placa emborrachada para piso

Placa emborrachada para piso: segurança e manutenção fácil

Ter pisos apropriados em parques, academias, jardins, escolas e prédios é uma preocupação que precisamos ter. Para reduzir acidentes é preciso se planejar. Por causa de riscos e incidências de acidentes nas pracinhas ou playgrounds, é extremamente importante estar de olho nas normas da ABNT. A instalação da placa emborrachada para piso minimiza impacto de quedas, mal jeitos e evita contusões e até danos mais sérios.

Outro ponto fundamental é a higiene. Por exemplo, a areia e a terra tornam esse quesito bem mais difícil, o que exige trocas constantes. Já a placa emborrachada tem uma manutenção funcional e limpeza descomplicada. Os blocos ainda proporcionam a redução de ruídos.

Os pisos emborrachados infantis nada mais são que placas resistentes, macias e ecológicas, pois são feitas com borracha proveniente da reciclagem de pneus, o que reduz impactos ambientais. Bem, os benefícios são muitos… Mas como escolher o melhor?

Antes de optar pela placa emborrachada para piso que precisa, é pertinente averiguar qual é o modelo mais indicado de acordo com o seu espaço.

Planejando sua área de playground

Antes de buscar ajuda profissional, pense e planeje a área, o layout deve permitir um bom espaço para circulação. Verifique os riscos ou obstáculos para a movimentação dos usuários, assim como a acessibilidade e, no caso de áreas de playground, se existirá a necessidade de delimitar o espaço. Caso seja necessária a colocação de cercados, os portões de acesso devem abrir para fora.

Verifique a inclinação do local e a drenagem do terreno. Caso sejam necessários ralos ou grelhas para drenagem da água, estes devem ser embutidos no piso com vão máximo de 15mm. Também verifique a incidência de sol do local. Depois disso, consulte os fabricantes do piso e do playground  que os ajudarão com  as indicações para preparação da área.

Um conceito que você pode usar no planejamento é o do espaço livre: a área cilíndrica que representa o usuário. Este espaço é estabelecido para que não hajam obstáculos na área de uso e é determinado conforme o uso do brinquedo, e deve obedecer às seguintes especificações:

Você pode ter acesso a um guia completo para o seu playground aqui!

É a partir desse planejamento que a empresa de pisos pode auxiliar na escolha dos melhores modelos. Deverão ser estabelecidos a altura do brinquedo, a área livre e  o chamado espaço de queda, com base nas especificações da ABNT.

Vamos à algumas das determinações para o espaço de queda:

1. Equipamentos estáticos com altura de queda de até 600mm devem ter área livre de 1,5m, e equipamento com altura maior que 600mm devem ter área livre de 2,5m.

2. Os equipamentos podem estar faceados a paredes, desde que não haja atividades nesta face, como escorregadores, escaladores, etc.

3. Área livre entre um balanço e outro: 1,5m da ponta do assento do balanço até a estrutura de sustentação do outro balanço.

4. Área livre entre um equipamento e a lateral de um balanço: 2,5m do fim do equipamento estático e o começo do assento do balanço.

5. Área livre na frente e atrás do balanço: a distância horizontal entre o balanço em posição de repouso e o balanço a 60 graus. Mais 1,75m quando a superfície de absorção colocada for sintética. Ou mais 2,25m quando a superfície de absorção colocada for material não compactado (ex. areia).

6. Área livre para escorregadores: mínimo de 1m para as laterais do escorregador e em torno de 2m na seção de saída.

Os tipos de pisos de borracha

Os pisos play da Barcelona, por exemplo, são cinco tipos: play 16, play 25, play 40, play 50 e rampa. As especificações de cada um atendem a diferentes usos e espaços. O play 16 tem espessura de 16mm, com queda permitida de até 500mm, resistente à abrasão e densidade.  Já o play 40, aumenta a queda permitida para 1200mm e o play 50, para 1400mm. Para saber qual é o melhor piso para o seu projeto, é preciso contar com o apoio de nossa equipe especializada. Entre em contato sem compromisso.

Outros benefícios de pisos emborrachados

A placa emborrachada para piso apresenta muitos benefícios. Alguns deles são a baixa flamabilidade e o fato de ser permeável pelas juntas. Explicando melhor:

Baixa flamabilidade: característica verificada por normas que certifica a dificuldade com que o material pega fogo. Todos os pisos Barcelona são retardantes a chamas, o que significa que reduzem riscos de incêndios. Leia nosso Guia para ficar expert no assunto!

Antiderrapante e permeável pelas juntas: a água tem espaço para passar, garantindo que a superfície permaneça seca. É antiderrapante porque sua superfície é propositadamente rugosa. Contudo, tem revestimento composto de fibras de borracha que compõem uma textura com menos abrasividade para a pele. Com isso, o risco de escorregões e quedas é minimizado!

Quer saber mais sobre superfícies de borracha?

Se quiser saber mais detalhes sobre a instalação, normas para um playground mais seguro, leia nossos materiais! Ou entre em contato com nosso atendimento.

Deixe um comentário!

1 Comentário

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR