Funil de Vendas para Academia: passo a passo para alavancar seu negócio

Quer aumentar os lucros e resultados das suas ações de marketing? Usando a Estratégia de Funil de Vendas para Academias fica muito mais fácil!

A Estratégia de Funil de Vendas para Academia é uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão e gerenciamento do seu negócio.

Gestores costumam pensar que poderiam vender mais se modificassem algo em sua academia. Ou mesmo que um vendedor de sucesso tem qualidades especiais que outros não tem, o que nem sempre trará o resultado esperado .

Essa estratégia dá apoio ao marketing e vendas da sua academia. Assim, todo relacionamento com o cliente e conversão devem ser estruturados com essa meta.

Em dias de incertezas e alta concorrência como hoje, precisamos estar alertas a novas técnicas de atração de clientes. O foco é uma academia que esteja sempre cheia de alunos felizes e bem atendidos.

A Estratégia de Funil de Vendas para Academia é mais fácil do que se imagina, mesmo para quem nunca tenha trabalhado com vendas. Confira a seguir dicas para aplicar ao seu negócio!

Você conhece a Estratégia de Funil de Vendas?

O Funil de Vendas vai ajudar a alavancar os negócios e obter novos clientes. Uma venda de sucesso é o resultado do tempo e esforço investido  nela.

Todo bom vendedor sabe que não há nenhum truque para concretizar uma venda. Uma estratégia bem elaborada e trabalhada é o que vai converter clientes reais e crescentes para a sua academia.

A meta do Funil de Vendas é guiar o consumidor da entrada até a saída do funil. Ou seja, do momento que ele pesquisa e conhece a marca até o momento em que  está pronto para comprar.

A estratégia de funil de vendas para academia dá apoio ao marketing e vendas do seu estabelecimento. Sabendo em qual momento do processo de compra o seu consumidor está, existem diversas estratégias para o aproximar da concretização da compra.

Funil de Vendas para Academia: o que é e como aplicar

A Estratégia Funil de Vendas é uma junção de processos que se inicia com o primeiro contato com a marca. Vai até o momento em que o consumidor realiza a compra e se torna seu cliente.

A jornada de compra é de certa forma previsível. Essa é a base do Funil de Vendas. Sabemos que o início é o desejo ou necessidade do consumidor. Ele pesquisa e quando possui informação suficiente e confiança, concretiza a compra.

Todo o relacionamento com o cliente e conversão devem ser estruturados com essa meta. Sabendo qual momento do processo de compra o seu consumidor está, existem estratégias para o aproximar da concretização da compra.

Etapas do Funil de Vendas para Academia

A ferramenta de Funil de Vendas é dividida em quatro momentos que vão influenciar diretamente as matrículas da sua academia: Atrair, Converter, Vender e Fidelizar. Eles podem ser mais ou menos extensos, conforme o seu modelo de negócio e a jornada de compra do seu consumidor.

Atrair

No primeiro momento do Funil de Vendas para Academia, chamamos de Visitante aquele que conheceu a sua empresa agora. Esse contato pode ser por rede social, pesquisa orgânica no Google, através de um anúncio no Google Ads ou até via referência de outro site, por exemplo. Ele tem uma ideia do que quer, mas ainda não tomou uma decisão.

O visitante então conhece seu site e torna-se um Lead através de um formulário de cadastro. Quando esse novo lead é recebido pela equipe de gestão e marketing da academia, ele precisa começar a receber conteúdos e informações relevantes. Dessa maneira, ele conhece melhor a academia e tem suporte para entrar para a condição de oportunidade.

Essa ação de alimentar os contatos cadastrados com conteúdo é chamada de nutrição de leads. Ela serve para preparar o lead até que ele esteja completamente engajado com o seu serviço, e pronto para comprar.

Essa é a fase de atrair potenciais clientes com perfil de maior probabilidade de se tornar aluno em sua academia. Quando o perfil de seus alunos estiver bem definido, você pode iniciar a busca por leads com maior eficiência.

É possível utilizar várias formas de prospecção, sejam elas antigas ou modernas, mas sempre serão valiosas para o seu negócio. Alguns exemplos de prospecção de leads são sites, redes sociais, blog, conferências, feiras, etc.

Converter

Nesse segundo momento, a equipe de marketing vai tentar entender as dores e desejos do cliente, compreender o mundo dele. Ao aprofundar esse entendimento, é hora de mostrar ao cliente o quanto ele precisa da sua academia. É o momento de ouvir muito.

Pensar em perguntas certeiras sobre a rotina e cotidiano do seu potencial aluno, entender melhor suas buscas e problemas. Dessa forma, você estará preparado para trazer a ele a melhor solução.

Vender

O seu potencial aluno começou a te ouvir e a interagir, passando a considerar as propostas da academia. É necessário deixar todas as informações claras, descritas em contrato, esclarecer dúvidas sobre aulas, sempre alinhando com as expectativas do aluno, etc.

Lembre-se: não entre em uma briga de preços. Quem vem por preço, se vai por preço.

Prepare-se para as perguntas conhecendo bem o diferencial das suas aulas ou outros tipos de serviços. Isso facilitará no fechamento da matrícula e um bom relacionamento com seus alunos.

Fidelizar

A maioria dos gestores de academia esquecem do aluno assim que a matrícula é feita. Com essa atitude, todo o trabalho feito até aqui é desperdiçado. Você precisa garantir a satisfação de seus alunos e dessa forma, eles indicarão novos alunos naturalmente para sua academia.

É mais barato e fácil o contato com um cliente indicado por um aluno satisfeito do que outro tipo de prospecção. O relacionamento de pós-venda é que mantém o aluno engajado e ativo na academia.

O crescimento da sua academia será exponencial

Na Estratégia do Funil de Vendas, desenhamos desde o início o processo, da prospecção ao pós-venda. Na parte inicial, o conteúdo é gratuito e sem segmentação, para ser consumido pelo maior número de leitores.

Na próxima fase, conteúdos mais ricos que atraem um número menor. Porém, mais interessados na aquisição de seus produtos. E na ponta do funil, trabalhe somente os possíveis clientes, aqueles que irão aceitar sua oferta.

Um Funil de Vendas para Academia bem feito e planejado tende a gerar vendas com recorrência e no prazo esperado. E você? Já começou a fazer o seu?

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