O que fazer para garantir um bom relacionamento com o aluno da academia

Em tempos de alta concorrência, é essencial investir em um atendimento diferenciado para se destacar no mercado e reter alunos na academia

Você sabia que o relacionamento com o aluno da academia é um dos principais aspectos que influenciam na retenção de clientes?

Não negligenciar esta área é crucial quando falamos de resultados para o seu negócio. Principalmente em academias, onde a grande maioria das pessoas que faz a matrícula desiste ainda nos primeiros meses.

Além de aproximar o aluno da sua academia, um bom relacionamento com seus clientes ajuda a não reduzir o número de matrículas em períodos de baixa temporada. Outro ponto positivo é a integração entre eles, gerando um grupo unido e engajado.

Neste texto, você descobrirá como transformar sua academia em um ponto de encontro, onde é possível fazer amigos e socializar. Um lugar recomendado pelos seus próprios alunos, onde eles se sentem sempre em casa e bem-vindos.

Confira a seguir nossas dicas e boa leitura!

Relacionamento com o aluno da academia: por que é importante?

Em qualquer serviço, um bom atendimento faz toda a diferença. Este relacionamento garante a boa experiência do cliente.

Em uma academia, não poderia ser diferente. Ali, o aluno precisa se sentir acolhido para que se mantenha motivado a continuar sua rotina de exercícios. Para alguns, incorporar a prática do exercício físico à rotina pode ser algo difícil, o que  exige um esforço ainda maior por parte dos gestores da academia na retenção dos alunos.

Por este motivo trouxemos algumas ideias simples de como fidelizar alunos na academia. São estratégias eficazes capazes de fazer do atendimento um ponto de destaque no seu estabelecimento. Confira!

Invista no bom atendimento

Valorize o treinamento e capacitação dos funcionários que lidam diretamente com a sua clientela. Cortesia, eficiência e atenção são fundamentais para reter e conquistar novos alunos.

Ser bem recebido é o melhor cartão de visitas que você pode deixar com seus alunos. Por isso, os professores devem comprometer-se com as demandas dos alunos, pois eles sentem quando o professor tem esta preocupação.

Como consequência, eles recomendarão sua academia para amigos e assim sucessivamente. Assim, sua base de alunos vai aumentando.

Aposte na variedade

Uma academia que oferece diversas opções para os alunos permite que eles encontrem a atividade com a que mais se identificam. Além disso, vale apostar em planos e formas de pagamento mais customizados de acordo com a procura.

Desta forma, seu aluno ficará mais à vontade para permanecer matriculado fazendo o que gosta. Assim, dentro do possível, disponibilize um vasto leque de opções que vá além da tradicional musculação e ginástica localizada. Lutas, spinning, treinos de alta intensidade, danças e ioga são alguns dos exemplos que você pode incorporar nos seus pacotes.

Garanta a qualidade da infraestrutura

Além de acolhedora, sua academia precisa dispor de um ambiente seguro, bem ventilado, com equipamentos e aparelhagem de qualidade. Afinal, independente dos recursos que você dispuser, a academia precisa cumprir adequadamente o que propõe aos matriculados.

Outra sugestão interessante é utilizar os princípios do marketing sensorial para academias. Através da exploração dos 5 sentidos, seus clientes têm uma boa experiência. Assim, sentem-se ainda mais acolhidos e têm o desejo de retornar a academia.

Ouça sua clientela

Cada vez mais, o foco no cliente é um direcionador na obtenção dos resultados.

As academias que se destacam entendem a fundo o seu cliente sabem o que ele valoriza e considera como importante. Assim, o primeiro passo para melhorar seus serviços é saber como alinhar seus serviços com a expectativa dos frequentadores. Para tal, realize pesquisas com frequência, converse com os clientes, pegue sugestões, utilize dados como a frequência dos alunos em cada atividade.

As impressões dos colaboradores também podem ser um importante termômetro da satisfação dos seus clientes.

Crie laços de relacionamento com o aluno da academia

Transforme-a em um lugar divertido, onde é possível fazer amigos e se socializar. Isso aumenta a periodicidade dos alunos, que acabam ficando sempre por perto.

Eventos comemorativos baseados na sazonalidade são uma boa opção para mantê-los motivados e engajados nas atividades. Além disso, você ainda pode incentivar os alunos a participarem de ações voluntárias e que ajudam a sua comunidade.

Use e abuse de softwares de gestão

A tecnologia é uma poderosa aliada na gestão do seu negócio e, sim, pode auxiliar no relacionamento e fidelização dos seus alunos.

Os programas mais completos lhe permitem enviar e-mails automáticos para faltantes e aniversariantes. Também permitem uma comunicação com os alunos que têm planos a vencer, e dar boas-vindas aos novos matriculados.

Você Também conseguirá extrair relatórios que trarão dados como frequência, evolução do aluno, histórico muito mais. Entenda que, quanto mais customizado esse relacionamento com o aluno da academia for, maiores serão as chances de conversão.

Conclusão

Gestores de academia que entendem a importância de aprimorar o relacionamento com os seus clientes são recompensados por altas taxas de crescimento, de forma consistente.

Lembre-se: ter uma equipe de primeira linha, motivada, eficiente e encantando os clientes é o primeiro passo para aumentar a satisfação deles. E o mais importante: custa praticamente o mesmo que uma equipe medíocre e ineficiente.

O propósito de toda empresa deve ser agradar seus clientes, desenvolvendo relacionamentos diferenciados que conduzem a satisfação.

Conte para a gente aqui nos comentários o que sua academia tem feito para cativar seus clientes e melhorar o relacionamento com o aluno da academia!

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