Marketing Sensorial para Academias: o que é e como aplicar no seu negócio
Em um mercado cada vez mais exigente, provocar boas sensações nos clientes é obrigatório para se manter no mercado e reter a clientela.
Mas você sabe do que se trata o Marketing sensorial para academias? Ele se refere às principais técnicas para criar um melhor ambiente para clientes através do estímulo dos 5 sentidos.
Não há como negar que toda academia precisa ter um ambiente acolhedor, convidativo e agradável para atender aos alunos. O que poucos sabem é como usar essas técnicas para que os alunos tenham, de fato, uma experiência diferenciada.
Em tempos de alta competitividade, o bem-estar proporcionado pelo ambiente é mais que essencial e vai bem além da arquitetura. Ele passa pelos móveis escolhidos no projeto de interiores, pelas sensações olfativas, escolha do som ambiente e muito mais.
A seguir, você descobrirá como envolver seu cliente nos seus 5 sentidos utilizando o Marketing sensorial para academias. São dicas simples, porém eficazes na arte de envolver o público e fazê-lo literalmente “sentir” o que a academia lhe propõe.
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Tenha uma boa leitura!
Marketing sensorial para academias
Sabe quando você entra em um recinto e, imediatamente, se sente bem e acolhido? Ao entrar em um restaurante, o cheiro é tão bom que faz salivar e desperta uma fome súbita? E quando você está em uma loja com uma música ambiente que parece te estimular de alguma forma?
Estamos falando do marketing sensorial, um conjunto de ações que visa promover uma boa experiência aos clientes, explorando seus sentidos. Essa é uma estratégia amplamente utilizada pelos estabelecimentos para cativar e aumentar a visibilidade.
Desta maneira, lojistas e empresários conseguem proporcionar uma experiência de consumo mais marcante. O cliente não se dá conta, mas ao consumir nestes recintos, encontra-se com seus sentidos 100% envolvidos.
A prática, cada vez mais difundida no Brasil, é uma ótima alternativa para potencializar o posicionamento da sua empresa. Mas e o marketing sensorial para academias? Que sensações o gestor de um negócio fitness precisa proporcionar aos seus clientes? Será que o Marketing sensorial funciona nesses casos?
Sim, com certeza! Se trabalhados da forma mais apropriada, olfato, tato, audição, paladar e visão serão aliados para captar clientes e fortalecê-los. Afinal, as academias têm a missão de motivar seus alunos. E motivação fala diretamente com o lado psicológico.
A boa notícia? Não é preciso fazer altos investimentos para usar o Marketing Sensorial a favor do seu negócio. A seguir, vamos enumerar alguns exemplos de ações simples de marketing sensorial para academias. Tome nota e use-os na sua estratégia de captação e fidelização dos seus clientes!
- Audição: Você muito provavelmente já entrou em alguma loja em que estava tocando música, não é mesmo? É possível criar uma identidade auditiva através de uma música ambiente que tenha a cara do seu público. Em academias não poderia ser diferente, e uma seleção atual e bem planejada das músicas fará toda a diferença. Aposte em ritmos mais acelerados para ambientes em que exigem um esforço físico maior. A batida mais rápida cria uma sensação de urgência e faz com que os clientes se movimentem mais depressa. Já em atividades mais relaxantes como ioga, pilates e alongamento, o ideal é utilizar músicas calmas para criar um ambiente mais relaxante. Não deixe essa escolha a mercê dos professores ou responsáveis pelo turno, mas despenda tempo para estudar qual a melhor aplicação para a sua situação.
- Visão: Em quase toda estratégia de marketing, este é o sentido mais explorado. Em qualquer estabelecimento, todos os estímulos visuais devem ser pensados para incentivar a venda. Na sua academia, ele pode ser usado para criar um ambiente melhor para seus alunos. Tenha em mente que até as cores influenciam no marketing sensorial. Para saber quais usar, defina que conceito você quer passar e quem é o seu público. Quem está na academia precisa de algo para motivar. Tons quentes como vermelho, amarelo e laranja são boas opções para impulsionar os alunos. Outra maneira de estimulá-los é através de painéis eletrônicos informativos em áreas de circulação. Neste painel, pode-se expor informações sobre suplementos, tipos de exercícios, modelos de roupa para academias e outras informações pertinentes.
- Tato: Está intimamente conectado à sensação de conforto. Nesse sentido, a melhor forma de atrair clientes por meio do tato é tornando seu ponto de venda super confortável. Adote materiais confortáveis nos pontos de contato dos aparelhos, escolha assentos ergonômicos e tecidos de toque macio. Outra maneira de cuidar do aspecto tato é nas texturas de cartões de visitas ou na escolha do piso para academia.
- Olfato: Menos valorizado do que deveria, o olfato é normalmente explorado pelo ramo alimentício. Entretanto, é super indicado usar e abusar dos aromas para deixar seu ponto de venda muito mais atraente. Vale ter um cuidado especial em ambientes de treino: como serão muitos alunos transpirando, o odor pode se tornar desagradável. Assim, mantenha o espaço sempre limpo e evite aromas fortes para não carregar demais o ambiente. Atenção também aos banheiros e vestiários, que demandam uma atenção maior principalmente nos horários de pico.
- Paladar: Não é apenas o setor alimentício que pode usufruir desta tática nos seus estabelecimentos. Como estimular o paladar na sua academia? Todo aluno precisa de um reforço para seus exercícios. Então nada mais justo que oferecer amostras de suplementos, chás e é claro, água, o essencial para manter a academia em alta. Academias com cantina precisam dispor de alimentos sempre frescos e nutritivos. E assim, proporcionar mais uma experiência prazerosa ao aluno.
Viu só como não é necessário fazer nenhum investimento pesado para aplicar o Marketing Sensorial para academias? Explorando devidamente os sentidos do seu público-alvo, sua marca ganha um lugar especial no coração do seu cliente. Em um mercado cada vez mais exigente, boas sensações se tornam um ponto positivo e motivo para recomendá-lo a novos clientes.
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