Entenda de que maneira os jogos educativos podem influenciar no desenvolvimento das crianças da sua instituição
Através das brincadeiras as crianças aprendem fundamentos importantes para a formação como indivíduos, cidadãos e até mesmo como se comportar no ambiente familiar.
Hábitos de higiene, de alimentação, de descanso, de relacionamento social, de amizade. Todos estes segmentos podem ser apresentados aos pequenos em forma lúdica.
Por isso, o ensino às crianças de 0 a 5 anos nas creches, em grande parte, faz uso de atividades relacionadas a jogos educativos. Apresentando a elas as primeiras lições escolares e preparando-as para o futuro na sociedade.
Nesse blog post, você vai descobrir como beneficiar ainda mais seus alunos através dos Jogos Educativos e Pedagógicos nas creches e conhecer um pouco mais sobre a experiência que educadores, pedagogos e professores têm com a utilização destes recursos.
Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.
Boa leitura!
Há muito tempo, as creches e as escolas focadas no ensino infantil fazem muito mais do que apenas cumprir um papel de assistência aos pais que precisam trabalhar e deixar suas crianças sob seus cuidados durante o horário de expediente.
Isso se deve ao simples fato de estarmos nos referindo a um momento crucial no desenvolvimento infantil. No período de 0 a 5 anos, as crianças já podem iniciar o contato com a sua língua materna. Aprendendo a ler e escrever, dentro de sua capacidade de aprendizado, é claro.
Nesse contexto, as instituições de ensino têm buscado cada vez mais aperfeiçoar o seu ensino. Passaram a utilizar poderosos aliados no processo de educação das crianças. Um desses aliados são os jogos educativos.
Afinal, a criança começa o aprendizado da vida dela através de jogos e dinâmicas. Por causa de sua imaginação e criatividade pulsantes, é necessário um mecanismo interessante, dinâmico, rápido, vivo. Que possa esgotar a sua energia. Por isso, os jogos educativos e pedagógicos respondem bem ao interesse dela.
Com eles, as crianças podem se familiarizar com as palavras, com os números e com pequenas operações matemáticas, conhecer as medidas, ver as horas. Tudo isso lançando mão de jogos simples que facilitam o aprendizado de maneira divertida e interessante para os pequenos.
Através dos jogos, a criança aprende a se expressar, a se interessar e a se portar coletivamente. A criatividade aliada aos jogos também faz com que a criança aprenda a externar aquilo que pensa. Fazendo com que professores e recreadores possam ajustá-las dentro do processo de aprendizado.
As atividades lúdicas despertam o interesse da criança. O ato de brincar deixa a criança feliz e estimulada a frequentar o ambiente da creche diariamente.
Vamos, então, conhecer alguns desses pequenos e poderosos aliados para o Ensino Infantil?
Em salas de aula numerosas, recomenda-se cuidado na hora de implantar tais atividades para que os alunos não se dispersem. Especialistas recomendam equilibrar a parte teórica com a prática, tomando cuidado para explicar o jogo através do conteúdo da matéria.
Para o momento de preparar a aula, os professores também precisam organizar o ambiente e adaptar cada jogo à classe. Planeje antes para evitar tumultos.
A importância da ludicidade no processo da educação infantil é fundamental para despertar o interesse no aprendizado por parte da criança. Esta ferramenta só contribui para o desenvolvimento e formação dos pequenos.
Em todas as idades, existe o gosto pelo aprendizado em forma lúdica. Porém, na criança este gosto é praticamente fundamental para o começo da absorção do conhecimento em todos os seus segmentos.
Se você é gestor de uma instituição de educação e ainda não fez largo uso deste tipo de ferramenta na educação infantil, procure o quanto antes se informar sobre o uso tanto dos métodos mais recomendados para os jogos educativos, como também conheça as melhores maneiras de usar a tecnologia no processo de ensino infantil.
Estes recursos, além de tornarem o aprendizado da criança mais efetivo, poderão ajudar os professores e educadores a experimentar uma nova forma de ensino. Muito mais rápida, dinâmica e atualizada, caminhando junto com os novos rumos da Educação.
Deixe um comentário!
0 Comentários