piso para parquinho infantil

Piso para parquinho infantil: a importância de escolher o piso correto

 

A diversão é fundamental para o desenvolvimento das crianças, para tranquilizá-las e torná-las mais felizes. Visando isso, brincadeira é coisa séria. Os famosos playgrounds presentes em edifícios residenciais, shoppings, restaurantes e parques de diversões, precisam ser seguros o suficiente para que a brincadeira não se torne um pesadelo.O piso para parquinho infantil é um dos elementos mais importantes para garantir isso.

Na hora de construir ou de reformar o revestimento do piso do playground, os responsáveis precisam pensar na segurança em primeiro lugar, como a resistência do piso, durabilidade, praticidade para limpeza etc.

Por serem crianças, a brincadeira tende a ser com maior impacto, o que demanda um piso com boa absorção de impacto para não machucar os pequenos e para que o próprio material não estrague tão rapidamente. O uso constante também demanda um determinado tipo de piso para parquinho infantil, para uma maior durabilidade.

Visando esse, entre outros requisitos, separamos algumas dicas para escolher o piso mais correto para o playground. Confira:

O que levar em consideração?

Na hora de escolher o piso, alguns fatores são cruciais, por ser um ambiente de movimento extremo, em que crianças pulam, correm, se jogam no chão e caem. Sem contar com a presença constante de adultos para cuidar dos pequenos, esse piso precisa atender à norma ABNT para playgrounds (NBR 16.071/2012) no que diz respeito a absorção de impacto do piso para parquinho infantil.

Além disso, a absorção de calor no piso, também deve ser levada em consideração. Uma vez que, a maioria dos playgrounds estarão expostos ao sol em alguns momentos do dia, o que pode superaquecer o piso e queimar a pele das crianças no contato.

O material do piso também deve ser observado para que não haja substâncias tóxicas, ou com odores capazes de provocar reações alérgicas nos pequenos.

Pisos para parquinho infantil mais indicados

Os pisos para parquinho infantil compostos por grama natural são muito usados nesses ambientes. É considerada uma das melhores opções no quesito absorção de impacto, porém, como estarão em ambientes externos na maior parte dos casos, a manutenção será mais necessária devido à chuva e ao desgaste natural com o uso.

No caso da água da chuva, é necessária a instalação de uma drenagem eficaz para que o playground possa ser utilizado sempre. Evitando as poças de água acumuladas e o rápido desgaste do composto.

A grama sintética também é uma opção por ser facilmente adaptável a estrutura do playground. Possui versões mais finas e mais densas. Apesar de também ter uma boa absorção de impacto, esse tipo de grama não oferece um conforto térmico, sendo recomendada apenas para playgrounds instalados em ambientes fechados ou com sombra constante.

Piso emborrachado

Podemos considerar essa, como uma das melhores opções. Sua fácil mobilidade garante fácil adaptação no local, suporta fortes impactos, não desgasta tão facilmente e não tende a esquentar demais.

Além disso, é de fácil manutenção e limpeza, e garante maior segurança para os pequenos por ter opções antiderrapantes.

Está em busca de pisos para parquinho infantil ou academias? Solicite um orçamento conosco.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR