Como abrir uma creche de sucesso (parte 2)

Uma boa creche começa com uma boa gestão. Saiba os principais pontos que farão da sua instituição uma referência em educação nesse segundo artigo sobre o assunto. O primeiro você pode ler aqui.

Descubra como abrir uma creche de sucesso e tudo o que ela precisa para se tornar o lugar ideal de desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos.

Deste modo, você vai fazer realmente a diferença na formação das futuras gerações.

A ciência já comprovou. Os primeiros 3 anos de vida são totalmente decisivos na formação das crianças. E cruciais para o desenvolvimento das suas aptidões.

Nada mais justificável que os pais estejam constantemente em busca de escolas ou creches que ofereçam as melhores condições de aprendizado.

Isso envolve não apenas uma estrutura direcionada por uma filosofia pedagógica sólida. Como também tudo o que possa garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos pequenos durante o período escolar.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.

Boa leitura!

Como abrir uma creche que estimula o conhecimento

É ainda bastante comum acreditar-se que matricular o filho em uma creche, berçário ou escola com poucos anos de vida seja algo, de certa maneira, negativo. Mas não é isso o que dizem as pesquisas que comprovam a importância do convívio das crianças em ambiente escolar.

O mais recente estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acompanhou 6 mil crianças de 2 a 7 anos. Concluíram que aquelas que entraram na escola mais cedo tiveram resultados positivos e muito significativos no desenvolvimento emocional e da linguagem.

Ou seja: de acordo com os cientistas, por mais rica que a aprendizagem seja promovida em casa, com babá ou outros cuidadores, uma instituição de ensino traz benefícios ainda maiores.

Outro estudo, intitulado “O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem”, atesta que “o desenvolvimento integral na primeira infância é crucial, já que as experiências ocorridas nesta fase terão influência ao longo de toda a vida, seja na área da saúde, seja no seu bem-estar social, emocional e cognitivo”.

Portanto, limitar uma criança de 2 anos, por exemplo, uma plena fase de início da fala e locomoção é privá-la de explorar novas experiências justamente no momento em que o seu mundinho está se ampliando.

Em uma creche, as crianças desenvolvem seus campos sociais, físicos, motores, socioemocionais, além da sua própria linguagem. Convivendo com outras, a criança aprende a se socializar, a dividir brinquedos e a atenção dos adultos, se depara com diferentes situações e desafios, e até tem maior contato com a natureza.

Atividades de uma creche

como abrir creche

Como abrir uma creche e suas atividades

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos de idade, as creches não tem como foco principal a escolarização das crianças em primeiro plano. A atenção, neste momento, será na desenvoltura das habilidades motoras e culturais. Entre as principais atividades oferecidas com este fim, estão as que estimulam:

  • A experimentação de objetos, texturas e brincadeiras
  • A linguagem oral e comunicação
  • A exploração do ambiente
  • A identidade e autonomia
  • A exploração artística e cultural
  • A linguagem musical e corporal

Além de focar nas atividades mais adequadas  para o desenvolvimento das crianças, uma creche precisa também de uma exemplar gestão da equipe pedagógica, a fim de implantar tais atividades com a devida excelência.

Por isso, os profissionais que atuam na creche e que têm contato com crianças precisam estar continuamente se aperfeiçoando. E recebendo treinamentos adequados e promovidos pela equipe gestora.

Eles precisam ter conhecimento da atividade, criatividade, paciência e habilidade no trato com os pequenos. Além de saber lidar com os pais, informando sobre o desenvolvimento dos filhos, ouvindo e respondendo de forma equilibrada quando interpelados a respeito das crianças.

Certamente, se dirigida por pessoas competentes e comprometidas com a qualidade dos serviços, a instituição estará oferecendo o melhor para as crianças e contribuindo para o futuro da sociedade.

Equipe profissional de uma creche

Quem quer saber como abrir uma creche que seja referência no seu campo de atuação precisa contar com profissionais qualificados e em número suficiente de acordo com a dimensão da mesma.

