professor em casa

Professor em casa: como se organizar para preparar aulas

Só quem trabalha em casa sabe que o grande segredo para desenvolver atividades no conforto do lar é a organização. Existem as pessoas que trabalham 100% homeoffice e saem apenas para reuniões com os clientes.  Existem também aqueles profissionais que acabam levando trabalho para casa. Seria o caso de professores, tanto de escolas quanto de universidades. Por isso, é necessário criar uma rotina para conseguir cumprir com suas metas sem comprometer horas livres. Para ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas de como o professor em casa pode se organizar para preparar suas aulas.

Atividades de um professor

Não é novidade que a rotina de um professor é bem corrida. Muitas vezes eles se dividem em vários turnos e atuam em instituições diferentes aplicando, em alguns casos, disciplinas diferentes, como é mais comum com os professores universitários.

De acordo com a Constituição Federal, a jornada semanal do professor deve ser no máximo de 44 horas semanais. Além disso, a Lei n° 11.738 de 2008, prevê um piso salarial aos professores pelo cumprimento de 2/3 da sua jornada de trabalho para atividades de ensino e um terço é totalmente dedicado às atividades que são desenvolvidas fora da sala de aula.

Atividades desenvolvidas fora da sala de aula

Dentro da jornada, que é desenvolvida em casa pelos professores, estão atividades que impactam diretamente no dia a dia escolar e contribuem para o bom desempenho dos alunos.

Aperfeiçoamento: professores estão em constante atualização para garantir uma boa performance na sala de aula. São especializações, cursos, treinamentos, webinar. Além de cursos de ensino à distância, que podem ser feitos dentro de sua própria casa.

Reuniões: é comum professores se reunirem para discutir e alinhar as atividades propostas em sala de aula. Definem o caminhar das disciplinas e analisam desempenho dos alunos. Este trabalho geralmente se estende além dos horários propostos.

Planejamento das aulas: as aulas que são dadas em sala são resultado de um grande estudo e planejamento feito pelos professores.

Correção das provas: é comum professores de escolas e faculdades levarem provas dos alunos para casa e passarem horas corrigindo.

Como se organizar para para ser um Professor em Casa

professor em casa

 

Se você é professor e está buscando por um apartamento, deve ficar atento a algumas dicas que podem te ajudar a ter um ambiente mais propício ao estudo. Confira as dicas:

  • Tenha um escritório: ter um cômodo dedicado ao trabalho é o essencial para quem trabalha em casa. Em um escritório você pode se desligar do que acontece em casa e trabalhar tranquilamente em um espaço só seu.
  • Organize seus livros: montar sua própria biblioteca possibilita que você organize todos os seus pertences. Livros, materiais de estudo, pastas, documentos, provas e calendários. Ter um ambiente de trabalho organizado facilita muito na realização das atividades.
  • Delimite seu tempo: ser professor em casa também exige dedicação. Não adianta se comprometer em trabalhar e entregar coisas sem estabelecer um tempo do seu dia para isso. Coloque na agenda e separe o número de horas que você precisa, siga a risca.
  • Tenha foco: em casa existem diversas distrações que podem te atrapalhar. Os filhos querendo brincar, o cônjuge falando com você, pets ou o barulho da televisão no cômodo ao lado. Por isso, outra dica é se dedicar ao trabalho pelo período que você se propôs sem pausas. Administre sua agenda com as tarefas que precisa desenvolver e só saia quando elas estiverem finalizadas. Procure estabelecer este horário em períodos com menos movimentação na casa.
  • Tenha um ambiente silencioso: procurar um imóvel em uma região silenciosa é um dos requisitos essenciais. Não adianta montar um lindo escritório se você morar em uma rua muito movimentada, com grande circulação de pessoas, linhas de ônibus e comércios locais, não é mesmo? Por isso, avalie bem a região em que vai morar para não ter problemas no futuro.
  • Converse com os outros moradores: se você tiver dúvidas que a região escolhida é a melhor para você ter um escritório, converse com outros moradores, sejam eles do mesmo condomínio ou bairro. Somente quem vive no local vai poder te falar abertamente sobre o movimento e barulho da região. Além disso, se sua rotina é corrida e seus horários não são tão convencionais, verifique a segurança do local.
  • Avise as pessoas que moram com você: independente se você vive com a família ou com amigos, é importante ressaltar que você vai trabalhar em casa e pedir um pouco da compreensão de todos em relação ao barulho e interrupções.

Dicas para ter um escritório em casa

escritório em casa

 

Ter um escritório em casa é o sonho da maioria dos professores e profissionais que trabalham em casa. Porém nem sempre isso é possível e precisamos usar a criatividade para este impasse.

Casas e apartamentos pequenos: em ambientes pequenos, uma opção para o escritório pode ser um lindo espaço na sala ou no quarto, tudo vai depender da disposição dos móveis escolhida. Uma estante, uma mesa, computador e itens de escritório já podem se transformar em um pequeno e aconchegante espaço para trabalho. Leve em consideração também a luminosidade destes cantinhos.

Casas e apartamentos grandes: com amplos espaços, as possibilidades são maiores. Se você tiver um cômodo inteiro, por exemplo, é possível colocar uma ampla mesa de madeira apoiada em cavaletes, armários, prateleiras para livros, uma poltrona de descanso e tudo o que a sua criatividade mandar.

Ser professor em casa com a rotina corrida de um professor não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito bem administrada com um pouco de organização e disciplina. Ter um espaço dedicado ao trabalho é essencial, mas o que vai definir um bom desempenho é a forma que você define a sua rotina.

Agora que você já entendeu um pouco mais como funciona esta rotina e como ter um ambiente ideal para trabalho no conforto do seu lar, aproveite para compartilhar com seus amigos e deixe o seu comentário!

GESTAO DEMOCRATICA

 

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente