parquinho de escola

Parquinho de escola: sua importância para o desenvolvimento das crianças

 

Os parquinhos infantis são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Mais do que um passatempo divertido, o parquinho de escola também ajuda na coordenação motora, na socialização da criança e na percepção do mundo que tem à sua volta.

Nesse texto, falaremos mais detalhadamente sobre a importância do parquinho de escola e algumas dicas de segurança para que seu filho possa brincar com tranquilidade e aproveitar o máximo de cada experiência!

Parquinhos de escola e o desenvolvimento da criança

O parquinho de escola faz parte da infância da maioria das crianças. Espaços com gangorras, balanços, amarelinhas, escorregadores, escaladores e outros brinquedos que permitem aos pequenos muita diversão, boas risadas e momentos prazerosos junto aos coleguinhas da escola.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que o parquinho também auxilia no desenvolvimento psíquico, motor e social da criança.

Ao brincar no parquinho da escola, a criança faz uma série de exercícios musculares enquanto corre, sobe escadas, faz força para pular e interagir com os brinquedos.

A criança também é estimulada em sua coordenação motora, pois brinquedos como o balanço, por exemplo, exigem que a criança controle a força do corpo a fim de conseguir movimentar o brinquedo sem colocar os pés no chão.

Sob a perspectiva social e psicológica, as crianças também podem aproveitar ao máximo a experiência de brincar nos parquinhos de escola. A interação com outras crianças ensina-as a se comunicar e fazer amizades.

O revezamento de brinquedos ensina os pequenos a respeitarem os demais e compartilharem instalações de uso comum. São ganhos em todos os contextos!

Segurança nos parquinhos de escola

A maioria das escolas possui parquinhos em que as crianças podem brincar, se divertir e aprender. Porém, a segurança deve ser sempre uma prioridade dentro destes espaços e em seus arredores.

Antigamente, os brinquedos possuíam pouca segurança, além de usar materiais com quinas vivas e outras partes que poderiam machucar uma criança, seja nas quedas ou ao prensar partes do corpo dos pequenos.

Em relação a isso, as empresas que fabricam estes brinquedos tomam cada vez mais precauções para construir produtos que permitam às crianças se divertir de maneira segura. Porém, o piso do parquinho de escola também precisa receber um cuidado especial.

Vantagens do piso emborrachado para o playground

O piso emborrachado é imprescindível para tornar o parquinho de escola um ambiente mais seguro. A superfície de borracha deste assoalho aumenta a aderência dos calçados ao solo, impedindo que as crianças escorreguem e diminuindo o risco de entorses nos pés.

Além disso, caso uma criança venha a cair, o piso emborrachado absorve o impacto de maneira mais eficiente, reduzindo os riscos de uma eventual lesão por impacto do corpo com o chão.

Pisos emborrachados também possuem uma ótima aparência, e ajudam a tornar o ambiente mais agradável, além de serem ótimos para absorver vibrações acústicas, diminuindo o barulho causado pelos passos das crianças que correm e pulam o tempo todo.

Se você quer mais segurança no piso de seu parquinho ou playground, solicite um orçamento e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp chat FALE COM UM CONSULTOR