nbr_16071

Como a NBR 16071 garante a segurança das crianças no Playground?

 

Você sabia que existem normas que regulamentam a instalação e a manutenção de playgrounds em todo o país? A NBR 16071 determina uma série de regras relacionadas aos parques para os pequenos a fim de torná-los um lugar adequado para eles. Veja como a norma garante a segurança das crianças nessas áreas de lazer.

O que é a NBR 16071?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país ao fornecer insumos para o desenvolvimento da tecnologia, além de garantir padronização, qualidade e certificação de tudo o que é produzido no Brasil.

Para isso, a ABNT possui as Normas Brasileiras (NBR), que estabelecem diversos parâmetros e requisitos para a criação, instalação e/ou fabricação em território nacional. Entre elas, está a NBR 16071, cujo texto define os termos utilizados para playgrounds e outras áreas de uso comum.

A NBR 16071 foi criada em 2012, mas vigora no Brasil desde julho de 2013, e estabelece diversos requisitos de segurança para playgrounds e áreas para lazer infantil. Isso inclui a instalação, manutenção, inspeção e utilização de todos os equipamentos, projetos, brinquedos e pisos presentes nos parquinhos.

Você pode adequar o seu playground de acordo com as normas. Solicite agora mesmo um orçamento!

Os principais pontos da NBR 16071

A NBR 16071 foi elaborada com o objetivo de criar diretrizes a fim de minimizar os riscos de acidentes em playgrounds. Para isso, todos os projetos desenvolvidos para esse tipo de área devem levar em consideração as ameaças de lesão corporal de quem utiliza o local, ou seja, as crianças.

Um dos principais pontos da NBR 16071 leva em consideração a questão do piso. O playground não deve ser colocado sobre asfalto, concreto ou superfícies finas. Já a grama natural possui ressalvas por conta do desgaste. Por isso, há uma regulamentação quanto a caixas de areia, grama sintética sobre borracha amortecedora e pisos emborrachados.

O tipo de material dos brinquedos também merece atenção por conta da qualidade e do tipo utilizado. Objetos de madeira, por exemplo, não são indicados para regiões úmidas, assim como brinquedos de plástico podem aquecer demais se expostos ao sol constante.

O design dos brinquedos e de todo o playground em geral é outro aspecto essencial, já que ele deve ser elaborado para garantir a movimentação e a ergonomia das crianças, sem criar dificuldades ou empecilhos que possam, inclusive, gerar acidentes e outros problemas.

Como a NBR 16071 garante a segurança das crianças?

A NBR 16071 é essencial para garantir a segurança das crianças, já que todas as especificações presentes em seu texto foram elaboradas a fim de oferecer um ambiente adequado para os pequenos em diversos pontos (qualidade, conforto, ergonomia), mas seguro o suficiente para evitar acidentes.

Para isso, a NBR 16071 leva em conta todos os aspectos que possam causar acidentes (especialmente pontos móveis e fixos) e as possíveis lesões, como beliscos, esmagamento, arranhões e aprisionamento. Dessa forma, as crianças podem se divertir livremente sem riscos à sua integridade física.

Para adequar o piso do seu Playground de acordo com a NBR 16071, entre em contato e solicite um orçamento com a gente. Temos o que há de melhor e mais seguro em relação à pisos!

 

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR