Como avaliar o Ano Letivo? O passo a passo para fazer seu balanço pedagógico

Com a chegada do fim de um Ano Letivo, chega também o momento de refletir sobre todo o conteúdo, o planejamento e a estratégia de ensino oferecidos aos alunos durante todo o período.

Este exercício de “voltar no tempo” é um ótimo recurso para reavaliar as ações tomadas no ano escolar: É justamente por meio dele que nos damos conta das coisas que passaram em branco, ou que poderiam ser feitas a diferente

Nesse momento, é também interessante realçar a importância dos professores, que são a ponte entre os alunos e o conhecimento. Por este motivo, é muito comum que as escolas acionem suas equipes para fazer o balanço dos prós e contras observados na metodologia de ensino.

Mas como se faz um balanço do Ano Letivo proveitoso e verdadeiramente útil para o ano seguinte? De que maneira posso envolver meu corpo docente nesta grande avaliação? Que pontos analisar e qual a melhor forma de fazê-lo?

A seguir, vamos responder a estas e outras perguntas a respeito deste tema tão importante para a melhoria contínua do ensino da sua escola.

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários a seguir. Boa leitura!

Ano Letivo: como e por que avaliar resultados?

O fim de um longo e cansativo Ano Letivo é, sem dúvidas, um momento muito esperado por toda comunidade escolar. Porém, embora possa significar sinônimo de descanso à primeira vista, este é também o melhor momento para avaliar a prática pedagógica. Além de definir novas diretrizes para o ano seguinte!

Para você ter uma ideia, o trabalho de balanço do ano letivo se tornou tão importante que, desde 2007, a Inspeção Geral de Educação e Ciência publica anualmente um relatório que acompanha várias atividades e cria estatísticas a fim de melhorar o nível da educação oferecido nas escolas do Brasil.

Com base no balanço anual do ano letivo feito pelas escolas, muitos dados importantes foram levantados pelo órgão, como por exemplo:

  • Nem todas as escolas ofereciam refeição para os alunos;
  • Nem todas os jardins de infância ofereciam atividades até o horário das 17h30;
  • Em 10% dos estabelecimentos não havia trabalho de enriquecimento de currículo;
  • As horas-extras dos professores não eram computadas em muitos estabelecimentos.

Essas e muitas outras questões foram levantadas graças aos balanços de ano letivo de várias instituições de ensino. Assim, a importância desta prática na área de educação é fundamental!

A boa manutenção de um ensino de qualidade favorece também a comunidade que sua escola atende. E, além dela, influencia e incentiva positivamente outras instituições de ensino.

Balanço do Ano Letivo: como e quando fazer?

Como falamos acima, os meses de férias escolares são ótimos para se fazer um balanço  do Ano Letivo e verificar qual o plano estratégico para o próximo ano escolar, analisando os prós e contras do planejamento elaborado para o ano que passou.

Um bom exercício é questionar o resultado de cada aspecto do seu trabalho, desde aquele projeto ao qual você dedicou muitas horas de pesquisa até a capacidade de administrar o tempo para dar conta de tudo.

O mais importante para ter em mente é a consciência do que você pode mudar para melhorar no ano seguinte.

Nesse momento, muitos questionamentos são feitos e pesados na balança com relação ao ano corrente na forma de uma grande avaliação, como por exemplo:

  • Se cada segmento foi bem atendido
  • Se o plano de alfabetização foi seguido à risca
  • Se houve um correto tratamento para com alunos especiais
  • Se houve amadurecimento por parte das turmas para a escrita, raciocínio lógico, leitura e interpretação, produção, etc
  • Se a organização das turmas foi bem elaborada
  • Se os alunos absorveram e aprenderam o conteúdo ensinado
  • Se a metodologia aplicada pelo professor foi um bom recurso para os alunos

É claro que, ao final de um ano letivo, cada profissional tem sua própria carga de responsabilidade, seja ele parte da diretoria, da secretaria ou do corpo docente.

Entre as principais tarefas da diretoria, por exemplo, está buscar ferramentas que possam auxiliar no processo de gestão escolar, atualizar arquivos e diários de classe e planejar as aulas de recuperação.

Neste contexto, as ferramentas de gestão escolar online são de grande ajuda para a organização do Ano Letivo. As mais conhecidas são: Sponte, Sistema Galileu, Sistema de Gestão Escolar on Line, Gennera, WPensar, ETutore, entre outros.

Reuniões pedagógicas: quais assuntos debater?

Cabe ressaltar que, embora a tecnologia seja um importante aliado no levantamento dos dados, é fundamental que se realize reuniões pedagógicas. O objetivo pode ser avaliar a aprendizagem, traçar novos desafios e, é claro, discutir a elaboração do próximo ano Ano Letivo.

Estas reuniões podem ter como pauta os seguintes temas:

  • Estudo comparativo dos trabalhos estudantis: observação das melhorias de desempenho dos alunos através da didática oferecida pela professor;
  • Organização dos índices de alfabetização: análise do processo de escrita e tabulação do processo de aprendizagem de cada aluno;
  • Ouvir e entender as demandas e sugestões dos professores.
  • Análise do rendimento de turmas e disciplinas; análise dos conteúdos oferecidos pela escola;
  • Organização das turmas para o próximo Ano Letivo; identificação dos alunos carentes de maior aprendizagem;
  • Organização das reuniões dos pais, focada em fazê-los perceber o quanto sua participação é importante no desenvolvimento de seus filhos, em relação à educação.
  • Organização do calendário escolar, incluindo as datas festivas e ligadas à nossa cultura para a promoção de eventos na escola.

Há portanto sempre muito a construir em uma instituição de ensino durante o encerramento do ano letivo por parte de toda a equipe de educadores.

Com planejamento e organização, porém, é perfeitamente possível tornar essas tarefas menos árduas e tirar delas ideias que facilitarão o trabalho no próximo ano. Assim, todos podem curtir suas merecidas férias com a cabeça tranquila e a maravilhosa sensação de dever cumprido!

Se você já fez um balanço de Ano Letivo em sua escola, e obteve bons e reais resultados, não deixe de compartilhar com a gente!

GESTAO DEMOCRATICA

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR