sistema de gestão escolar

7 sistemas de gestão escolar que vão tornar sua escola mais eficiente

Precisando otimizar os processos na sua escola? Conheça os 7 melhores sistemas de gestão escolar para te ajudar nesta missão!

Já parou para pensar na quantidade de dados armazenados todos os dias por todos os setores de cada instituição de ensino? Em termos funcionais, toda escola possui uma série de necessidades que precisam ser devidamente supridas para uma gestão eficiente, otimizada e, é claro, organizada.

Se tempos atrás, estes estabelecimentos de ensino precisavam dispor de um enorme espaço físico para armazenar tantas informações de maneira adequada, atualmente, graças à tecnologia, esta realidade mudou – e muito!

Hoje, já é possível encontrar no mercado diversas opções de softwares de gestão escolar capazes de integrar de maneira eficaz os setores acadêmicos, pedagógicos, administrativos e financeiros em um só lugar.

Com todas as informações pertinentes concentradas em um único sistema online, fica mais fácil traçar estratégias que vão favorecer o sucesso de sua escola.

Quer saber quais são estes sistemas de gestão escolar? Então confira a seguir nossa seleção e os principais benefícios para o dia a dia de todos os envolvidos.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, coloque a seguir nos comentários.

Boa leitura!

O que é um sistema de educação escolar?

O conceito de gestão escolar diz respeito ao gerenciamento e administração de uma determinada instituição de maneira eficiente. Um software de gestão escolar é na prática, um sistema que permite o controle e a integração de todos processos da escola: financeiro, contábil, recebimento, retenção entre outras tarefas que são indispensáveis para a coordenação escolar.

Uma pesquisa de 2015 realizada pela Fundação Lemann mostrou que os educadores se queixam da baixa adesão ao uso de tecnologias que melhorem o desempenho de todos em sala de aula. Ou seja: a falta de recursos tecnológicos pode colaborar com o baixo rendimento de alunos e professores, passando também pela equipe de áreas estratégicas da escola, como a secretaria ou o departamento financeiro.

No caso específico dos educadores, a pesquisa apontou que eles ainda perdem muito tempo executando tarefas manuais.

É aí que entra o principal benefício de um sistema de gestão escolar: com ele, se pode organizar todas as áreas e aspectos determinantes para que o processo fim – a educação – aconteça de forma eficaz, garantindo seu objetivo principal, que é a aprendizagem efetiva dos alunos.

A seguir, listamos 7 excelentes sistemas de gestão escolar online que podem ser um diferencial e tanto na administração da sua escola. Confira!

1. Sponte

Este é um dos maiores sistemas de gestão escolar do Brasil, com mais de 4.500 escolas já atendidas. O sistema é online e atualmente é também um dos mais completos, já que oferece gestão de escolas multiplataformas, 100% na nuvem e um sistema pronto para tablets e smartphones.

Além disso, esta plataforma também oferecem sistemas direcionados para diferentes segmentos de educação que vão desde a educação básica até cursos de faculdade e pós-graduação. Seus planos planos mensais também são interessantes, montados de acordo com a necessidade de acessos simultâneos.

2. Sistema Galileu

Mais uma solução 100% online na qual não é necessária a instalação de nenhum software ou equipamento nas máquinas de sua escola. Ou seja: dá para administrar sua instituição de ensino de qualquer lugar e horário, sendo necessária uma simples conexão com a internet.

Outro diferencial está na renovação do contrato com o sistema, que se dá a cada 30 dias. Isso significa que o contratante tem mais flexibilidade e não fica preso à obrigatoriedade de pagar multas por rescisão.

3. Gennera

Este sistema de gestão educacional online utiliza as mais modernas ferramentas para realizar as operações de backup, que é realizado automaticamente, de hora em hora, por um autoloader (robô de backup).

Ele apresenta também ferramentas que facilitam tanto a parte administrativa quanto a pedagógica da escola, inclusive através de seus aplicativos que podem ser baixados para iOS e Android.

Sua configuração é fácil, permitindo que se inicie a matrícula, além do cadastramento de professores e disciplinas.

4. WPensar

É um dos sistemas mais completos de gestão escolar do país, e foi desenvolvido com a ajuda de gestores escolares.

Atende aos mais diversos segmentos de educação e possui um pacote de serviços bem abrangente, que atendem bem a todas as necessidades financeiras, acadêmicas e pedagógicas de uma instituição de ensino.

Entre seus serviços, estão a emissão de boletos, controle de frequência, controle de matrículas, emissão de boletins e acompanhamento do desempenho de alunos e professores.

5. Etutore

Oferece um bom pacote de serviços por um preço bastante viável. Suas diversas ferramentas facilitam tanto a gestão financeira como a coordenação acadêmica de uma escola.

Também oferece serviços como controle de frequência, atividades online, relatórios diversos, controle de avaliação e notas, além da possibilidade de envio de testes e outros materiais de estudo. E o melhor: dá para acessar pelo celular!

6. Quality/Eduxe

Outra ferramenta de gestão escolar muito completa, que oferece acesso também por aplicativo. Nela, os pais, responsáveis e colaboradores poderão realizar consultas aos conteúdos, aulas, lições, 2ª via de boletos e muito mais.

Já os alunos podem usufruir de materiais de estudo para provas, preparação para exames e execução de exercícios on-line, todos disponibilizados pelos professores, que também podem planejar suas aulas com mais facilidade.

Leia também: sobre Captação de Alunos: você está fazendo da forma correta em sua escola?

7. Dksoft

Foi desenvolvido para a gestão de escolas profissionalizantes, de informática e de idiomas, e permite acompanhar recebimentos e pagamentos, registrar notas e frequências dos alunos, gerar recibos, declarações, contratos e certificados, e outros diversos relatórios analíticos para acompanhar os resultados da escola e oferecer uma visão geral da parte administrativa e acadêmica.

Um diferencial é a ferramenta adicional que permite o envio de mensagens SMS e a consulta de dados on-line para pais e alunos e sócios e proprietários e controle de acesso aos terminais de aula.

Conclusão

Um sistema de gestão escolar é a melhor maneira de garantir que a sua instituição de ensino trabalhe de maneira organizada e verdadeiramente eficiente.

As melhores escolas precisam trabalhar de maneira otimizada para que se destaquem em relação à concorrência através da melhora na captação de alunos. Elas também vão ajudá-lo a reduzir a inadimplência, controlar melhor o fluxo de caixa e economizar tempo em todas as tarefas da secretaria.

Se este post foi útil para você, deixe sua opinião nos comentários!

GESTAO DEMOCRATICA

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR