Não subestime o poder da Venda Adicional em Academias. Em um mercado cada vez mais competitivo, ela pode ser decisiva para aumentar seu lucro.
Conhecendo bem seus serviços e o perfil de aluno que está sendo atendido, é possível oferecer serviços mais adequadas aos objetivos dele. Por isso, os profissionais envolvidos com a parte comercial precisam estar atentos a todas as oportunidades.
Normalmente, a Venda Adicional é realizada durante a venda de um produto ou serviço. Esta é a hora ideal para aproveitar ao máximo o momento do fechamento para conseguir vender mais.
A seguir, vamos listar algumas técnicas para fazer a Venda Adicional em Academias de forma eficaz e inteligente.
Se tiver dúvidas ou sugestões, coloque abaixo nos comentários. Boa leitura!
Uma pergunta frequente entre os gestores e empreendedores de academias é: como aumentar vendas na academia? Como fazer para aumentar o meu faturamento? Ou mesmo: como persuadir meus clientes a comprarem novos serviços? A resposta para essa pergunta pode vir de diversas formas.
Uma delas é aplicável a qualquer academia ou estúdio. É a Venda Adicional, que tem como objetivo adicionar algum produto ou serviço a uma compra que acabou de ser realizada.
Por exemplo: o cliente acabou de fazer a matrícula de 1 mês. Esse cliente pode, posteriormente , não renová-la, e esse é o momento de incentivar essa ação.
No momento da venda, você pode dar a ele a opção de fechar uma matrícula por 3 meses e, com isso, oferecê-lo um desconto no valor da mensalidade.
Ou você pode ainda sugerir a este aluno outras aulas que não estejam no plano inicialmente contratado.
As possibilidades são muitas. Para colocá-las em prática de maneira pontual e eficaz, é preciso desenhar bem suas estratégias. Uma vez organizado o seu processo de vendas, tudo ficará mais fácil para toda a equipe envolvida.
Leia também: Funil de Vendas para Academia: passo a passo para alavancar seu negócio
A seguir, confira dicas para acertar na sua estratégia de Venda Adicional em Academias e conquistar ainda mais clientes!
É essencial conhecer o que os seus alunos gostam para saber quais produtos e serviços oferecer a eles. A partir desta análise, você será capaz de criar pacotes mais atrativos e superar as expectativas dos seus clientes. Para isso, leve em consideração aspectos como:
Identificando seus gostos, suas dores, seus interesses e necessidades, você terá uma probabilidade maior em acertar o que vai oferecer.
De nada adiantará reduzir o preço para atrair clientes. Afinal, se o valor aumentar, eles não pensarão duas vezes antes de irem embora. Evidencie as vantagens e ofereça serviços extras, que podem ser desde roupas de ginástica, alimentação, ambiente, lanches funcionais e até o tipo ideal de plano.
Muitas vezes, apenas oferecendo o formato de cobrança adequado ao perfil de cliente é possível potencializar seu faturamento. O segredo está em buscar as ocasiões certas para superar expectativas e entregar o famoso “algo a mais”.
A criatividade aqui é mais importante do que altos investimentos. Além disso, essas iniciativas não necessariamente precisam acontecer quando o cliente está na academia. O aluno pode receber um contato via email ou mensagem de texto, por exemplo.
É sabido que diversos fatores influenciam na decisão de compra, desde o preço até detalhes no atendimento. Portanto, sua equipe deve estar preparada para vender. É fundamental deixar claro aos profissionais da academia a importância de cada um no resultado da empresa.
Não só o comercial, mas todo o time precisa estar alinhado com uma estratégia de venda voltada para o aproveitamento das oportunidades. Um exemplo é quando um professor, em uma conversa informal, aproveita para oferecer mais um serviço, produto ou promoção ao aluno.
Assim, invista no desenvolvimento da sua equipe para as vendas, sem jamais deixar de lado a premissa do bom atendimento. Escolha com carinho a recepcionista ou o recepcionista da academia. A pessoa deverá ter um tato especial para um bom atendimento e tino para identificar oportunidades de venda adicional.
Por último, estabeleça metas e objetivos para que sua equipe trabalhe focada e busque constante superação. Vale até estudar a viabilidade de um sistema de participação nos lucros, a fim de estimular e envolver ainda mais a equipe.
Confira: O que fazer para garantir um bom relacionamento com o aluno da academia
Outra opção que costuma trazer bons resultados são os chamados “free pass”, que são as aulas-teste. Eles são uma estratégia para encantar os alunos e traz uma enorme probabilidade de conversão. Entretanto, o vendedor precisa estar bem capacitado para identificar que a aula é de fato interessante para o aluno em questão.
O mesmo pode conceder este free-pass e explicar que, se o aluno optar por não realizar as aulas, poderá retirá-las da mensalidade sem multa.
Essas estratégias muitas vezes dão aos clientes a possibilidade de convidar para a aula um amigo. Isso aumenta as chances de conversão, pois existe um apelo pessoal envolvido.
Mais uma vez, os professores envolvidos precisam estar atentos ao bom atendimento com os novos alunos. Isso poderá criar uma relação de acolhimento e afinidade com a academia logo de cara.
Seja qual for a técnica escolhida para sua estratégia de Venda Adicional em Academias, não abra mão do devido planejamento e atenção às metas e objetivos. Desta maneira, é possível mensurar os resultados, e traçar melhorias em todos os processos de venda da academia.
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