Manter a academia sempre cheia é sinônimo de um trabalho bem realizado de retenção de clientes. Mas você está por dentro das estratégias para manter um fluxo constante de alunos durante todo o ano?
Se durante o período próximo ao verão, as academias lotam, durante o inverno é justamente o oposto. Neste período, as temperaturas mais baixas e o tempo chuvoso são um convite à preguiça e os exercícios acabam ficando de lado.
Como driblar a sazonalidade típica das academias e manter as pessoas matriculadas neste período? Neste post, vamos trazer algumas sugestões de ações para que sua Academia esteja sempre cheia.
Deste modo, você saberá como diminuir os efeitos negativos e driblar a fraca procura dos clientes nos períodos de baixa.
Caso tenha dúvidas ou sugestões, coloque-as abaixo, nos comentários. Boa leitura!
Entra ano e sai ano, a curva de frequentadores de academias brasileiras permanece com o mesmo formato. Durante os meses próximos ao inverno, com as baixas temperaturas, a procura despenca. Em contrapartida, quanto mais próximo do verão, ela se tornam cheias de alunos em busca de um milagre para o corpo perfeito.
O número de desistências pode não trazer prejuízos às operações. Porém seria ótimo se a quantidade de alunos na academia pudesse se manter num nível alto durante o ano todo, certo?
Então, como lidar com a sazonalidade e motivar seus alunos a se manterem matriculados o ano todo? Acomodar-se com a frequência da alta temporada com certeza não é o caminho. Afinal, com a mesma velocidade em que lota, a academia pode esvaziar-se.
Isto é possível, e muitas academias conseguem fazê-lo, não apenas com uma experiência agradável de treino, mas com estratégias de marketing, propaganda e fidelização.
São iniciativas simples mas bastante eficazes. Motivando os alunos do jeito certo. Pode acreditar: você pode, sim, ter sua academia cheia o ano inteiro. Sem depender do clima ou de outros fatores externos.
A seguir, você confere ideias para ter a academia sempre cheia que vão ajudar nesta missão. Vamos lá?
O primeiro passo é entender o que seus clientes mais gostam e precisam na sua academia. Para isso, você deve entrar em contato com eles e fazer uma pesquisa.
Essa ação vai detectar onde você precisar investir e apostar para driblar a baixa temporada. Desse modo, ficará muito mais fácil pensar nas estratégias para atender as necessidades dos frequentadores da sua academia. Isso afetará diretamente seu resultado, o retorno financeiro e a contratação de funcionários pelo período que você precisa.
Uma equipe de vendas eficiente, bem preparada e treinada é um dos pontos-chave para fidelizar alunos. Ponha-se no lugar de seus consumidores e imagine-se entrando em sua academia, sendo você um cliente comum.
Como você seria tratado logo na recepção? E após efetuar a matrícula, algum benefício seria oferecido, agrados e ou serviços inovadores? Passados alguns meses de frequência, como estaria ali? Motivado a estar ali todos os dias ou esquecido de vez?
Se durante essa reflexão você ficou desmotivado, está na hora de mudar algumas coisas. Se você não o fizer, outras academias vão fazer isso por seus alunos.
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Além do comprometimento, é essencial que sua equipe esteja motivada e saiba transmitir esse sentimento para os clientes. Isso ficará visível para eles.
Para isso, os gestores devem desenvolver a inteligência emocional dos seus funcionários. Conhecer seus colaboradores, capacitá-los, ouvi-los e incentivar o espírito de equipe. Aspectos como produtividade, lucro, prazos e metas estão diretamente relacionados aos fatores comportamentais da sua equipe. Portanto, valorize-os.
Outra dica para uma academia sempre cheia é oferecer cursos de aperfeiçoamento aos seus colaboradores. Com mais qualificação, melhores são as chances de sua equipe conseguir superar a sazonalidade com conhecimento e experiência no contato com os clientes.
Quando começam a frequentar uma academia, os clientes têm um um objetivo pessoal. Melhorar o condicionamento físico, ser mais saudável, mudar o aspecto corporal, emagrecer, etc. Porém, é comum que a motivação e o ânimo inicial acabem rapidamente.
Algo que pode estimulá-los é a companhia dos colegas e os relacionamentos que encontram na academia. As aulas coletivas, por exemplo, dão aos alunos a oportunidade de fazer novas amizades e conhecer outras pessoas.
Saber trabalhar bem as sazonalidades naturais que ocorrem durante o ano é fundamental para manter a academia sempre cheia.
De que forma? Criando, por exemplo, promoções e planos no verão (alta temporada) com os vencimentos programados para depois do inverno (baixa temporada). Nas épocas menos frequentadas também pode ser oferecido algum desconto especial para incentivar alunos novos.
Use uma tabela de sazonalidade para você se antecipar aos momentos de menor movimento. Você saberá exatamente quando precisará começar a agir, assim como o que deverá ser feito durante todo o período.
A fidelização é uma importante arma do comércio para garantir boas vendas. Até mesmo em períodos mais difíceis, como a sazonalidade em academias. Essa estratégia foi criada pelo mercado para atrair, cativar e, por fim, manter seus clientes.
Você pode investir nessa ideia de forma bem simples. Uma delas é oferecendo descontos em serviços depois de X mensalidades pagas da academia, por exemplo. Ou pode ir além, dando a opção ao aluno de se matricular por 1 ano para ganhar o selo de cliente fiel, tendo alguns serviços da academia gratuitos para ele.
Lembre-se de que, atualmente, as redes sociais são um ambiente perfeito para fazer propaganda da sua academia. Através dela, você pode gerar compartilhamentos e engajamento por parte de clientes e potenciais clientes. Além de fotos, vídeos e conteúdo qualificado para quem ainda não conhece o espaço.
Tenha perfis nas redes sociais que façam interação com a comunidade, sempre publicando conteúdos interessantes e criativos. Afinal, quem não é visto não é lembrado!
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