captação de alunos

Captação de Alunos: você está fazendo da forma correta em sua escola?

Descubra as melhores formas de fazer a Captação de Alunos e saiba por que ela é tão importante para o crescimento da sua instituição de ensino.

Para que uma instituição de ensino se mantenha em pleno em funcionamento, não basta apenas fidelizar os clientes atuais – é preciso também que se capte novos alunos com regularidade e quantidade suficiente para que seu curso, escola ou creche cresça de maneira adequada e com um balanço financeiro positivo.

Além disso, o mercado de educação particular encontra-se cada vez mais competitivo. Ou seja: sua escola, mais do que nunca, precisa se destacar em meio a tantas opções, para que os novos estudantes escolham a sua instituição para compor o quadro de alunos.

Você sabe como fazer isso? Na sequência deste post, vamos mostrar alguns princípios básicos que vão ajudar na captação de alunos e consequentemente, ampliarão as possibilidades de novas matrículas para os próximos anos na sua escola.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários.

Boa leitura!

Use a tecnologia a favor da sua escola

Sua escola está preparada para receber a geração mais conectada de todos os tempos? Uma pesquisa recente da Tic Kids mostrou que 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos usam a internet.

Aos poucos, vimos a tecnologia deixar de ser uma tendência e se tornar requisito primordial para uma boa educação. Vivemos em tempos em que não se pode ignorar os avanços tecnológicos vistos no dia a dia. Bem como eles proporcionaram a criação de diversas ferramentas que facilitam o aprendizado nas escolas.

As grandes instituições de ensino fazem o uso de inúmeras ferramentas que vão desde jogos educativos para computadores, smartphones e tablets, até softwares de correção de provas e sistemas de gestão escolar.

Outro ponto importante é o fato dos estudantes de hoje demandarem muito mais por essas novas tecnologias. Nascidos sob a influência direta da internet e de dispositivos eletrônicos, a nova geração ganhou inclusive o apelido de “nativos digitais”.

Nada mais justo do que apostar nesses recursos para otimizar o aprendizado destes estudantes nas salas de aula, reter a sua atenção e interesse, e consequentemente, atrair novos alunos.

Conheça o seu diferencial

Esta dica vale para todo negócio que deseja se destacar entre os demais, principalmente em um “terreno” tão concorrido como é o mercado da educação.

Antes de começar a sua divulgação, pergunte-se:

  • Por que uma pessoa se matricularia ou matricularia seu filho na minha escola?
  • Qual é o meu diferencial em relação às outras escolas, cursos ou creches concorrentes?
  • Qual atributo desejo chamar atenção para meus potenciais novos alunos?

Você poderá observar diferenciais como:

  • Um bom índice de aprovação no vestibular
  • Um método pedagógico diferenciado
  • Ensino em horário integral ou uma creche com uma faixa de horário maior
  • Ensino de mais disciplinas
  • Menos alunos por sala de aula
  • Professores de excelência
  • O ensino bilíngue ou de uma terceira língua
  • Tecnologia e infraestrutura de ponta

Todos esses adicionais, quando adequadamente divulgados, costumam trazer resultados positivos para a captação de alunos.

Apenas depois de responder essas perguntas, comece a elaborar seu plano de marketing educacional.

Sua escola não tem um diferencial? Então, faça uma análise e escolha um para concentrar seus esforços e torná-lo claro tanto para quem está dentro da escola quanto para quem ainda vai chegar.

Propaganda: a alma do negócio para captação de alunos

Seja qual for o diferencial da sua instituição de ensino em relação às outras, é primordial que se saiba comunicá-lo. Ou todo esforço será em vão. Divulgar os resultados positivos é uma maneira de captação de novos alunos, que pode ser feita através de diferentes mídias, como:

  • Meios de comunicação tradicionais, como TV, rádios, jornais impressos, outdoor, busdoor, etc.;
  • Na Internet, através de um site bem-feito, com boa navegabilidade e informações atualizadas;
  • Redes Sociais, como o Facebook, com o propósito de funcionar como um canal de comunicação direto entre pais e pessoas interessadas na instituição de ensino. A página pode compartilhar conteúdos sobre educação, aprendizado, juventude e tudo o que tiver a ver com a proposta da escola.
  • Marketing de conteúdo: com um blog bem feito, é possível atrair interessados de forma orgânica, através de buscas feitas no google.

É muito importante que você tenha um site e redes sociais que passem uma boa primeira impressão para os interessados. Atualmente, a internet se tornou o cartão de visita das empresas. Antes mesmo de ir até a sua instituição, certamente os pais e alunos já pesquisaram informações sobre sua escola na internet.

Neste outro post, falamos sobre Marketing Educacional e como você pode usá-lo em sua instituição de ensino. Confira e tome nota das dicas!

Invista nos professores

As escolas mais bem avaliadas no Brasil têm na formação de seus professores um trunfo. E é isso que mantém a qualidade do ensino. Os professores são o elo entre o aluno e a coordenação pedagógica.

São eles os responsáveis pelo princípio básico de toda instituição: o aprendizado. Assim, o professor também precisa aperfeiçoar suas habilidades ao longo de sua carreira.

Por isso, as melhores escolas investem na formação continuada, ou seja, um processo em que o estudo por parte do professor não termina quando ele começa a dar suas aulas. Esse método inclusive é reconhecido pela ONU como um dos mecanismos para educação de qualidade, e faz do professor um verdadeiro agente de transformação social, gerando impacto direto na vida escolar e social dos alunos.

Traga os pais para dentro da escola

A chamada propaganda “Boca a Boca” é muito forte no meio escolar. Pais buscam recomendação de outros pais para matricularem seus filhos em instituições que ofereçam segurança, confiabilidade e um bom ensino. Portanto, é essencial que as escolas envolvam os pais no dia a dia da escola, mantenham com eles uma boa e próxima relação. Isso pode ser feito através de estratégias como:

  • Sistemas com acesso às notas dos alunos;
  • Convocações para reuniões e eventos que levem os pais para a escola;
  • Reuniões individuais e em grupo com certa recorrência, para tirar dúvidas, falar com os pais sobre a evolução do aluno, etc.
  • Dar acesso a folhetos informativos, conteúdos e outros materiais de interesse dos pais.

Com uma comunicação transparente e clara, os pais se sentirão melhor amparados e seguros de que a educação de seus filhos está em boas mãos. Isso se reflete em uma boa imagem para a escola e, consequentemente, se reverte em boas recomendações para os outros pais ou alunos.

Gostou de nossas dicas? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários!

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