Você conhece ou já conheceu alguma criança que não goste de brincar com água?
Durante muito tempo, a água é uma verdadeira “casa” para elas: afinal, os bebês são formados literalmente imersos em um ambiente aquático, e o líquido amniótico os mantém abrigados durante os 9 meses de gestação.
Não é por acaso que os pequenos possuem uma ligação natural com este elemento tão importante da natureza. Até mesmo fisiologicamente as crianças de até 2 anos possuem mais água em sua composição do que nós adultos.
Podemos notar, portanto, que as crianças trazem uma memória corporal do que ficou registrado quando ainda estavam na barriga da mãe. Ela é parte do seu universo, ela as instiga e as desafia.
Além disso, a água tem o poder de acolher e acalmar. Pensando nisso, listamos aqui algumas propostas de atividades na escola que fazem o uso da mesma, tanto para divertir quanto para ensinar os alunos acerca da sua importância para o planeta.
Se tiver dúvidas ou sugestões, coloque aqui abaixo, nos comentários.
Boa leitura!
As estações mais quentes são ideais para apostar em atividades com água na educação infantil! Elas são também um ótimo pretexto para acolher os alunos na volta às aulas de maneira animada e descontraída.
As bacias, as banheirinhas e outros recipientes amplos serão os melhores amigos dos professores que buscam garantia de diversão entre seus alunos. Veja a seguir algumas sugestões do que você pode fazer com água para seus alunos da educação infantil.
Considerando o número de crianças da turma, disponha recipientes ou até uma piscina portátil preenchidos com aproximadamente 10 cm de água. Coloque as bacias com distância apropriada para permitir a movimentação dos pequenos e diminua a roupinha deles, tirando camisetas, meias, sapatos e até a calça ou shortinho. Dê a eles tempo suficiente para a experiência.
Consiga recipientes amplos, transparentes ou brancos, e aplique gotas de corante alimentício para tingir levemente a água. Prepare o ambiente, de preferência externo, reduza as vestimentas das crianças e organize-as dentro do espaço. Isso vai instigar os pequenos a experimentarem a água e, ao mesmo tempo, conhecerem as cores.
Associe aos recipientes amplos com água itens como: potinhos, colheres, conchas, peneiras, garrafas pet (perfuradas ou não), copos plásticos de diferentes tamanhos e aberturas, e regadores. Note e perceba como as crianças farão o transporte, a transferência, a comparação, a organização dos tamanhos e todas as relações possíveis com os materiais disponíveis.
Hora da limpeza! Você pode usar os mesmos recipientes com água e adicionar esponjas, paninhos e sabonete (líquido ou em barra). Separe os objetos para serem lavados e colocados para secar. Organize o ambiente e prepare a vestimenta dos pequenos para esta atividade. É importante também reservar um espaço para as crianças colocarem os objetos lavados para secar.
Toda criança tem fascínio pelas bolhas de sabão. E o legal é que existem várias maneiras de criá-las: com aros pequenos, com formatos e cores variadas e com barbantes para fazer bolhas gigantes. É importante adequar o tamanho do instrumento ou molde à abertura do recipiente com a mistura, pois o molde deve ser completamente mergulhado no líquido. Escolha um local apropriado para a brincadeira, pois a água com sabão pode danificar as plantas do jardim. Uma receita básica e simples que funciona para criar sabão é:
Até mesmo se chover dá para aprender e se divertir. E por que não? A chuva, assim como sol, vento, frio, calor, fazem parte dos sistemas naturais. Mas, infelizmente, nos acostumamos a rotulá-la como uma coisa ruim para as crianças (como por exemplo, dizendo que não podemos brincar lá fora porque está chovendo ou se cobrir quando está chovendo). Aproveite com eles a água da chuva e explore depois a possibilidade de pesquisar o clima, as sensações e as consequências do fenômeno climático. Verifique a temperatura externa previamente, evite se estiver muito frio.
Saia com a turma para a área externa da escola, estimule-a a deixar os pingos baterem na cabeça, a escutar a água caindo sobre as diferentes superfícies, perceber os períodos mais calmos e os mais intensos, e as poças que se formam. Uma chuva refrescante energiza, provoca sensações, desperta emoções e instiga a pesquisa!
Leia também sobre Piso emborrachado para área externa: o essencial para seu parquinho
Considerando a importância da água para nosso planeta e para a nossa vida, o Dia da Água é uma data comemorativa importantíssima para as turmas da educação infantil. O dia 22 de março é o dia mundial da água mas você pode escolher outra data para comemorar com os alunos.
Neste momento, mais do que apenas celebrar a data, é preciso lembrá-las desta importância como recurso natural, ressaltando como devemos cuidar de nossa água, as maneiras de economizar e também como reaproveitar a água.
Além disso, os professores podem abordar as características físicas da água, seus estados físicos (líquido, sólido, gasoso) e o ciclo da água.
Uma boa ideia de projeto pedagógico com esta proposta deve destacar que é responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. Pode-se, por exemplo, preparar essas atividades com água coletada da chuva.
A escola, por sua vez, deve buscar incitar nos seus alunos a responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente.
Desta forma, as crianças se tornarão indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, desenvolvendo responsabilidade no uso sustentável da água e conscientizando sobre a falta de água potável.
E você, tem alguma sugestão que contemple o uso ou abordagem relacionada a água para as turmas de educação infantil? Compartilhe conosco aqui nos comentários!
Gostei muito das atividades. Além de ser exequível é muito interessante a forma simples e objetiva de como trabalhar a água nas séries iniciais. Parabéns.