Segundo o art. 62 da LDB, a direção da instituição de educação Infantil deve ser exercida por “profissional formado em Curso Normal Superior para o Magistério em Educação Infantil ou em nível de Pós-Graduação em educação”.

Portanto, é obrigatório que a direção das creches seja feita por profissionais técnicos na área de educação, assessorados por uma equipe técnica em que cada profissional seja responsável pela respectiva área de atuação.

Preferencialmente, a direção técnica deve ser feita por um educador de infância. Podendo ser assumida por outros profissionais com licenciatura em Ciências Sociais e Humanas. Ou em outras áreas das Ciências da Educação. Esta diretoria poderá exercer a função de Coordenador Pedagógico desde que possua as qualificações para tal.

Além da diretoria, as creches, em geral, contam com uma equipe técnico-administrativo-pedagógica com a seguinte composição:

– Médico-pediatra

– Técnico ou Auxiliar de Enfermagem

– Nutricionista

– Recreadores (deverão ter segundo grau e cursos específicos na área)

– Auxiliares (preferencialmente estagiários do curso de pedagogia)

– Funcionários administrativos

– Docentes: Segundo o art. 62 da LDB, deverão possuir formação em “nível superior”. Admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade “Normal”

– Educadores Assistentes. Segundo o art. 62 da LDB, deverão possuir formação em “nível superior”. Admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade “Normal”

– Merendeiras e Auxiliares de serviços gerais (Serviços de Cozinha, Serviço de Limpeza, segurança)

Para as funções de médico e nutricionista, a legislação brasileira prevê para estes profissionais jornada reduzida. Ou seja, eles podem ser contratados como autônomos. Mas nestes casos, a responsabilidade deve ser individual, sendo vedada a intermediação empresarial.

Lembrando que, além de uma equipe preparada, ao abrir uma creche você deve oferecer espaço físico bem estruturado. E que favoreça a aprendizagem e a educação infantil de forma harmoniosa e completa.

Na educação infantil, que envolve creches e pré-escolas, a estrutura física deve possibilitar a movimentação e a independência dos pequenos. Além da existência de espaços amplos, vale sempre verificar se os materiais são acessíveis e adequados para a idade.

Além disso, áreas externas com playgrounds, e “cantinhos” para atividades específicas, como descanso, leitura e artes também são importantes porque estimulam a capacidade de exploração e de escolha dos pequenos.

Isso tudo sem deixar de lado as questões de segurança e de acessibilidade, que também devem ser observadas, como um piso adequado e com poder de amortecimento, proteção de janelas e sacadas e a quantidade de escadas.

Observando todos estes pontos, você já tem uma boa noção de como abrir uma creche de sucesso. Mas se você ainda tem dúvidas ou quer saber outras informações importantes, deixe sua sugestão aqui nos comentários. E não deixe de ler nosso outro artigo sobre o assunto. Com certeza vai te ajudar!

guia playground seguro

Deixe um comentário!

2 Comentários

  1. Viviane santos says:

    Boa tarde gostaria de saber se uma pessoas sem formação pedagoga pode montar uma creche. Queria montar uma e fazer um curso de pedagogia.

    • Olá Viviane, tudo bom?
      O proprietário de uma creche precisa ter conhecimento sobre negócios e empreendedorismo, pois uma creche também é uma empresa que demandará gestão administrativa, gestão de pessoas e planejamento. Mas acreditamos que para fornecer um serviço de excelência, é essencial a formação em pedagogia tanto para os professores como para o proprietário.
      O curso lhe dará a base e as ferramentas necessárias para ensinar. E por mais que o conteúdo fornecido nesta fase não seja complexo é nesta idade que boa parte do desenvolvimento da criança será traçado.
      Como proprietária você deverá estabelecer a proposta de ensino da instituição e o curso lhe dará as informações necessárias para tomar esta decisão.
      De qualquer forma orientamos que você procure o auxilio de instituições como o MEC e o INEP.
      Esperamos ter ajudado.

Comente