Férias escolares: o que fazer com a escola vazia

Você sabia que as Férias são a ocasião perfeita para colocar em prática algumas ações que seriam impossíveis durante a época das aulas?

Existe um período do ano escolar especialmente propício para fazer balanços, rever estratégias e realizar melhorias na estrutura da escola, e esse período é nada menos que as tão aguardadas Férias Escolares!

Seja ao fim de um longo ano ou mesmo no recesso de meio de ano. Os gestores de escola têm sempre esta oportunidade de usar o tempo vago da escola para planejar o restante do ano letivo.

São indispensáveis para o descanso dos profissionais de educação, dos gestores da escola e dos alunos. Entretanto, as férias são também a ocasião ideal para realizar, por exemplo, cursos de formação e reformas no ambiente escolar.

Mas, o que mais pode ser feito durante as férias escolares para maximizar o desempenho futuro da escola e tirar o máximo proveito do tempo e da disponibilidade temporária de espaço?

A seguir, você verá algumas sugestões de atividades ideais para realizar durante este período do ano. Elas vão ajudá-lo a organizar as tarefas de forma que, quando as aulas voltarem, tudo já esteja em perfeita ordem!

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-as abaixo, nos comentários. Boa leitura!

Férias Escolares: hora de reorganizar a casa!

O período de Férias escolares é uma ocasião perfeita para colocar em prática algumas ações que seriam impossíveis se fossem feitas durante a época das aulas. Isso porque, com a escola repleta de alunos, o dia a dia dos colaboradores precisa estar 100% adaptado às rotinas de aulas e às atividades dos alunos.

Com a escola vazia fica muito mais fácil trabalhar a manutenção do patrimônio escolar, por exemplo. Essa manutenção programada também colabora para que a estrutura da escola seja conservado da melhor maneira possível. Por isso, cabe à equipe gestora organizar um cronograma para que esses serviços aconteçam periodicamente.

A seguir, você confere mais ações essenciais que são ideais para realizar em sua escola dentro do período das Férias Escolares. Vamos a elas:

Alinhamento do Planejamento orçamentário e administrativo e implementação de acertos necessários

Esta é a hora certa para preparar balanços, projeções de gastos e receitas do ano passado e do próximo. Decisões sobre investimentos e expansões devem ser tomadas a partir desses estudos. De modo que a escola mantenha uma boa saúde financeira. Este também é o momento para dar atenção às burocracias da escola, verificar a documentação da secretaria, checar se as vistorias de segurança e o plano de emergência estão em dia.

Do ponto de vista pedagógico, é nessa fase também que se aconselha a fazer a montagem das turmas. Com a renovação do quadro de alunos, além da montagem do calendário escolar com a organização de horários de aulas e a rotina cotidiana da instituição. Outro ponto que pode ser trabalhado pelos gestores é a avaliação dos quadros de funcionários da escola. Processos seletivos e contratações são normalmente feitos nesse momento. Para que não haja qualquer prejuízo para as atividades educacionais ao longo do ano letivo.

Reformas

Barulho de marreta, poeira de obra, interdição de espaços, sujeira, falta de água e luz. Estes são apenas alguns dos inconvenientes de uma obra que, definitivamente, são incompatíveis com o período de aulas.

Fazer orçamentos previamente e agendar os serviços é essencial. Por este motivo, gestores precisam ter um diagnóstico claro da manutenção necessária às estruturas físicas da escola. O ideal, é que isto aconteça antes do início das férias, para que o plano seja colocado em prática durante o período.

É importante que os gestores programem e cumpram a ordem e os prazos de execução dos reparos nas férias. Quando não haverá riscos de distúrbio à aprendizagem dos alunos. Não há tempo a perder, já que os alunos não poderão frequentar classes com problemas no piso, cheiro de tinta molhada ou de veneno de dedetização.

Cursos de capacitação

Cursos de capacitação de férias costumam beneficiar não apenas o profissional escolhido para cursá-lo, mas toda a equipe. Já que refresca as práticas e estimula a criatividade com inspirações trazidas de fora da escola. Cada vez mais comuns, os cursos de capacitação de férias são uma opção extremamente vantajosa. Possibilitando que as escolas apostem na formação de seus profissionais sem atrapalhar o planejamento das aulas.

De curta duração e de baixo custo, esses cursos aprimoram as habilidades dos funcionários. Oferecendo formação intensiva em áreas como gestão, direito e pedagogia. A oportunidade é única, porque aproveita um período livre do profissional. Neste período ele poderá se dedicar inteiramente ao seu aprendizado. Além de evitar que ele se ausente de sua rotina de trabalho durante o período letivo.

Descanso

Descansar é imprescindível tanto para alunos quanto professores e demais profissionais da educação. Esse intervalo para o cérebro o prepara para absorver toda a carga de informação que virá ao longo do período letivo.

Por isso, se a sua escola oferecerá uma programação de férias para os alunos, é vital ter em mente a importância do descanso e apostar em atividades lúdicas, ao ar livre, que estimulem a criatividade e não exijam demais da capacidade intelectual, ou que desgastem os professores com uma rotina semelhante àquela dos períodos letivos. A pressão, cobranças, prazos e estresse típicos do processo de aprendizagem convenciona precisam ser reduzidos.

Brincadeiras no parque, exploração da natureza em equipes, piqueniques, visitas ao zoológico, jogos, atividades manuais e artísticas, contação de histórias, experiências no laboratório, práticas que são frequentemente negligenciadas durante o período letivo por falta de tempo, são as melhores opções para o recesso. Elas ainda trazem diversos benefícios pedagógicos adicionais. Que seriam a retirada das crianças da frente da televisão, da tela do computador ou do videogame!

Leia também: Como avaliar o Ano Letivo? O passo a passo para fazer seu balanço pedagógico

GESTAO DEMOCRATICA

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente