Quem é gestor de academia sabe bem da importância de se estar a par de cada área do seu negócio. Porém, cada uma delas envolve diversas particularidades que nem sempre são contempladas ao longo da formação de um administrador.
Daí a importância de se buscar conhecimento em cursos, artigos e literaturas especializadas. Materiais que forneçam dados e insights para a gestão mais eficiente de todos os setores da academia.
Note que dentro deste universo, estão inclusas a gestão de pessoas, gestão financeira, gestão do marketing, gestão de processos, e tantos outros aspectos que não podem ser deixados de lado em uma boa administração.
Mesmo que com a ajuda de especialistas e a terceirização de alguns serviços, como por exemplo o gerenciamento financeiro ficando a cargo de um escritório contábil, é sempre válido adquirir conhecimento por conta própria.
Pensando nisso, listamos neste post 10 livros de gestão de academias que vão fazer a diferença enriquecer seu repertório e manter seu negócio administrativa e financeiramente sustentável.
Se tiver dúvidas ou sugestões, não hesite em deixá-las nos comentários abaixo. Boa leitura!
Se você é proprietário de uma academia, certamente está sempre em busca de soluções capazes de otimizar os processos, melhorar o serviços oferecidos, captar novos clientes e, assim, mantê-la rentável, competitiva e em constante expansão.
De fato, esta não é uma tarefa simples, já que engloba diferentes setores que são de igual importância para o bom funcionamento da academia. Neste contexto, procurar por conhecimento é o mínimo que um gestor de academia precisa fazer se quiser administrar bem o seu negócio.
Obviamente, isso não significa que o administrador precisará lidar diretamente com todas as áreas da academia. Entretanto, o mesmo pode continuamente buscar insights que vão ajudá-lo a desenvolver estratégias de gestão mais certeiras para seu empreendimento
Com este propósito, hoje existem diversos livros escritos especificamente para auxiliar os administradores de academia a melhorarem os processos e serviços da empresa. São leituras que ajudam no desenvolvimento do empresário enquanto gestor, e contribuem para que ele realize a cada dia mais uma eficiente gestão da academia.
Confira a seguir a nossa seleção com os 10 livros livros de gestão de academias que vão ajudar a melhorar sua administração:
Esta obra traz dicas para que o líder mantenha os seus clientes e tenha sucesso nesse mercado. Mostra como a liderança bem-exercida é capaz de fazer sua equipe realizar tarefas inicialmente classificadas como impossíveis. Experiente no campo de estratégias de gestão e liderança, o autor também mostra de que forma o psicológico saudável pode ser a chave de sucesso para o seu empreendimento.
A partir da ideia de que a “era do conhecimento” é um tempo onde não bastam as máquinas e tecnologias para que uma academia tenha sucesso, o consultor empresarial Jorge Gonçalves mostra como as academias podem se tornar locais mais aprimorados. Ele defende que a diferença está na qualidade do atendimento com foco na satisfação dos frequentadores da academia, e ensina como tornar a experiência dentro da academia mais valiosa tanto para colaboradores quanto para clientes.
Saba é um professor e especialista em gestão de academias. Pimenta é um experiente administrador de empresas. Juntos, os autores reúnem dicas infalíveis para que uma academia consiga aumentar a venda e retenção. O livro lista 83 dicas para Academias e Clubes Esportivos que ajudarão a tornar o negócio mais lucrativo e mais popular. Tornou-se uma leitura essencial para proprietários, gestores, gerentes, coordenadores e profissionais que atuam em academias e clubes esportivos.
Quem deseja saber como melhorar a gestão estratégica de uma academia precisa ler esta obra. Ela dispõe de importantes conceitos de marketing e gestão capazes de transformar a vida financeira de um negócio de bem-estar. Porter é um dos maiores nomes quando o assunto é estratégia e competitividade. Razão pela qual Magretta compila seus principais conceitos sobre marketing e gestão estratégica para negócios. Você entenderá que “A competição concentra-se em satisfazer necessidades dos clientes, e não em destruir os concorrentes”.
De linguagem simples e acessível, o livro traz diversas dicas, informações e estratégias para gestores de academia. Além gerar insights para solucionar problemas comuns do dia-a-dia. Com o objetivo de oferecer os instrumentos mais inovadores, esse livro é indicado para os empreendedores de academias. O objetivo principal é ajudá-los a conquistar novos clientes por meio de técnicas de vendas e atendimento especiais.
A obra oferece basicamente um guia para aumentar vendas desde o processo de captura de visitantes até sua concretização. Ensina também a converter visitantes em alunos, e a vender mais utilizando métodos e práticas adotadas por empresas desde no Vale do Silício, que é lar de empresas inovadoras como Apple, por exemplo.
Mais conhecida como PNL, a Programação Neurolinguística é um conjunto de sistemas de conhecimento. Sistemas como linguagem, psicologia e estudos comportamentais que podem ajudar pessoas a se desenvolverem nas atividades que realizam. Muito utilizado em treinamento e capacitação de equipes, entendê-lo é uma excelente forma melhorar a sua capacitação como Gestor. Além disso, também desenvolve colaboradores da sua academia, trazendo ainda mais a eficácia para seu empreendimento.
Peter Drucker é um dos mais renomados autores da Administração. Ele analisa de forma histórica como o capitalismo se desenvolveu na sociedade que antes tinha como alicerce o capital, terra e o trabalho. Como isto se aplica em sua academia? Pense, por exemplo, em quais são os impactos que sua academia causa nas pessoas que trabalham nela, seus alunos, bairro, cidade, país e em toda a sociedade? O autor propõe, assim a mudança de paradigmas que nos levam a criar novas mentalidades e realidades econômicas e sociais.
Quem quer se destacar no mercado fitness, precisa investir em atendimento. Nesse livro, você aprende como desenvolvê-lo no dia a dia. A obra também traz respostas para os questionamentos dos administradores e gestores de academias e de centros esportivos no que se refere à excelência profissional, ao relacionamento interpessoal e às estratégias bem elaboradas para gerenciar o atendimento.
Todo negócio precisa de marketing – com as academias, isso não poderia ser diferente. Por isso, ler esse livro, escrito por um dos mestres na área, é fundamental para o sucesso da sua gestão de marketing. São 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, trazendo novas abordagens e informações que abrangem os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual.
Esperamos que tenham gostado das nossa indicações e desejamos uma excelente leitura!
Deixe um comentário!
0 Comentários