sejam criados. Colegas de trabalho que se relacionam bem uns com os outros tendem a ser mais motivados ao exercerem suas funções.

Além disso, a administração precisa constantemente fornecer feedbacks aos professores. Destaque os pontos positivos e exponha as metas e prazos para a entrega dos resultados, vale também incentivar que eles criem metas para si.

Conheça os principais problemas dos professores em sala de aula

A responsabilidade em ensinar deve compreender a singularidade de cada indivíduo. Portanto, a instituição de ensino precisa entender as necessidades em aula não só do aluno quanto do professor. Mapeando suas carências intelectuais, emocionais, sociais, culturais e físicas, a escola poderá desenvolver um planejamento pedagógico mais assertivo.

Ofereça formação contínua para os professores

A profissão de educador tem modificado muito nos últimos tempos. O progresso tecnológico propicia amplo acesso à informação e faz com que os alunos possam trazer informações para a sala de aula. Muitas delas, nem mesmo os professores conhecem. Daí a necessidade de se investir constantemente na capacitação e atualização profissional do corpo docente. Ela precisa estar preparada lidar com os desafios da educação moderna.

Afinal, até mesmo os professores mais experientes terão novos conhecimentos para adquirir. Cursos, eventos e palestras são exemplos de ações que podem ser consideradas para o ambiente de trabalho. Uma boa ideia também é fazer parcerias com outras instituições para ajudar na parte financeira dessa qualificação.

Conclusão

Neste artigo, mostramos as maneiras como você pode gerar mais motivação para os professores. Você também viu como uma escola pode fazer a diferença no dia a dia de um professor. Assim, entendeu a melhor maneira para que se sintam valorizados e incentivados a serem protagonistas do processo pedagógico que lecionam.

São sugestões simples, porém aplicáveis a qualquer instituição de ensino com o propósito de formar uma comunidade escolar saudável, frutífera e sustentável.

E você, tem alguma dúvida ou sugestão para melhorar a motivação dos professores? Compartilhe conosco!

GESTAO DEMOCRATICA

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR