Como escolher o piso para Playground ideal para seu projeto?

 

O playground é um dos lugares favoritos de um condomínio, principalmente para crianças. Desta forma, é preciso um cuidado a mais na hora de escolher os brinquedos que devem compor o espaço, e também de qual material deve ser o chão, para evitar que acidentes graves ocorram.

Saiba mais sobre a escolha do piso para playground, e o que deve ser levado em conta ao optar pelo melhor revestimento.

O que um piso para playground precisa ter?

Ao decidir pelo piso para playground do seu condomínio, é importante escolher bem o revestimento. É preciso levar em conta itens como:

  • segurança;
  • resistência;
  • não ser abrasivo;
  • durabilidade;
  • ser prático para limpar;
  • ter pouca necessidade de manutenção.

Pensar na decoração também é importante, por isso um piso lúdico promove uma atmosfera mais agradável para as crianças. Visto que o local propicia as brincadeiras, muitas crianças gostam de correr e desprender energia ao brincar. Mas a parte estética, embora seja importante, é secundária. O essencial deve ser sua função que neste caso, de acordo com as normas da ABNT para playgrounds, deve ser a de absorver impactos.

O que é importante saber ao escolher o piso para playground ideal?

As características ideais de um playground devem ter por objetivo a segurança de quem o irá utilizar, no caso, as crianças. Assim, é importante que este espaço contenha:

Areia para absorver o impacto

Caso o piso para playground tenha areia, é preciso que ela tenha 30 cm de altura, pois assim irá absorver melhor o impacto, fazendo com que eventuais quedas não machuquem as crianças de modo grave.

Pisos emborrachados

O piso para playground de borracha é uma grande tendência já em uso em muitos condomínios, e podem ser usados tanto na parte interna, quanto na área externa. Eles são excelentes e resistentes à abrasão, à condições climáticas, são de fácil manutenção, e o principal: absorvem o impacto de modo eficiente. Um de seus diferenciais é que são antiderrapantes.

Pisos de grama

O piso de grama também é uma opção, porém é importante saber que ele necessita de uma manutenção mais frequente, a fim de não se tornar algo descuidado permitindo que a grama cresça além do normal, o que traz perigo para as crianças.

Certificação pelas Normas da ABNT

A ABNT, a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, também são aplicadas para playground. São exigidos testes que demonstrem que o piso possa realmente atenuar os impactos. O piso também é certificado por laboratório da ABNT, o que garante segurança ao utilizá-lo. É importante exigir esta certificação.

Piso emborrachado para playground é o mais indicado

Entre todas as opções de piso para playground, o mais indicado é o emborrachado. Isso por que é um piso de fácil manutenção, absorve melhor os impactos, diminuindo acidentes graves, é estável, firme e antiderrapante. Desta forma as crianças podem correr à vontade, pois o piso emborrachado evita quedas.

O piso de borracha também é poroso, o que facilita a ventilação, e escoa melhor a água quando chove ou quando é lavado, evitando ficar alagado ou encharcado. Esta prevenção ao acúmulo de água ajuda na conservação do material, aumentando sua durabilidade.

No aspecto decorativo e lúdico, o piso emborrachado além de ser funcional e seguro, está disponível em cores variadas, o que pode servir para uma melhor adequação à decoração já existente, além de tornar o espaço mais alegre e descontraído para brincar.

Outros aspectos positivos dos pisos de borracha é que eles atenuam ruídos, bem como são seguros contra quedas dos brinquedos que tenham uma altitude maior, protegendo as crianças contra ferimentos graves.

Os itens mencionados mostram o quanto é importante dar atenção também ao piso para playground nos condomínios, pois a segurança das crianças que vivem nestes locais está em jogo.

Caso tenha interesse em instalar um piso para playground em seu condomínio ou área de lazer, clique aqui e entre em contato conosco para solicitar uma visita ou orçamento para o seu projeto!

 

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente